giovedì 17 gennaio 2013

Prova de Filosofia 17/01/2013

01- O professor José Antonio leciona filosofia no ensino médio há 5 anos. A metodologia utilizada com seus alunos é a seguinte: adota uma apostila de filosofia que ele mesmo preparou com pequenos textos de filósofos para serem estudados pelos alunos. Inicia os trabalhos com aulas expositivas e, após algum tempo, solicita que os alunos se agrupem, escolham um tema de pesquisa e preparem uma apresentação para a classe.
De acordo com a Metodologia prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais para as Ciências Humanas, especificamente para a disciplina Filosofia, o professor José Antonio
   (A) utiliza uma metodologia no ensino de Filosofia que destoa da concepção de ensino presente nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Filosofia) não garantindo as diretrizes ali propostas.
(B) utiliza uma das metodologias mais empregadas pelos professores de Filosofia no Ensino Médio e atende aquilo que se espera do ensino de Filosofia de acordo com os PCNs/Ensino Médio.
(C) prioriza adequadamente, em seu trabalho docente o que lhe é costumeiro, pois esse é mesmo o melhor caminho metodológico, segundo as orientações curriculares.
(D) garante um processo de estudo da Filosofia que oferece aos alunos mais segurança e autonomia em seu desenvolvimento intelectual.
(E) cumpre integralmente o previsto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio porque utiliza práticas pedagógicas sedimentadas na experiência de grandes educadores do passado, valorizando a tradição.

02-  ... Talvez a mais importante transformação pela qual tem passado a escola brasileira é sua enorme ampliação numérica. O ensino básico no Brasil já ultrapassou cinquenta milhões de matrículas, das quais cerca de dez milhões no ensino médio, que dobrou de tamanho em uma década. Por conta desse processo...
(Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio: Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias).
Assinale a alternativa que completa a ideia do texto acima.
   (A) Boa parte dos alunos desse Ensino Médio vem de famílias em que poucos completaram sua educação fundamental, ou seja, a escola precisa se preparar para receber adequadamente um contingente realmente novo de estudantes.
(B) As reformas implementadas em decorrência da nova legislação foram essenciais para tal ampliação.
(C) O Projeto Político-Pedagógico das escolas tem se mostrado eficiente e adequado às novas realidades, pois sua adequação não depende das reformas legais.
(D) Para atender à nova realidade o importante é reforçar a transmissão de conhecimentos por meio de informações, o que garante a promoção do desenvolvimento das competências indicadas nos PCNs para o ensino de Filosofia.
(E) A disseminação de um conceito mais amplo e generoso de educação depende exclusivamente de medidas oficiais.

03- Segundo Olgária Matos, na obra A filosofia e suas discretas esperanças (In: CATANI, Denice B. et. al. (org.). Docência, memória, gênero: estudos sobre a formação. São Paulo: Escrituras, 1997), outra maneira de dizer: "que não se sabe o que a filosofia é, mas que se compreende, com clareza, a que sua ausência deixa o campo aberto" é:
(A) "Eduque todos os homens e o mal desaparecerá", como afirmou Sócrates.
   (B) "Não se pode ensinar filosofia, só se pode ensinar a filosofar", como afirmou Kant.
(C) "O conhecimento filosófico encontra-se no mundo das ideias", como afirmou Platão.
(D) "Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida", como afirmou Nietzsche.
(E) "Em minha busca de respostas para a pergunta da vida, senti-me exatamente como um homem perdido em uma floresta", como afirmou Tolstoi.


04- Plotino é um 
   a) Neoplatônico 
b) Neo aristotélico
c) Epicurista
d) Estóico 
e) Cético

05- Analise os iteis abaixo.
  1. Conhece-te a ti mesmo é uma frase de Sócrates
  2. Sei que nada sei é uma frase de Sócrates  
  3. Aristóteles foi mentor de Alexandre o Grande? 
 Qual das sequencias abaixo esatá correta.
a) 1 e 2
   b) 2 e 3
c) 1 e 3
d) 1, 2 e 3
e) apenas a 1

06-  “Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
Sobre a Natureza,
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que (UFU 2002)
 

a) a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser. 
b) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim. 
c) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
d) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
e) a via do ser não é percebida pelos nossos sentidos.

07-  Quem foi Xantipa? 
a) Filha de Sócrates
b) A primeira filósofa
c) Irmã mais velha de Platão, que aparece no diálogo "Fedro"
   d) Esposa de Sócrates 
e) Heroína grega satirizada em "As nuvens" de Aristófanes

08- Filósofo que foi secretário de Francis Bacon 
a) Descartes
b) Hume 
   c) Hobbes 
d) Pufendorf
e) Locke 

09-  Qual destes filósofos era mais detestado por Pascal? 
a) Leibniz 
   b) Descartes 
c) Montaigne
d) Platão
e) Espinosa

10-  (UFU - 2001) - Pedro Abelardo foi um filósofo medieval que participou de uma acirrada disputa filosófica no século XII. Essa disputa centrava-se sobre 
A) a existência de Deus. 
B) o predomínio da fé sobre a razão. 
   C) a questão da existência dos universais.
D) a presença do mal no mundo.
E) a morte da alma.


11 Qual dos filosofos abaixo não é medieval?
 a) Montesqieu
b) Agostinho de Hipona,
c) Boécio,
d) Anselmo de Cantuária,
e) Pedro Abelardo.

12- Como ficou conhecido Vladimir Ilitch Ulianov ? 
a) Trotski
b) Stalin 
c) Lenin 
d) Kautsky
e) Engels

13-  Quem escreveu o Tractatus Logico-Philosophicus?
  a) Wittgenstein
b) Agostinho de Hipona,
c) Boécio,
d) Anselmo de Cantuária,
e) Pedro Abelardo.

14-  Quem foi Protágoras? 
a) Um discípulo de Sócrates
b) Um discípulo de Platão 
c) Um sofista 
d) Um membro da Academia
e) Um filósofo Pré-Socrático

15- Com base  nos seus conhecimentos sobre a virtude em Aristóteles, assinale a alternativa correta. 
a) A virtude é o governo das paixões para cumprir uma tarefa ou uma função.
b) A virtude realiza-se no mundo das idéias.
c) A virtude é a obediência aos preceitos divinos. 

d) A virtude é a justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta.
e) A virtude tem como fundamento a utilidade da ação.
 

16- Onde nasceu  Ludwig Wittgenstein?
  a) Viena
b) Roma
c)Paris
d) Lisboa
e) Madrid

17- Para Rousseau, o contrato não faz o povo perder a soberania, pois não é criado um Estado separado do próprio povo. Isto é possível, porque 
A) o contrato surge de uma visão individualista do homem;o indivíduo preexiste ao Estado e o pacto visa garantir os interesses e a propriedade dos indivíduos. 
B) não existe democracia mas um governo absoluto que não pode ser contestado. 
C) são os interesses privados que expressam a vontade geral e que, através do contrato, criam o Estado.
D) "a essência humana é ser livre da dependência das vontades alheias, e a liberdade existe como exercício de posse". 

   E) soberano é o corpo coletivo que expressa, através da lei, a vontade geral.

18-  Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau, é correto afirmar: 
a) A desigualdade é um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condições sociais decorrentes da evolução histórica da humanidade. 
b) A finalidade da instituição da sociedade e do governo é a preservação da individualidade e das diferenças sociais.
c) A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens. 

    d) Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes. 
e) Rousseau valoriza a fundação da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.

19-   Qual dos filosofos abaixo não pertence ao círculo de Viena?
   a) Wittgenstein,
 b) Rudolf Carnap,
c) Otto Neurath,
d) Herbert Feigl,
e) Philipp Frank,

20-  Único livro que o pupilo Emílio de Rousseau leria na infância: 
a) A utopia de Morus
b) Viagens de Gulliver de Swift
c) Vidas de Plutarco 
   d) Robinson Crusoé de Defoe 
e) Relatos de Viagens de marinheiros.

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