martedì 15 gennaio 2013

Prova de Filosofia 15/01/2013

Questões inteligentes:

01- Em sua busca à questão acerca de como se pode adquirir um conhecimento seguro do mundo, Descartes procura estabelecer um método universal, um método aplicável a todas as ciências. Fundamentado no rigor matemático, Descartes elabora seu método, composto de quatro regras, a saber:
I. Evidência, na qual busca acolher como verdadeiro apenas o que se apresenta de forma absolutamente clara e que não se possa duvidar.
II. Análise, a qual em presença de dificuldades de conhecimento preconiza um julgamento das evidências de forma global e indissolúvel, no intuito de elucidar os problemas.
III. Síntese, que consiste em conduzir os pensamentos por ordem, do mais simples aos mais complexos.
IV. Enumeração, que significa proceder tantas revisões quanto necessárias para considerar todos os elementos.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas os itens I e III.
b) Apenas os itens II e IV.
c) Apenas o item II.
   d) Apenas os itens I, III e IV.
e) Todos os itens.

02- egundo Kant, o Imperativo Categórico pode ser definido como o imperativo que:
   a) Sem se basear como condição, em qualquer outra intenção a atingir por um determinado comportamento, ordena imediatamente esse comportamento.
b) Representa a necessidade prática de uma ação possível como meio de alcançar qualquer outra coisa que seja possível que se queira.
c) Representa a necessidade prática da ação como meio de fomentar a felicidade.
d) Ordena que as ações humanas tenham conteúdo moral, ou seja, que os homens sempre devam agir conforme ao dever.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

03- O filósofo pré-socrático, Parmênides de Eléia, afirmava que "o ser é e o não- ser não é ". Por essa afirmação, ele foi considerado pelos filósofos posteriores como: 
a) o pai do ceticismo. 
   b) o fundador da Metafísica. 
c) o fundador da sofística.
d) o iniciador do método dialético.
e) o filósofo do absurdo.

04- Que livro de 1625 inaugura o direito internacional? 
a) O Leviathan, de Thomas Hobbes
b) Elementorum jurisprudentiae universalis libri duo, de Puferdorf
c) O contrato Social de Rousseau
  d) O direito de guerra e paz, de Grotius
e) Tratado sobre os dois governos, de Locke 

05- Qual destes filósofos é o Bispo de Hipona? 
a) Santo Anselmo 
   b) Santo Agostinho 
c) São Tomás de Aquino
d) Pedro Abelardo
e) Santo Ambrósio 

06- Qual é o primeiro escrito filosófico de Nietzsche? 
a) A Gaia Ciência 
   b) O nascimento da tragédia no espírito da música 
b) A filosofia na época trágica dos gregos
c) Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral
d) Para além de bem e mal
e) Quem é Nietzsche? 

07- A palavra Filosofia é resultado da composição em grego de duas outras: philo e sophia. A partir do sentido desta composição e das características históricas que tornaram possível, na Grécia, o uso de tal palavra, pode-se afirmar que 
A) Sólon, mesmo sendo legislador, pode ser incluído na lista dos filósofos, visto que ele era dotado de um saber prático.
B) a palavra, atribuída primeiramente a Parmênides, indica a posse de um saber divino e pleno, tornando os homens verdadeiros deuses.
C) a Filosofia, como quer Aristóteles, é um saber técnico, possibilitando, pela posse ou não de uma habilidade, tornar alguns homens os melhores.
  D) a Filosofia, na definição de Pitágoras, indica que o homem não possui um saber, mas o deseja, procurando a verdade por meio da observação. 
E) a Filosofia, como querPlatão, é um saber técnico, possibilitando, pela posse ou não de uma habilidade, tornar alguns homens os melhores.

08- Obra de Platão cujo tema principal é o ensino da coragem. 
a) A República
b) Mênon
c) Cármides
d) Fédon 
  e) Laques

09- Aonde morreu Erasmo? 
a) Cambrai
b) Guda 
  c) Basiléia 
d) Paris
e) Rotterdã 

10 - A Patrística, filosofia cristã dos primeiros séculos, poderia ser definida como: (UFU 2002) 
   a) retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião.
b) configuração de um novo horizonte filosófico, proposto por Santo Agostinho, inspirado em Platão, de modo a resgatar a importância das coisas sensíveis, da materialidade.
c) adaptação do pensamento aristotélico, conforme os moldes teológicos da época.
d) criação de uma escola filosófica, que visava combater os ataques dos pagãos, rompendo com o dualismo grego. 
e) adaptação do pensamentomaquiavelico, conforme os moldes teológicos da época. 

11- Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: (UFU 2002) 
a) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando leis e normas necessárias para os indivíduos.
b) circunstâncias que nos determinam e nos impedem de fazer escolhas de outro modo.
c) conformação às situações que encontramos no mundo e que nos determinam. 
   d) escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. “Estamos condenados à liberdade”, segundo o autor. 
e) aceitação  às situações que encontramos no mundo e que nos determinam.

12- A origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C. Considera-se que, nessa época, as palavras
filosofia e filósofo não existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de leitura do mundo
diferentes da que existia: a compreensão mítica. Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser
identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na
compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber:

a) Aletheia
  b) Physis
c) Cosmos
d) Uno
e) Sóphos




13- Platão, em A República, sugere que, para o bom governo da cidade, o seu líder deve
ser:
a) O magistrado
  b) O filósofo rei
c) O sábio sofista
d) O rei sábio
e) O sacerdote



14- A noção de imitação pode receber um sentido mais
depreciativo ou mais valorizado. Platão define uma noção de imitação de maneira mais depreciativa. Essa
noção se dá pelo conceito de
a) Aisthesis.
b) Physis.
c) Paideia.
   d) Mimesis.
e) Dike.



15- A Alegoria da Caverna de Platão, além de ser um texto de teoria do conhecimento, é também um texto político. No sentido político, é correto afirmar que Platão sustentava um modelo 
A) monárquico, cujo governo deveria ser exercido por um filósofo e cujo poder deveria ser absoluto, centralizador e hereditário.
B) aristocrático, baseado na riqueza e que representava os interesses dos comerciantes e nobres atenienses, por serem eles os mecenas das artes, das letras e da filosofia. 
C) democrático, baseado, principalmente, na experiência política de governo da época de Péricles.
   D) aristocrático, cujo governo deveria ser confiado aos melhores em inteligência e em conduta ética.
E)parlamentarista, baseado, principalmente, na experiência política de governo da época de Péricles.


16- Filósofo que acolheu Rousseau quando este se encontrava perseguido: 
a) Voltaire
b) Diderot
   c) Hume 
d) Condillac
e) D´Alembert

17- O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi 
A) Platão. 
   B) Aristóteles. 
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides.

18- Quem é a principal figura do Círculo de Viena? 
  a) Moritz Schilick 
b) Karl Popper
c) Friedrich Waissmann
d) Cleferson Cleiton
e) Wittgenstein

19- Sobre a alegoria da caverna de Platão pode-se afirmar que 
A) o filósofo deve ter uma vida exclusivamente contemplativa. 
    B) a educação do filósofo visa também à atividade política. 
C) os sentidos são fundamentais para o conhecimento.
D) qualquer um pode encontrar em si mesmo, pela intuição, a luz para o conhecimento.  
E) o filósofo deve ter uma vida exclusivamente religiosa.  

20- Segundo Hobbes (1588-1679), podemos definir estado de natureza como sendo o lugar onde: (UFU 2002) 
a) todos são bons por natureza, mas a vida em sociedade os corrompe.
b) os homens são bons, “bons selvagens inocentes”, vivendo em estado de felicidade original.
c) todos são proprietários de suas vidas, de seus corpos, de seus trabalhos, portanto, todos são proprietários. 
   d) reina o medo entre os indivíduos, que temem a morte violenta, que vivem isolados e em luta permanente, guerra de todos contra todos. 
e) a vida em sociedade os corrompe, portanto. todos são bons por natureza.

21- Sobre a Filosofia Patrística (séc. I ao séc. VII d. c.), assinale a alternativa INCORRETA. (UFU 2002)  
a) Fé e Razão são irreconciliáveis porque pertencem a domínios distintos, isto é, à Fé convém cuidar apenas da salvação da alma e da vida eterna futura, à Razão convém cuidar apenas das coisas do mundo. 
   b) Fé e Razão são irreconciliáveis porque a Fé é sempre superior à Razão. 
c) Fé e Razão são conciliáveis, mas a Fé deve subordinar a Razão.
d) Fé e Razão são conciliáveis porque Deus, criador perfeito, não introduziu nenhuma discórdia no interior do homem.
e) Fé e Razão são conciliáveis, mas  a Razão deve subordinar a Fé.

22- “O positivista desaprova a idéia de que possam existir problemas significativos fora do campo da ciência empírica ‘positiva’– problemas a serem enfrentados por meio de uma teoria filosófica genuína. O positivista não aprova a idéia de que deva existir uma [...] epistemologia [...].” (POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. Trad. de Leônidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix, 1974. p. 53.)
Com base no texto, é correto afirmar que Karl Popper:(UEL 2004)
 

a) Defende a idéia de que a filosofia é uma ciência.
b) Atribui aos positivistas a tese de que a filosofia é uma ciência.
c) Afirma que as teorias filosóficas devem resolver os problemas científicos. 
d) Descreve a rejeição do positivista à epistemologia. 
e) Desaprova a idéia de que deva existir uma epistemologia.



 

  

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