giovedì 31 gennaio 2013

prova de filosofia geral 34

01- O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
A) moral.
B) político.
  C) cosmológico.
D) educacional.
E) religioso.

02- Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal.
Deu-se assim, entre eles, o:
A) naturalismo.
  B) relativismo.

C) ceticismo filosófico.
D) cientificismo.
E) racionalismo.

03- A Escola de Atenas, pintura renascentista de Rafael de Sanzio, retrata um dos maiores conflitos filosóficos de todas as épocas. No meio da tela estão Platão, apontando para cima, e Aristóteles, com a mão espalmada para baixo.Aobra indica o conflito entre:
A) o céu e o inferno.
B) o divino e o mundano.
C) o intangível e o tangível.
D) a virtude (no alto) e o vício (no chão).
  E) o conhecimento inteligível e o sensível.

04- Assim como os primeiros padres da Igreja, Santo Agostinho é herdeiro da filosofia de Platão, a qual buscou adaptar à fé cristã. É correto afirmar que para o bispo de Hipona:
A) a razão (logos) inspiradora dos filósofos pagãos não fora a mesma que se revelouemCristo.
  B) a sabedoria perfeita e acabada só se daria através da revelação divina.

C) a fé não deve preceder a razão, embora essa seja inútil sem aquela.
D) a verdade é extrínseca ao homem, que possui uma natureza corrompida.
E) as ideias existem num mundo à parte da mente divina.

05- É o conhecimento confirmado pela prova dos sentidos. Vendo, ouvindo, cheirando, sentindo e provando, formamos nossa concepção do mundo que nos cerca. Portanto, o conhecimento compõe-se de idéias formadas de acordo com os fatos observados ou captados pelos sentidos. (George Kneller)
A concepção acima é do conhecimento:
A. Revelado.
B. Intuitivo.
C. Racional.
   D. Empírico.
E. Autoritário.

06. "Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do arché ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas."
Relacione o filósofo a sua explicação para o "arché", ou seja, a origem e enumere os parênteses.
1. Tales
2. Anaxímenes
3. Anaximandro
4. Heráclito
5. Parmênides
( ) A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido).
( ) Tudo muda, tudo flui. A origem reside num constante "devir".
( ) A origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.
( )A origem é a água.
( )A origem é o ar.
A sequência CORRETA é:
  A. 3, 4, 5, 1, 2.
B. 4, 3, 5, 2, 1.
C. 3, 2, 1, 5, 4.
D. 4, 1, 3, 5, 2.
E. 1, 3, 4, 5, 2.


07-  No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein trata, dentre outros assuntos, da relação entre o mundo e a linguagem.
Assinale a alternativa que reflete essa relação.
a. ( ) Posso afirmar o que o mundo é.
b. ( ) O mundo é a totalidade das coisas, não dos fatos.
c. ( ) Dizer algo do mundo é mostrar algo no mundo.
   d. ( X ) Posso descrever o mundo dentro dos limites da minha linguagem, e esta por sua vez é limitada pelo mundo.
e. ( ) Na linguagem, a significação de uma expressão qualquer sobre o mundo deve repousar na verdade.

08- . Com o _______________ cultural e científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo.
Assinale a opção que preenche a lacuna do texto acima CORRETAMENTE.
A. Iluminismo.
B. Positivismo.
C. Determinismo.
D. Helenismo.
   E. Renascimento. 

09- Para lidar com o tratamento dos valores no pensamento de Nietzsche, o conceito da "morte de Deus" é essencial.
Assinale a alternativa que reflete esse conceito.
a. ( ) A morte de Deus desvaloriza o mundo.
b. ( ) A morte de Deus gera necessariamente o super-homem.
    c. ( X ) A morte de Deus implica a perda das sanções sobrenaturais dos valores.
d. ( ) A morte de Deus exige o retorno a Apolo e a Dionísio.
e. ( ) A morte de Deus impossibilita a superação dos valores hoje aceitos.

10- Sobre o racionalismo cartesiano, é incorreto afirmar:
a. ( ) A verdade deve ser afirmada pela razão.
   b. ( X ) A razão não pode provar a existência de Deus.
c. ( ) É possível duvidar da existência de tudo, menos do sujeito que pensa.
d. ( ) A razão é capaz de fornecer a natureza e as origens do conhecimento.
e. ( ) O costume não é uma fonte adequada para fundamentar o conhecimento.  

11- A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que

A) a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
  B) os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
C) o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo
participativo, cabe a todos na cidade.
D) a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
E) n.d.a.

12 - Pitágoras, filósofo antigo, pertenceu ao período da Filosofia grega denominado período 
(A) pré-socrático ou antropológico. 
(B) helenístico ou greco-romano. 
(C) socrático ou antropológico. 
(D) sistemático. 
   (E) pré-socrático ou cosmológico. 

13-  Leia o texto a seguir. 
O filósofo X afirmava que somente o devir ou a mudança é real. O dia se torna noite, o inverno se torna primavera, esta se torna verão, o úmido seca, o seco umedece, o frio esquenta, o quente esfria, o grande diminui, o pequeno cresce, o doente ganha saúde, a treva se faz luz, esta se transforma naquela, a vida cede lugar à morte, esta dá origem àquela. 
O mundo, dizia o filósofo X, é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo. Nossa experiência sensorial percebe o mundo como se tudo fosse estável e permanente, mas o pensamento sabe que nada permanece, tudo se torna contrário de si mesmo. O logos é a mudança e a contradição. 
(Chauí, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2001) 
O pensador X de que trata o texto é 
(A) Platão. 
(B) Aristóteles. 
(C) Parmênides. 
   (D) Heráclito. 
(E) Sócrates. 

14- O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada 
(A) Empirismo. 
(B) Liberalismo. 
   (C) Racionalismo. 
(D) Existencialismo. 
(E) Estruturalismo. 

15- Uma situação de aprendizagem do Ensino Médio pretende desenvolver no aluno as competências e habilidades relacionadas à reflexão e à práxis da alteridade. Entende-se que, ao compreender o aspecto simbólico do homem, o aluno terá a oportunidade de reforçar seu compromisso de cidadania e respeito à diferença. 
Assinale a alternativa que corresponde ao pensador, autor do livro A filosofia das formas simbólicas, cuja abordagem é adequada ao desenvolvimento dessas competências e habilidades, em conformidade com a Proposta Curricular. 
(A) Aristóteles. 
(B) David Hume. 
(C) Platão. 
(D) Descartes. 
  (E) Ernest Cassirer. 

16- É preciso assumir uma postura de distanciamento ou afastamento diante de seu modo de pensar, agir e sentir. Ela está ligada ao estranhamento. É tentar se colocar no lugar do outro e compreender como ele pensa. Ter essa atitude não significa deixar de ser quem é, mas aceitar o outro na sua diferença. 
O texto apresenta a caracterização de 
   (A) Relativismo Cultural. 
(B) Etnocentrismo. 
(C) Massificação. 
(D) Determinismo. 
(E) Dominação. 

17- Leia as afirmações a seguir. 
I. Tudo tem uma causa. Tudo que foi causado pode causar outras coisas. Deve haver algo que causa as coisas, mas não foi causado por ninguém. Deus é a causa não causada. 
II. Cada ser precisa de algum outro pra existir; este ser é chamado de possível. Mas há um ser que não precisa de ninguém para existir; a ele damos o nome de ser necessário. Esse ser necessário é Deus. 
III. Deus é o ser que nós não conseguimos pensar nada maior; por isso ele não pode ser apenas uma ideia; ele é uma realidade. 
As afirmações, na tentativa de provar racionalmente a existência de Deus, pertencem, respectivamente, aos filósofos 
(A) Platão, Aristóteles e Plotino. 
(B) Aristóteles, Sócrates e São Tomás de Aquino. 
(C) Plotino, Aristóteles e Sócrates. 
   (D) Aristóteles, São Tomás de Aquino e Santo Anselmo. 
(E) Santo Anselmo, Aristóteles e São Tomás de Aquino. 

18 - Assinale a alternativa correta. 
(A) O retorno da Filosofia ao Ensino Médio está relacionado ao significado e aos objetivos sociais e culturais da educação, que percebem a formação como transmissão e aquisição de conteúdos de modo mecânico e inconsciente. 
   (B) A Filosofia no Ensino Médio, quando ultrapassa o nível de transmissão e aquisição de conteúdos, busca entender a educação tendo em vista suas características políticas e existenciais. 
(C) A Filosofia no Ensino Médio reflete, inconscientemente, sobre as representações simbólicas, viabilizando as relações histórico-sociais. 
(D) O Ensino de Filosofia tem como preocupação privilegiada preparar os alunos para o vestibular, já que a disciplina começa a ter mais espaço ao ser uma disciplina exigida nas provas de vestibular. 
(E) O Ensino de Filosofia tem como intenção privilegiada aumentar a autoestima dos alunos, resolvendo conflitos pessoais em sala de aula. 

19- A partir de seus conhecimentos  é correto afirmar que 
   (A) conhecer é ter acesso aos diversos conhecimentos de forma significativa. 
(B) o conhecimento útil corresponde a um saber prático e restrito, à habilidade para desenvolver certas tarefas. 
(C) filosofia é um conjunto sem sentido de opiniões, um sem-número de sistemas desconexos a serem guardados na cabeça do aluno que acabe por desencorajá-lo de ter ideias próprias. 
(D) o objetivo da disciplina Filosofia é o de apenas propiciar ao aluno um enriquecimento intelectual. 
(E) a formação corresponde à oferta e assimilação de certos conhecimentos. 

20- De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, no que tange à caracterização das competências e habilidades da Filosofia, a pergunta que se faz, portanto, é: de que capacidades se está falando quando se trata de ensinar Filosofia no Ensino Médio? 
(A) Capacidade de resolução dos problemas práticos. 
(B) Capacidade que envolva a compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos. 
(C) Capacidade de desenvolver a espiritualidade e o trabalho individual. 
  (D) Criatividade, curiosidade e capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema. 
(E) Disposição para fazer e não aceitar críticas. 


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