domenica 20 gennaio 2013

Prova de filosofia geral 20/01/2013

01- Ao perguntar-se acerca das condições em que vive a filosofia em nosso tempo, Olgaria Matos afirma:
A tendência atual à dissolução do plano político no econômico, o fetichismo do número e a determinação de todas as esferas da vida pelo mercado excluem o pensamento autônomo. Trata-se de interrogar o porquê de o homem renunciar à sua autonomia, lutando pela servidão como se esta fosse a liberdade.
(MATOS, Olgaria. Filosofia e suas discretas esperanças. In: CATANI, Denise, et al. (Org.) Docência, memória, gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 52).
A Servidão Voluntária, segundo La Boétie (1530-1563) citado no texto, existe porque
(A) um povo que obedece o tirano quando vencido e conquistado pela força das armas.
   (B) é responsabilidade do próprio povo, pois aceita o jugo da tirania por conveniência e por temer a liberdade, recusando-se a pensar por si próprio.
(C) os homens são presos como que de um encantamento que os estimula a pensar e desejar a liberdade.
(D) resulta da troca feita pelo homem do seu direito à liberdade pelo ideal de posse.
(E) é aceitável somente quando os governantes forem escolhidos pelo povo.

02-  Observe a seguinte afirmação: “Todo homem é animal”. É correto afirmar que, para Aristóteles, tal assertiva
I - é uma dedução verdadeira, pois parte de uma premissa também verdadeira;
II - é uma proposição verdadeira;
III - relaciona dois termos, sendo ambos, quanto às categorias, substâncias segundas;
IV - é um raciocínio válido.
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as assertivas verdadeiras.(UFU 2003)
 

A) I e IV 
B) I e II
C) II e III 

    D) II e IV
E) I, II, III 

03- Em Platão, podemos dizer que a ética é:
I. Conjunto de regras que se deve impor à natureza humana.
II. Caminho a seguir para vir-a-ser.
III. Vida de acordo com o prazer para alcançar o bem.
IV. Felicidade possibilitada pelo mundo sensível.
V. Contemplação do bem, de acordo com a razão, a verdade e a justiça
Marque a opção correta. (UFMA 2003).
 

a) I e V estão corretas
b) III e IV estão corretas 
    c) II e V estão corretas 
d) I e IV estão corretas
e) I e III estão corretas  

04- “Só é possível pensar e dizer que o ente é, pois o ser é, mas o nada não é; sobre isso, eu te peço, reflita, pois esta via de inquérito é a primeira de que te afasto; depois afasta-te daquela outra, aquela em que erram os mortais desprovidos de saber e com dupla cabeça, pois, no peito, a hesitação dirige um pensamento errante: eles se deixam levar surdos e cegos, perplexos, multidão inepta, para quem ser e não ser é considerado o mesmo e não o mesmo, para quem todo o caminho volta sobre si mesmo”.
Parmênides, Sobre a Natureza, 6, 1-9.
Sobre este trecho do poema de Parmênides, é correto afirmar que
I - só se pode pensar e dizer que o ser é.
II - para os mortais o ser é considerado diferente do não ser.
III - é possível dizer o não ser, embora não se possa pensá-lo.
IV - duas vias de inquérito devem ser afastadas: a do não ser e a dos mortais.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2003)
 

a) II e III
b) II e IV
c) I e III
   d) I e IV 
e) III e IV  

05- “…Princípio dos seres…ele [Anaximandro] disse (que era) o ilimitado…Pois donde a geração é para os seres, é para onde também a corrupção se gera segundo o necessário ; pois concedem eles mesmos justiça e deferência uns aos outros pela injustiça, segundo a ordenação do tempo.”
Pré-Socráticos. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
A partir da análise do texto de Anaximandro, é correto afirmar que a filosofia, em contraposição ao mito, se caracteriza por(UFU 2002)
 

a) conceber o tempo como um passado imemorial sem relação com o presente.
b) os seres divinos concedem, por alianças ou rompimentos, justiça e deferência uns aos outros.
c) o mundo ser explicado por um processo constante e eterno de geração e corrupção, cujo princípio é o ilimitado. 
    d) narrar a origem do mundo por meio de alianças e forças geradoras divinas. 
e)  conceber o tempo como um passado imemorial sem relação com o presente e o futuro

06- “Todo aquele que ama o saber conhece por experiência que, quando a filosofia toma conta de uma alma, vai encontrá-la prisioneira do seu corpo, totalmente grudada a ele. Vê que, impelida a observar os seres, não em si e por si, mas por meio desse seu caráter, paira por isso na mais completa ignorância. Mas mais se dá ainda conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem outra razão de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a colaborar da maneira mais segura, no seu próprio encarceramento”.
Platão, Fédon. Trad. Maria Tereza S. de Azevedo. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a alternativa correta. (UFU 2003)
 

A) A ignorância é fruto da observação do que é em si e por si.
B) A filosofia para Platão é inata, não sendo necessário nenhum esforço de quem a ela se dedica para obtêla. 

   C) A alma encontra-se prisioneira do corpo por desejo do próprio homem. 
D) A alma do filósofo encontra-se desde o início liberta dos entraves do corpo como o demonstram, claramente, a Alegoria da Caverna e o texto acima. 
E) A ignorância é fruto da inexperiencia humana.

07- “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.”
Sobre o silogismo em geral e, sobre este em particular, é correto afirmar que:
I - é um raciocínio indutivo, pois parte de duas premissas verdadeiras e chega a uma conclusão também verdadeira.
II - o termo médio homem liga os extremos e, por isso, não pode estar presente na conclusão.
III - é um raciocínio válido, porque é constituído por proposições verdadeiras, não importando a relação de inclusão (ou de exclusão) estabelecida entre seus termos.
IV - as premissas, desde que uma delas seja universal, devem tornar necessária a conclusão.
Marque a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2002)
 

   a) II e IV 
b) I e II 
c) II e III
d) III e IV
 e) I e IV

08- (UFU - 2001) - O que há de comum entre as teorias dos filósofos contratualistas é que 
A) eles partem da análise do homem em estado de natureza, isto é, antes de qualquer sociabilidade.
B) no estado de natureza, o homem possui segurança e paz, pois é dono de um poder ilimitado. 

C) os interesses egoístas não existem no estado de natureza, pois os homens realizam todos os seus desejos.
D) as disputas evitam a guerra de todos contra todos, pois os homens desfrutam de todas as coisas.
 
E) O homem é o lobo do Homem.

09- (UFU - 2001) - Leia com atenção o fragmento que se segue, extraído de um dos maiores clássicos do pensamento político moderno: "A diminuição do amor à pátria, a ação do interesse particular, a imensidão dos Estados, as conquistas, os abusos do Governo fizeram com que se imaginasse o recurso dos deputados ou representantes do povo nas assembléias da nação. É o que em certos países ousam chamar de Terceiro Estado. Desse modo, o interesse particular das duas ordens é colocado em primeiro e segundo lugares, ficando o interesse público em terceiro."

O autor dessas palavras foi
A) Jean Bodin.
B) Jean-Jacques Rousseau.
C) Francis Bacon.
D) John Locke.
 
E) Maquiavel.

10- Leia o enunciado abaixo. Para completá-lo marque a alternativa correta.
Segundo Hobbes (séc. XVII), para cessar o estado de vida em que os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, onde “homem é o lobo do homem”, (UFU 2002)
 

a) os homens reafirmam a liberdade natural e a posse natural de bens, riquezas e armas.
b) os homens inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam.
c) os homens aceitaram que a única lei é a força do mais forte, que conquista e conserva tudo quando usa. 
    d) os homens decidem passar à sociedade civil e ao Estado Civil, criando as leis e o poder político. 
e) o Homem é o bom selvagem.  

11- Marque a alternativa correta, considerando aquela que melhor completa o enunciado abaixo.
Locke (final do séc. XVII e início do séc. XVIII) legitima a propriedade privada como direito natural, porque (UFU 2002)
 

a) os homens, por natureza, nascem com o direito de possuir o que já existe e lhe é doado. Esse direito é dado por Deus. 
   b) Deus é o artífice do mundo que, como obra do trabalhador divino, a ele pertence. O mundo é sua propriedade. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, deu-lhe a possibilidade de, através do trabalho, ter direito à propriedade privada.
c) os homens, sendo lobos dos homens, cercam as terras que ocupam e as defendem com armas, porque Deus permite aos homens conquistar e conservar a propriedade pela força do mais forte, a única lei.
d) os homens, em estado de natureza, vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, grito e canto. 

12-  São Tomás de Aquino nasceu e morreu entre os anos,
   a) 1225 e 1274
b) 1274 e 1325
c) 1300 e 1345
d) 1325 e 1400
e) 1360 e 1520

13-  Entre os ortodoxos Santo Agostinho  é chamado de
   a)  Agostinho Abençoado.
b) Agostinho profeta.
c) Agostinho presbítero.
d) Agostinho maniqueu.
e) Agostinho de Tagaste.

13- Pedro Abelardo foi um filósofo medieval que participou de uma acirrada disputa filosófica no século XII. Essa disputa centrava-se sobre

A) a existência de Deus.
B) o predomínio da fé sobre a razão.
    C) a questão da existência dos universais.
D) a presença do mal no mundo.
E) a morte da alma.

14- Assine a alternativa que só contenha filósofos contemporâneos.
   a) Horkheimer, Adorno e Habermas.
b)Pedro abelardo, Adorno e Habermas.
c) Horkheimer, Adorno e Maquiavel.
d) Horkheimer, Platão e Habermas
e) Roger Bacon, Adorno e Habermas

15- De acordo com o texto de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:(UEL 2004)
a) A alta capacidade produtiva da sociedade garante liberdade e justiça para seus membros, independentemente da forma como ela se estrutura, controlando ou não seus membros.
b) O “desaparecimento” do indivíduo diante do aparato econômico da sociedade se deve à incapacidade dos próprios cidadãos em se integrarem adequadamente ao mercado de trabalho.
c) A ciência e a técnica, independente de quem tem seu controle, são as responsáveis pela circunstância de muitos estarem impossibilitados de atingir o status de sujeito numa sociedade altamente produtiva.
      d) O fato de a sociedade produzir muitos bens, valendose da ciência e da técnica, poderia representar um grau maior de justiça para todos; no entanto, ela anula o indivíduo em função do modo como está organizada e como é exercido o poder.
e) O alto grau de autonomia das massas na sociedade capitalista contemporânea é resultado do avançado domínio tecnológico alcançado pelo homem.

16-  Na obra "A Ideologia Alemã", Marx e Engels realizam uma crítica às concepções idealistas de Feuerbach e lançam as bases para sua compreensão marxista da história. 
Assinale a alternativa que indica o primeiro pressuposto da análise histórica, sobre os quais os demais se constroem: 
a. ( ) A produção de ideias. 
b. ( ) A criação de uma propriedade comunal. 
c. ( ) O desenvolvimento da propriedade privada. 
   d. ( X ) A organização dos homens e sua relação com a natureza. 
e. ( ) A divisão do trabalho como organização dos homens. 

17- De acordo com Locke, o conhecimento é formado a partir das experiências. Assim sendo, ele distingue entre as diferentes ideias que podem ser formadas a partir da experiência de um determinado objeto. 
Assinale a alternativa incorreta a respeito das ideias em Locke: 
   a. ( X ) A mente possui ideias inatas, que são bases para o conhecimento. 
b. ( ) Existem ideias advindas dos sentidos como a visão e a audição. 
c. ( ) Ideias de reflexão são provenientes de operações mentais. 
d. ( ) A mente forma ideias complexas a partir de ideias simples. 
e. ( ) Existem ideias simples, que não são criadas pela mente. 


18- Na geração do cosmo, a preponderância à terra, ao fogo, à água e ao ar costuma ser atribuída,
respectivamente, aos seguintes pensadores pré-socráticos:
A) Parmênides, Heráclito, Tales e Pitágoras.
   B) Xenófanes, Heráclito, Tales e Anaxímenes.
C) Pitágoras, Anaxágoras, Tales e Anaximandro.
D) Empédocles, Anaximandro, Tales e Parmênides.
E) Empédocles, Anaximandro, Tales e Epicuro.

19- Qual é a melhor tradução para a frase "cogito, ergo sun"


a) Quem cogita ergue

b) O homem é a medida de todas as coisas

c) O homem é bom a sociedade o corrompe

d) Cogito, logo sou

    e) Penso, logo existo

20- Qual é o primeiro escrito filosófico de Nietzsche?
a) A Gaia Ciência
    b) O nascimento da tragédia no espírito da música
c) A filosofia na época trágica dos gregos

d) Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral

e) Para além de bem e mal

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