domenica 27 gennaio 2013

Prova de filosofia e cnhecimentos pedagógicos 33


01- Relacione as novas imagens do antopos na segunda coluna, com os pensadores da primeira coluna que a desenvolveram.
1 - Karl Marx.
2 - Soren Kierkegaard.
3 - Singmund Freud.
4 – Paul Ricoeur.
5 - Martin Heidegger.

(  )Homem falível.
(  ) Homem ex-istente.
(  )Homem econômico.
(   )Homem instintivo.
(  ) Homem angustiado.
A sequência correta é
  a) 4, 5,1, 3, 2
b) 5, 2, 3, 1, 4
c) 3, 4, 1, 2, 5
d) 2, 5, 3, 1, 4
e) 1, 2, 3, 4, 5

02- Quais auxílios divinos sem, os quais, a vida ética - na Idade Média - seria impossível?
1. Aos humanos, cabe ignorar a vontade e a lei de Deus, cumprindo somente as leis humanas
2. Considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever
3. Por meio da revelação, somente aos reis e governantes Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo
4. Deve-se obedecer, obrigatoriamente e sem exceção, à lei divina revelada. Segundo Celso Favaretto, o ensino de filosofia deve
I. focar em processos reflexivos que busquem eliminar o acaso, articulando teorias e conceitos filosóficos na busca de alguma inteligibilidade ou significação para a existência.
II. focar unicamente os constructos históricos da filosofia na busca da inteligibilidade.
III. focar em leituras apenas de textos filosóficos como caminho único para o pensamento reflexivo.
IV. fixar-se em discussões e críticas a partir de posições dos alunos durante as aulas.
V. focar no estabelecimento de uma vasta coleção de conceitos, textos e/ou doutrinas.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) IV.
(B) II.
(C) III.
   (D) I.
(E) V.

03- Celso Favaretto afirma: para que os alunos atinjam a inteligibilidade o professor deve propor exercícios
(A) operatórios, no sentido da teoria de Piaget.
(B) cartesianos, no sentido da teoria de Descartes.
(C) tecnicistas, no sentido da teoria de Skinner.
    (D) lúdicos, no sentido da teoria de Vygotsky.

(E) sensoriais, no sentido da teoria de Rousseau.
São corretas apenas os auxílios
A) 1, 3 e 4
B) 1, 2 e 3
C) 2, 3 e 4
D) 3 e 4
   E) 2 e 4 

04-   Escolha a alternativa que represente a indicação das Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais acerca da origem da noção de cidadania, sendo ela resultado de
  (A) Processos de construções filosóficas.
(B) Construções éticas.
(C) Construções democráticas.
(D) Construções morais.
(E) Construções éticas e morais.

05-  ... Com efeito, é somente quando o homem individual real recupera em si o cidadão abstrato e se converte, como homem individual, em ser genérico, em seu trabalho individual e em suas relações individuais; somente quando o homem tenha reconhecido e organizado suas "forças próprias" como forças sociais e quando, portanto, já não separa de si a força social sob a forma de força política, somente então se processa a: ......
(Marx in: Saviani, D. Ética, educação e cidadania. Philos: Revista Brasileira de Filosofia no 1o Grau, Florianópolis, v. 8, n. 15, 2001)
A alternativa que completa de maneira correta a lacuna do texto é
(A) Moral.
(B) Cidadania.
(C) Ética.
   (D) Emancipação humana.

(E) Socialização.

06- A Filosofia Contemporânea, formada a partir do século XIX, apresenta novos objetos a serem discutidos. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde ao período da Filosofia Contemporânea?
   a) Patrística e Escolástica.
b) História e progresso.
c) A cultura.
d) Ciências e técnicas.
e) Ideais políticos revolucionários.

07-  Aristóteles afirma, na Metafísica, que a sabedoria não deve ser apenas a ciência ou o conhecimento das causas, mas o conhecimento das causas primeiras e mais universais. Nesse contexto, a filosofia surge como um retorno à sabedoria devido ao
A) desejo de expressar verdades científicas que expressem o formalismo da razão.
  B) espanto (pathòs) primitivo acerca do qual se especula sobre a natureza (physis).
C) impulso racionalista que obedece às exigências da vida na pólis.
D) conflito entre a perspectiva mítica e a explicação dos fenômenos a partir da própria natureza.
E) N.d.a.

08-  A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que
A) a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
   B) os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
C) o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo participativo, cabe a todos na cidade.
D) a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
E) N.d.a.


09- Em suas obras sobre a questão da técnica, Heidegger
A) propõe uma ecologia humanista, que foque no humano em detrimento ao meramente natural.
B) antecipa a ideia de um desenvolvimento sustentável, propondo que o crescimento econômico da economia de mercado possa se harmonizar com a preservação do meio ambiente.
   C) antecipa aspectos de uma crítica à sociedade tecnológica que deram sustentação à chamada deep ecology (ecologia profunda) nos anos sessenta e setenta.
D) postula que não há como falar filosoficamente sobre a técnica, tendo em vista ser esta um tópico da ciência, que não faz parte do humanismo filosófico defendido pelo próprio Heidegger.
 E) N.d.a.

10- De acordo com o Art. 39 da LDB, a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de
A) educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
B) educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
C) educação profissional técnica de nível médio; educação profissional tecnológica de graduação; formação básica para o trabalho.
    D) educação profissional técnica de nível médio; educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação; formação inicial e continuada ou qualificação profissional. 
 E) N.d.a. 

11-  Resultante da tentativa de superar a Escola Tradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização de conteúdos, surgiu um movimento que teve, de certo modo, como precursores os pedagogos Feltre, Basedow e Pestalozzi, um movimento que defendia a educação ativista, com base na renovação da pesquisa pedagógica, na busca teórica dos fundamentos filosóficos e científicos de uma prática educativa mais eficaz. Havia também o empenho em desenvolver a individualidade, a autonomia, que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo. O movimento descrito diz respeito à:
A) Escola Montessoriana.
  B) Escola Nova.
C) Escola de Frankfurt.
D) Educação Religiosa.
E) Pedagogia da Contrarreforma.

12- Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido.
"Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes". O conceito diz respeito ao período:
A) sensório-motor.
B) pré-operatório.
   C) das operações concretas.
D) das operações formais.
E) da juventude.

13-  As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno.
A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:
A) seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.
B) seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.
  C) não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.
D) seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.
E) seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.

14- O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período - a cosmologia - é definido como um tipo de saber:
A) empírico.
B) dogmático.
   C) especulativo.
D) cosmogônico.
E) metafísico.

15- Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:
A) humanismo e relativismo.
    B) natureza (physis) e justiça (díke).
C) cultura (paidéia) e excelência (areté).
D) opinião (dóxa) e retórica (peithó).
E) convenção (nomos) e cidade política (polis).


16- A tradição agostiniana foi marcada pelo platonismo; e a tradição tomista, pelo aristotelismo. Embora partam de matrizes intelectuais distintas, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino possuem em comum a compreensão de que:
A) o conhecimento não pode ser derivado da apreensão sensível ou da experiência concreta.
B) o homem, depois da queda (Pecado Original), não perdeu a faculdade de fazer o bem, já que é um ser racional e dotado de livre arbítrio.
C) o corpo é o maior obstáculo à atividade da alma, o pensamento.
D) a cidade terrena ou dos homens pode ser perfeita, sem, contudo, chegar ao estado de perfeição da ordem divina.
   E) a razão humana é a expressão imperfeita da razão divina. 

17-  Considerado durante muito tempo uma heresia cristã, possivelmente por sua influência sobre algumas delas, o _____________ foi uma religião que, pela coerência da doutrina e a rigidez das instituições, manteve firme unidade e identidade ao longo de sua história. Sua principal característica é a concepção dualista do mundo como fusão de espírito e matéria, que representam respectivamente o bem e o mal.
A) Utilitarismo
  B) Maniqueísmo
C) Hedonismo
D) Atomismo
E) Epicurismo

18-  _____________ rompeu com o aparato conceitual da escolástica medieval para edificar seu próprio sistema, e por isso é considerado um dos fundadores da filosofia moderna.
   A) René Descartes
B) Platão
C) Aristóteles
D) Demóstenes
E) Kant

19- "Só sei que nada sei." Com essas palavras _____________ reagiu ao pronunciamento do oráculo de Delfos, que o apontara como o mais sábio de todos os homens. O pensador foi o primeiro do grande trio de antigos filósofos gregos, a estabelecer, na Grécia antiga, os fundamentos filosóficos da cultura ocidental.
A) Platão
  B) Sócrates
C) Aristóteles
D) Sêneca
E) Marco Aurelio


20- Assinale abaixo a alternativa referente ao filosofo considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.
A) Karl Marx
   B) Aristóteles
C) Arthur Schopenhauer
D) Friedrich Nietzsche
E) Plotino


21- Com base nos conhecimentos da obra Meditações Metafísicas de René Descartes, é incorreto afirmar:
a) No exercício metódico da dúvida deve-se duvidar até dos princípios científicos.
b) É possível duvidar de estar sonhando.
  c) O fato de pensarmos permite afirmarmos somente como seres pensantes e indivíduos dotados de corpo.
d) A existência do corpo é colocada em dúvida assim como a percepção.
e)  N.d.a.

22- Com base  nos conhecimentos da obra Leviatã de Thomas Hobbes, é correto afirmar:
a) O homem é um animal naturalmente social.
b) A agressividade humana depende de condições materiais.
c) Somente a sociedade humana conhece a guerra e distingue interesse público de interesse privado.
d) O pacto em que se baseia a sociedade humana é natural.
e) O homem é bom.

23- - Sobre os primeiros filósofos Gregos, denominados pré-socráticos, assinale a alternativa correta:
a) O campo de investigação filosófica dos pré-socráticos era o da ética.
b) Os pré-socráticos eram denominados também filósofos químicos ou espaciais.
  c) Os dois principais conceitos fundamentais da filosofia pré-socrática eram a physis e arché.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

24- Genericamente, pode-se dividir a filosofia medieval em dois grandes momentos. Assinale a alternativa que contenha estes momentos:
   a) Patrística e a escolástica.
b) Ceticismo e Estoicismo.
c) Epicurismo e escolástica.
d) Helenística e pitagórica.
e) Iluminismo e estoicismo

25- Assinale qual obra de Aristóteles tem como conceitos centrais a katharsis e a mimesis
a) Ética a Nicômano 
   b) Poética 
c) Metafísica
d) A Constituição de Atenas
e) A Política

 26- ales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber:
a) Aletheia
   b) Physis
c) Cosmos
d) Uno
e) Sóphos


27- Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga?a )
a) Pitágoras
  b) Tales de  Mileto
c)Anaxímedes 
d)Sócrates
e) Xenofonte

28- Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a)

   a) Mito para a Filosofia.
b) Caos ao Cosmos.
c) Teogonia para a Epistéme.
d) Filosofia ao Mito.
e) Physis à Aletheia.  

29- Para Thomas Hobbes e John Locke, a comunidade política era 
A) artifício criado pelos homens através de um contrato.
B) direito natural.

C) mandamento divino.
D) imposição de poder de um único homem sobre os outros.
E) n.d.a.

30- Platão, em A República, sugere que, para o bom governo da cidade, o seu líder deve ser:
a) O magistrado
  b) O filósofo rei
c) O sábio sofista
d) O rei sábio
e) O sacerdote

31-  O homem no estado de natureza em Rousseau é: 
a) Agressivo e anti-social, causando a guerra de todos contra todos
b) Sociável e piedoso, é o bom selvagem
c) Indefeso contra os animais, mas usa as mãos para sobreviver 
   d) Solitário e auto-suficiente 
e) Igual aos animais, semelhante a um orangotango

32- A tradição define a arte como a imitação da natureza. A noção de imitação pode receber um sentido mais depreciativo ou mais valorizado. Platão define uma noção de imitação de maneira mais depreciativa. Essa noção se dá pelo conceito de
a) Aisthesis.
b) Physis.
c) Paideia.
  d) Mimesis.
e) Dike.  

33- (UFU - 2001) - Para Santo Tomás de Aquino, um dos princípios do conhecimento humano era o princípio da causa eficiente. Esse princípio da causa eficiente exigia que o ser contingente 
A) não exigisse causa alguma.
B) fosse causado pelo intelecto humano.
    C) fosse causado pelo ser necessário.
D) fosse causado por acidentes casuais.
E) fosse causado pelo nada.
 

34- O objeto da atividade estética é o belo, assim como o da ética é o bom, o da religião é o sagrado,... O artista, quando faz uma obra de arte, propõe-se, antes de tudo, a dar uma expressão sensível à beleza. Sobre o Telos artístico, compreende-se que ele encerra, na visão cristã, sentidos:
a) Naturalista, moral e mimético
b) Litúrgico, metafísico e naturalista
  c) Pedagógico, litúrgico e catártico
d) Pedagógico, catártico e físico
e) Litúrgico, pedagógico e naturalista  

35- Qual destes filósofos viveu em São Paulo durante um período? 
a) Sartre
b)Frege
c)Foucault
   d)Quine
e)Kripke 

36- "Ele não era imoral (embora seu livro tenha sido proibido pela Igreja), mas colocava a ação política (construída pela soma da virtú e da fortuna) em primeiro plano, como uma área de ação autônoma levando a um rompimento com a moral social. A conduta moral e a ideia de virtude como valor para bem viver na sociedade não poderiam ser limitadores da prática política. O que se deve pensar é que o objetivo maior da política seria manter a estabilidade social e do governo a todo custo, uma vez que o contexto europeu era de guerras e disputas."
O texto acima refere-se a qual filósofo:
A) Jean Bodin;
B) René Descartes;
C) Thomas Hobbes;
   D) Nicolau Maquiavel;
E) James Diderot.


37- Principal obra de Sartre: 
a) Sursis
b)  Náusea
c) A Idade da Razão
   d) O ser e o nada 
e) O existencialismo é um humanismo

38- Colocando o período central da escolástica a figura soberana de Tomás de Aquino, podemos dividir a escolástica em três períodos. Teremos, assim, um período pré-tomista em que persiste a tendência teológica-agostiniana.
Este primeiro período da escolástica vai do começo do século IX (Carlos Magno) até à metade do século XIII (Tomás de Aquino), e pode ser assim dividido:
A. Séculos IX e X.
B. Séculos XI e XII.
C. Século XIII.
1. Scoto Erígena e a questão dos universais.
2. O triunfo do aristotelismo.
3. Místicos e dialéticos.
A relação entre as letras (duração do período da escolástica) e os números (denominações correspondentes) respectivamente CORRETA é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/A - 3/C - 1/B;
  E) 2/C - 3/B - 1/A.  

39- Quem fundou, junto com Sartre, a revista Les Temps Modernes? 
   a)Merleau-Ponty 
b) Karl Jaspers
c) Heidegger
d) Husserl
e)Godard 

40- Leia atentamente os trechos abaixo e associe aos seus autores:
1. "Distinção entre Razão (Verdade) e Observação (opinião)."
2. "O número é a essência do Universo."
3. "A realidade está em movimento, transformandose. As mudanças baseiam-se na harmonia dos contrários: guerra e paz; dia e noite; chuva e seca, etc..."
A. Pitágoras.
B. Eráclito.
C. Parmênides.
A sequência CORRETA da filosofia e de seus respectivos filósofos é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
  C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/B - 3/A - 1/C;
E) 3/C - 2/A - 1/B.  

 


 

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