martedì 8 gennaio 2013

Prova de filosfia 6

Questões inteligentes


01- As obras de Gilles Deleuze e de Michel Foucault estão ligadas à chamada
A) Arqueogenealogia.
B) Psicanálise.
C) Fenomenologia.
D) Hermenêutica.
E) Lingüística. 

02- O pensamento de Michel Foucault exerce influência atualmente em várias áreas do conhecimento humano e da produção científica. Foucault produziu sua obra na segunda metade do século XX, e sobre ela é CORRETO afirmar que
A) sofreu forte influência do positivismo.
B) abordou, de forma praticamente pioneira, temas, como a loucura e a sexualidade.
C) refutou idéias defendidas por Nietzsche no século XIX.
D) desenvolveu propostas levantadas anteriormente por Habermas.
E) encontrou no pragmatismo sua melhor classificação.
  03-  Nascido em Viena, Áustria, em 1859, este filósofo, lógico e matemático, que faleceu em 1951, concentrou suas investigações filosóficas na análise da lógica da linguagem e nos seus diversos usos, tendo suas idéias influenciado diversas áreas do pensamento contemporâneo. Dentre seus trabalhos, podemos destacar o Tractatus Logico - hilosophicus e a Investigação Filosáfica. Estamos nos referindo a
A) Cornelius Castoriadis.
B) Sören Kierkegaard.
C) Matthew Lipman.
D) Karl Jaspers.
E) Ludwig Wittgenstein. 

04- O estruturalismo, surgido na França da primeira metade do século XX, exerceu uma forte influência em relação ao modo de pensar de vários intelectuais, nas mais distintas áreas com abrangências na Antropologia, na Filosofia, na História. Essa forma de pensar as estruturas sociais encontra respaldo, principalmente, na obra de
A) Jürgen Habermas.
B) Marti Heidegger.
C) Antonio Gramsci.
D) Gilles Deleuze.
E) Claude Levi-Strauss.
 
05- "O homem é condenado a ser livre".
Esta frase de Jean Paul Sartre sintetiza o movimento filosófico, que marcou a Europa no pós-Segunda Guerra Mundial, a saber o(a)
A) estruturalismo.
B) pós-modernidade.
C) pós-estruturalismo.
D) dodecafonismo.
E) existencialismo. 

06- A chamada Escola de Frankfurt marcou a Filosofia da primeira metade do século XX, tendo como temática chave a(o)
A) desestruturação das idéias herdadas do materialismo histórico.
B) crítica da indústria cultural e do capitalismo.
C) reestruturação do socialismo francês do século XIX.
D) dilema entre a ética e as políticas públicas liberais.
E) crítica da razão em moldes pós-estruturalistas. 

07- "Ajuda-te a ti mesmo: então todos te ajudarão. Princípio do amor ao próximo".
Sobre o pensamento de Nietzsche, autor da frase citada anteriormente, é CORRETO afirmar que
A) não teve repercussão na filosofia do século XX.
B) criticou valores políticos e religiosos de sua época, em especial, no Crepúsculo dos Ídolos.
C) não encontrou diálogos na época em que foi produzida.
D) em síntese, coloca-se como uma oposição ao pensamento de Karl Marx.
E) encontrou, em Michel Foucault, seu principal crítico no século XX.
 
  08-  Karl Marx foi um dos pensadores mais influentes da história da filosofia, possuidor de uma obra vasta, com repercussões nas ciências políticas, na teoria da História, na Economia e em vários outros campos do saber.
Tendo em vista a numerosa produção marxiana, assinale a alternativa em que só são nominadas obras da autoria de Marx.
A) A Ideologia Alemã, Ensaios e A Sagrada Família.
B) O Capital, Assim falou Zaratrusta e O 18 Brumário.
C) A Ideologia Alemã, O Capital e Teses sobre Feuerbach.
D) O 18 Brumário, O Elogio da Loucura e A Miséria da Filosofia.
E) A Utopia, O Capital e Ensaios.

 

  09- A teoria do Estado Contratualista foi uma das grandes contribuições do pensamento ilustrado para a contemporaneidade, definindo aspectos da democracia ocidental. Esta teoria tem fundamento na obra de
A) Voltaire.
B) Adam Smith.
C) Jean-Jacques Rousseau.
D) Montesquieu.
E) Diderot. 
10- Sobre os pensadores iluministas, podemos afirmar que alguns se enveredaram, também, pelo campo da literatura ficcional; destes, o nome de Voltaire se destaca com vulto. Dentre suas obras ficcionais, a mais conhecida é
A) Cândido, ou o Otimismo.
B) O Elogio da Loucura.
C) O Ser e o Nada.
D) A Sagrada Família.
E) A Gaia Ciência. 
11- Acerca da filosofia patrística, é CORRETO afirmar que
A) dialogava constantemente com os pressupostos filosóficos de Aristóteles.
B) negou a influência do pensamento de Platão.
C) surge no contexto histórico de transição da Idade Antiga para a Idade Média.
D) renegou temas, como a natureza de Deus e da alma e a vida moral.
E) encontrou em Santo Agostinho o seu maior contestador e crítico. 

12- Dentre os nomes que se destacaram na Filosofia na Roma Antiga, podemos destacar
A) Marco Aurélio e suas Meditações.
B) Júlio César e sua Guerra da Gália.
C) Tito Lívio e sua História de Roma.
D) Heródoto e sua História.
E) Petrônio e seu Satiricon. 
13- Uma das obras de Aristóteles essenciais aos estudos da sociedade é A Política; escrita no século III a. C. , que influenciou bastante o pensamento de gerações seguintes. Sobre A Política de Aristóteles, é INCORRETO afirmar que
A) os sistemas de governos são estudados.
B) a sociedade doméstica ou familiar é analisada.
C) não se importa em tematizar os modos de se gerir a coisa pública.
D) a formação do cidadão e a educação dos jovens aparecem como uma das temáticas.
E) a situação das mulheres e dos escravos na sociedade é nela abordada.
  14-  Platão é apontado como o grande discípulo de Sócrates, do qual fez uma defesa pública no processo movido contra ele pela aristocracia ateniense. A obra de Platão que nos apresenta a essa situação é
A) Diálogos.
B) O Banquete.
C) Ética.
D) Apologia de Sócrates.
E) A Política. 
15- Sobre Pitágoras de Samos (século VI a. C.), filósofo, matemático e místico, que atuou em Atenas e lá fundou uma escola filosófica dedicada à investigação dos mistérios do universo. Sobre o pensamento de Pitágoras, é CORRETO afirmar que
A) renovou idéias herdadas de Aristóteles.
B) acreditava que o conhecimento deveria modificar as pessoas, e estas deveriam merecer o conhecimento.
C) pregava uma relação de total liberdade entre o mestre e seus discípulos.
D) encontrou eco na obra de filósofos posteriores, como Marco Aurélio.
E) limitou-se ao estudo dos fenômenos da natureza.


 
  16-  A Lógica investiga a validade dos argumentos e dá as regras do pensamento correto. Acerca desta área da Filosofia, é CORRETO afirmar que
A) se trata do estudo normativo das condições da verdade, ou seja, da conseqüência e da verdade da argumentação.
B) só teve reflexo na obra dos pensadores pré-socráticos.
C) se limita ao estudo da chamada lógica formal.
D) encontra em Karl Marx um dos seus mais notórios teóricos.
E) é o principal objeto das indagações filosóficas de Simone de Beauvoir. 

17- A cosmologia é a parte da filosofia, que estuda o mundo, a natureza, dialogando com a parte da metafísica, que se ocupa da essência da matéria. Acerca deste conhecimento, podemos associá-lo
A) à chamada Epistemologia pós-moderna.
B) à atuação filosófica dos pré-socráticos.
C) ao mito da caverna de Platão.
D) aos estudos de Foucault sobre a sexualidade ocidental.
E) ao estudo desenvolvido por Spinoza sobre a metafísica. 
18-   Faça a correlação entre o autor e seu pensamento:
I. Martin Heidegger
II. Albert Einstein
III. Augusto Comte
IV. Karl Marx
V. Jean-Paul Sartre
( ) Não basta interpretar o mundo - é necessário transformá-lo.
( ) Realidade é algo que se move.
( ) Basta comparar as duas acepções do termo ordem, que significa, sempre ao mesmo tempo comando e arranjo.
( ) Ao afirmarmos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas queremos dizer também que, escolhendo-se, ele escolhe a todos os homens.
( ) Somente na clara noite do nada da angústia, surge a originária abertura do ente, enquanto tal (...)
Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA.
A) I, II, III, IV e V.
B) II, III, IV, V e I.
C) IV, III, V, I e II.
D) IV, II, III, V e I.
E) V, IV, I, II e III. 

19- Hume afirma, no Ensaio sobre o entendimento humano, que a idéia de causalidade é ilegítima, porque não corresponde a sensação alguma. Para o filósofo, a referida idéia deve-se a, à:
(A) uma ficção caprichosa do espírito metafísico.
(B) existência de um determinismo oculto a reger a verdadeira realidade.
(C) crença no mundo criado por Deus, cujas causas reais são por nós ignoradas.
(D) uma regularidade dos fenômenos, produto da associação de idéias por semelhança e por contigüidade. 
(e) uma ficção caprichosa do espíritocietifico.
20-  Após ter colocado em dúvida o mundo sensível e a matemática, e provado, posteriormente, a existência de um Deus veraz, Descartes pôde recuperar a existência do mundo exterior. Esse mundo foi concebido pelo autor como um o) mundo
(A) inteligível, constituído por essências qualitativas imutáveis.
(B) sensível, tal como se nos apresenta dotado de todas as qualidades.
(C) exterior criado por Deus, dotado de qualidades apreendidas algebricamente.
(D) de pura substancialidade geométrica, quantificável e submetido às leis matemáticas. 
(E)  uma ficção caprichosa do espírito metafísico.

21- Kant, na Crítica do Juízo, ao tratar do primeiro momento do juízo de gosto, segundo a qualidade, considera o belo como o objeto de sentimento de prazer ou de desprazer. Para o autor, do ponto de vista da qualidade, o juízo de gosto é
(A) emitido a propósito de um objeto atrativo.
(B) motivado pela emoção diante de uma obra de arte autêntica.
(C) um julgamento a respeito da satisfação proporcionada pelo sublime.
(D) a faculdade de julgar um objeto ou um modo de representação de uma forma desinteressada.
(E) emitido a propósito de um objeto qualquer.  

22- Descartes, nas Meditações, afirma que a vontade pode conduzir-nos ao erro e ao mal. A explicação dada pelo autor para tais desvios da Vontade reside no fato de
(A) o entendimento ser imperfeito devido a sua finitude.
(B) a liberdade da vontade ser limitada em seu exercício.
(C) a vontade e o entendimento não poderem atuar conjuntamente.
(D) a vontade ultrapassar o poder do entendimento de julgar o que não conhece com clareza e distinção. 
(E) o entendimento ser imperfeito devido a sua infinitude.  
23-   Ao conceber a Ética como a teoria científica dos preceitos morais, Vázquez considera legítima sua aspiração à racionalidade e à objetividade, a despeito de a moral ser produto da experiência de caráter histórico-social, uma vez que a Ética
(A) estabelece previamente os preceitos morais, de acordo com o rigor científico.
(B) consiste na reprodução objetiva dos preceitos morais estabelecidos historicamente.
(C) se apresenta como um conjunto de normas e prescrições reconhecidas universalmente.
(D) procura determinar a essência da moral, sua origem, suas condições e os critérios de justificação desses juízos. 










(E) ser praticada de acordo com a  lei prescrita.  



24- O valor ético da ação fundamenta-se, segundo Kant, na liberdade da vontade. Esse valor pode aspirar à validade de caráter universal, o que se deve ao fato de a ação
(A) ser praticada de acordo com a forma da lei prescrita pelo direito.
(B) ter por base o temor da punição considerada por todos como justificável.
(C) ser motivada pela espera de uma recompensa reconhecida por todos como legítima.
(D) denotar vontade pura, quando praticada exclusivamente por respeito à forma do dever. 
(E) ser praticada de acordo com a  lei prescrita.  
25-   O termo "revolução" está ligado, etimologicamente, à Astronomia, significando originariamente um movimento circular completo de um astro ao voltar a seu ponto de partida. Thomas Kuhn considera que a ciência progride por meio de revolução, devendo-se entender "revolução" como a
(A) incapacidade de explicar os fatos novos a desafiar os cientistas.
(B) criação de uma nova teoria circular totalizadora capaz de englobar e unificar as ciências.
(C) reforma do paradigma vigente para explicar novos fatos ainda desconhecidos cientificamente.
(D) substituição do paradigma vigente por outro capaz de explicar fatos novos não explicados pelo modelo anterior. 
 (E) incapacidade de explicar os fatos novos a desafiar os economistas. 
26- O princípio do terceiro excluído, um dos princípios da lógica clássica, diz:
(A) uma proposição é sempre igual a si mesma e não a uma terceira.
(B) uma terceira proposição não pode ser inferida de duas primeiras.
(C) uma proposição é idêntica a si, excluída a possibilidade de inferência de uma terceira.
(D) dadas duas proposições constituídas pelos mesmos sujeitos e predicados, sendo uma afirmativa e a outra negativa, ambas não podem ser verdadeiras.
(E) uma proposição é sempre igual a si mesma e não a umaquarta.

27-  Considerando que o problema cosmológico foi a primeira preocupação dos filósofos gregos, Mondolfo concebe, como Werner Jaeger, que, a rigor, trata-se antes de uma projeção dos problemas de ordem antropológica para o universo físico, baseando-se no argumento de que tal fato se deve ao à:
(A) projeção antropomórfica de figuras para a ordem natural.
(B) reconhecimento do predomínio do caos reinante tanto na sociedade humana quanto no universo.
(C) hipótese de que os astros movimentam-se livremente, como os homens em suas ações individuais.
(D) transferência de todo o conjunto de conceitos tomados de empréstimo da ordem jurídica para o acontecer natural. 
(E) projeção antropomórfica de figuras para a ordem sobrenatural. 
28- O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. (Rousseau)

Qual das seguintes afirmações a respeito dessa célebre frase, que abre o Contrato Social, NÃO PODE SER ASSOCIADA ao pensamento de Rousseau?
(A) Rousseau considera que a desigualdade entre os homens seja criada pela sociedade.
(B) Todo tipo de relação social implica subordinação.
(C) Rousseau faz uma crítica ao processo de civilização do homem.
(D) Os homens são naturalmente livres porque nasceram naturalmente iguais.
(E)) Os reis governam por direito divino. 
29-  ... devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei de natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. (Locke)

Nesse trecho, Locke define a liberdade como:

(A) licenciosidade, ou direito de fazer o que se quiser.
(B) agir de acordo com a lei civil.
(C) ausência de autoridade religiosa.
(D)) não estar sujeito ao arbítrio de ninguém.
(E) exercício da virtude moral. 

30- É por isso necessário a um príncipe que deseje manter seus domínios saber como praticar o mal, e fazer uso disso ou não de acordo com a necessidade. (Maquiavel)

A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Maquiavel, a virtude cívica é a
(A) qualidade de flexibilidade moral que se exige de um príncipe ou governante.
(B) capacidade de adquirir riqueza para o Estado.
(C) observação das quatro virtudes cardeais: temperança, justiça, coragem e sabedoria.
(D) capacidade de ser cruel e desse modo causar medo aos adversários.
(E) a possibilidade de ser irracional, se necessário.
 
  31-  Essas longas cadeias de razões (...), de que os geômetras costumam servir-se para chegar às suas mais difíceis demonstrações, haviam-me dado ocasião de imaginar que todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira, e que, contanto que nos abstenhamos somente de aceitar por verdadeira qualquer que não o seja, e que guardemos sempre a ordem necessária para deduzi-las umas das outras, não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram. (Descartes)

É correto afirmar que, no trecho acima, Descartes defende que
(A) não se pode obter o conhecimento da verdade.
(B) o método geométrico descreve a realidade física.
(C) o senso comum é o início de todo conhecimento científico.
(D) o conhecimento deve partir das coisas mais complexas para as mais simples.
(E)) a essência do pensamento matemático é a invenção de relações e de uma ordem entre as relações.


32- O mito é essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui)

O modo de narrar característico do pensamento mítico pode ser corretamente definido como uma forma que recorre
(A) à fantasia somente para descrever o sobrenatural.
(B)) ao mágico para descrever o mundo e o homem.
(C) à experimentação para explicar a natureza.
(D) à descrição para compreender o progresso histórico.
(E) à experimentação para descrever o mundo e a história.


 

  33-  Sobre Santo Agostinho, é correto afirmar:
a) Sempre teve um comportamento moral exemplar, desde jovem.
b) Foi o principal representante da Escolástica.
c) Após sua mocidade, profundamente desviada moralmente, se converteu ao cristianismo em Milão.
d) Teve, até o fim de sua vida, sérios atritos com Ambrósio, bispo de Milão, por descordar de suas idéias.
e) Converteu-se primeiramente ao protestantismo, de onde absorveu algumas idéias, e só depois converteu-se ao catolicismo.

34.Nascido na Itália, em uma família nobre, Santo Tomás de Aquino foi o maior expoente da filosofia escolástica. Sobre este filósofo pode-se afirmar:
a) Demonstrou a irracionalidade da fé.
b) Foi influenciado apenas pelo pensamento latino de Cícero.
c) Recebeu grande influência de Platão.
d) Recebeu grande influência de Aristóteles.
e) Demonstrou que filosofia e teologia não se distinguem.


 





 

 

 

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