mercoledì 16 gennaio 2013

Prova de filosofia 16/01/2013

01- De acordo com as Orientações Complementares (PCNs), para o Ensino Médio, escolha a alternativa correta sobre a definição de Filosofia.
(A) A Filosofia pode abandonar a pretensão de razão com que veio ao mundo sem que com isso contradiga sua procura por enxergar para além das aparências.
(B) As Orientações Curriculares não estabelecem uma definição para a indagação, não sendo possível definir o que é Filosofia.
(C) A Filosofia é entendida pelas Orientações Curriculares como uma ciência, objetivando verificações empíricas de pesquisa, voltando-se para a construção de modelos abstratos dos fenômenos analisados.
(D) A Filosofia constitui-se enquanto uma das belas-artes, no sentido poético, já que é uma atividade voltada especificamente para a criação de objetos.
   (E) A Filosofia, segundo as Orientações Curriculares, costuma quebrar a naturalidade com que usamos as palavras, tornando-se reflexão e discurso consciente.



02- Escolha a alternativa que represente a indicação das Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais acerca da origem da noção de cidadania, sendo ela resultado de
    (A) Processos de construções filosóficas.
(B) Construções éticas.
(C) Construções democráticas.
(D) Construções morais.
(E) Construções éticas e morais.

03- . Qual é o principal bem para o epicurismo? 
   a) prazer 
b) ausência de perturbação
c) coragem
d) justiça
e) as quatro virtudes cardeais

04- “O homem é o lobo do homem”. Qual dos filosofoa abaixo é autor de s frase?
     a) Hobbes
b) Rousseau
c) Descartes
d) Maquiavel
e) Kant

05-  A filosofia de Aristóteles representou uma nova interpretação sobre o problema do ser. Nesse sentido, Aristóteles define a ciência como (UFU 2002) 
a) conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento que se fundamenta apenas na compreensão do mundo inteligível porque as idéias, enquanto entidades metafísicas, não mudam. 
    b) conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento pelas causas, capaz de compreender a natureza do devir e superar os enganos da opinião. 
c) conhecimento relativo porque o ser é mobilidade, eterno fluxo e a verdade não pode, portanto, ser absoluta.
d) conhecimento relativo porque a ciência, enquanto produção do homem, é determinada pelo desenvolvimento histórico.
e) conhecimento falso 

06- Marque V, verdadeiro ou F falso. Quem são os Principais  representantes da escola eleática? 
a) (  )  Heráclito
b) (  ) Anáxagoras
c) (  )Anaximandro
d) (  ) Parmênides
e) (  ) Zenão de Eléia
f) (  ) Leucipo

Qual a sequencia correta:
A) V, F, V, F, V, F
   B) F, F, F, V, V, F
C) F, F, V, F, V, F
D) V, F, V, F, F, F
E) V, F, V, F, V, V

07-  O que há de comum entre as teorias dos filósofos contratualistas é que 
  A) eles partem da análise do homem em estado de natureza, isto é, antes de qualquer sociabilidade.
B) no estado de natureza, o homem possui segurança e paz, pois é dono de um poder ilimitado.
C) os interesses egoístas não existem no estado de natureza, pois os homens realizam todos os seus desejos.
D) as disputas evitam a guerra de todos contra todos, pois os homens desfrutam de todas as coisas.
 E) O homem é bom a sociedade o corrompe

08- Analise os iteis abaixo.
I - Santo Agostinho é autor da obra O Ente e a Essência 
II - Pedro Abelardo é o Bispo de Hipona?
III - O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi Aristóteles
IV - Santo Agostinho nasceu em Tagaste   

Marque a sequencia correta.
a) V, V, F, F
   b) F, F, V , V 
C) F, V, F, F
D) V, V, F,V
E) V, V, V, F

09-  A luta de classes para Marx, até hoje, tem sido a história dos homens. Podemos afirmar que o materialismo histórico, para ele, é dialético, porque 
A) é a consciência dos homens que determina o mundo material.
B) a base do conhecimento histórico é a arte do diálogo que permite a compreensão da História.
C) o processo histórico é linear e contínuo. 
   D) o processo histórico é movido por contradições sociais. 
E) a base do mundo material é a superestrutura jurídica e política.

10- Qual das  obras abaixo não é  de Sartre: 
   a) O ente e a essencia 
b) A Náusea
c) A Idade da Razão
d) O ser e o nada
e) O existencialismo é um humanismo 

11- “Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade.” (OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Présocráticos:a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000.p. 24.)
Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos. (UEL 2004)


a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais. 
   b) A discussão crítica das idéias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas. c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela religião. 
d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento. oligarquia.
e) A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas” conflitantes entre si.


12- A relação homem-natureza consome a maior parte das obras de Rousseau, que seguiu uma direção peculiar assentada na crítica ao progresso das ciências e das artes. A este respeito, pode-se afirmar que
I - prevalece, nos escritos de Rousseau, a moral fundada na liberdade, a primazia do sentimento sobre a razão e, principalmente, a teoria da bondade natural do homem.
II - o bom selvagem ou o homem natural é dotado de livre arbítrio e sentido de perfeição, sentimentos esses corrompidos com o surgimento da propriedade privada.
III - o bom selvagem, descrito por Rousseau, possui uma sabedoria mais refinada que o conhecimento científico, o que confirma a completa ignorância da cultura letrada.
IV - Rousseau não defende o retorno do homem à animalidade, ao contrário, é preciso conservar a pureza da consciência natural, isto é, alcançar a verdadeira liberdade.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. (UFU 2002)

a) I, III e IV
b) II, III e IV 
   c) I, II e IV 
d) I, II e III
e) I, IV

13- A Patrística, filosofia cristã dos primeiros séculos, poderia ser definida como: (UFU 2002) 
   a) retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião. 
b) configuração de um novo horizonte filosófico, proposto por Santo Agostinho, inspirado em Platão, de modo a resgatar a importância das coisas sensíveis, da materialidade.
c) adaptação do pensamento aristotélico, conforme os moldes teológicos da época.
d) criação de uma escola filosófica, que visava combater os ataques dos pagãos, rompendo com o dualismo grego. 
 E) adaptação do pensamento eleatico, conforme os moldes teológicos da época.

14- UEL 2003 - A ciência moderna sofreu uma série de transformações em relação à ciência antiga. Assinale a alternativa que apresenta uma das características da ciência moderna resultante dessa transformação. 
a) A submissão do saber ao conhecimento teórico, para o qual é irrelevante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
b) A subordinação da razão humana à fé religiosa, com a defesa da concepção de verdade como revelação.
c) A primazia da análise das qualidades dos corpos em si mesmos, tais como cor, odor, tamanho e peso. 
  d) A valorização do saber experimental, que visa à apropriação, ao controle e à transformação da natureza. 
e) O predomínio da concepção de natureza hierarquizada, segundo uma ordem divina.

15- Analise os iteis abaixo.
I- O aparecimento da filosofia racional no ocidente está intrinsicamente ligado ao modelo socio-político das cidades-estado gregas. 
II- O bem é a ideia suprema para Platão.
III-O principal bem para Epicuro é o prazer.

Estão corretas:
  a) I, II, III 
b) III
c) I, II
d) II
e) I




  
 

Nessun commento:

Posta un commento