01- São considerados Sofistas:
a) Parmênides, Górgias, Crátes e Cícero.
b) Xenofonte, Péricles, Heródoto e Crátes.
c) Antifonte, Górgias, Protágoras e Pródico.
d) Empédocles, Protágoras, Antifonte e Pitágoras.
02- Sobre os Pré-socráticos, pode-se afirmar:
I. De acordo com Aristóteles, Tales de Mileto fora o primeiro filósofo. Muito reconhecido pelas acertadas previsões que fazia, Tales defendia a ideia da existência de um elemento primordial (arché), originário e fundante, uma "massa geradora" dos seres, contendo em si todos os elementos contrários, o apeíron.
II. Entre os Pré-socráticos não se deu uma ruptura definitiva com o mito e com o pensamento religioso, haja vista as contribuições de Pitágoras e Demócrito.
III. Também chamados de Filósofos da Natureza, os pré-socráticos buscaram respostas sobre a physis e a natureza humana, por isso este período da Filosofia é denominado Período Cosmológico.
IV. Ao afirmar que "o ser é" e "o não-ser não é", Parmênides está colocando em evidência aquilo que viria a ser a base do idealismo platônico.
V. Para Demócrito, "tudo que existe no universo nasce do acaso ou da necessidade". Demócrito fora contemporâneo de Sócrates e precursor da teoria atômica.
a) Somente II, IV e V são verdadeiras.
b) Somente III, IV e V são verdadeiras.
c) Somente IV e V são verdadeiras.
d) Somente II e V são verdadeiras.
e) Somente I, IV e V são verdadeiras.
03 - Sobre o Emílio ou da educação é correto afirmar:
a) O Emílio ou da educação se coloca como um método que preserva toda a pureza natural do homem e suprime toda a maldade acumulada pela cultura artificial e pela desigualdade humana.
b) O Emílio é um aluno completamente dependente de seus professores.
c) O Emílio só é preparado para o convívio social por ser um selvagem.
d) O Emílio não é preparado para o convívio social.
e) Rousseau entende que seu aluno Emílio é real e se faz presente em todas as escolas onde as crianças sejam educadas.
04- No mito platônico da caverna, apresentado no sétimo livro da República, o Sol representa
(A) o Demiurgo.
(B) a ideia do bem.
(C) o mundo sensível.
(D) os pensamentos.
(B) a ideia do bem.
(C) o mundo sensível.
(D) os pensamentos.
05-
Leia e complete a lacuna corretamente.
......, numa passagem célebre da sua Lógica, resumia o domínio
da filosofia em quatro questões: Que posso saber? Que devo fazer? O
que me é permitido esperar? O que é homem?
(COMTE-SPONVILLE, A. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 15. Tradução de Eduardo Brandão)
(A) Descartes.
(B) Kant.
(C) Platão.
(D) Sartre.
(E) Leibniz.
(COMTE-SPONVILLE, A. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 15. Tradução de Eduardo Brandão)
(A) Descartes.
(B) Kant.
(C) Platão.
(D) Sartre.
(E) Leibniz.
06-
Os principais representantes do
jusnaturalismo (teoria dos direitos naturais) são
(A) Maquiavel
e La Boétie.
(B) Hobbes, Locke e Rousseau.
(C) Montesquieu e Diderot.
(D) Toqueville e Stuart Mill.
(E) Kant e Montesquieu.
(B) Hobbes, Locke e Rousseau.
(C) Montesquieu e Diderot.
(D) Toqueville e Stuart Mill.
(E) Kant e Montesquieu.
07- A Filosofia Contemporânea teve como um de suas principais ciências criadas:
a) A lingüística
b) A astronomia
c) A geografia
d) A biologia
e) A física
b) A astronomia
c) A geografia
d) A biologia
e) A física
08- A civilização grega surgiu entre os
mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. O mais
antigo filósofo grego foi:
a) Tales de Mileto
b) Anaxímenes de Mileto
c) Heráclito
d) Pitágoras
e) Zenão
b) Anaxímenes de Mileto
c) Heráclito
d) Pitágoras
e) Zenão
09- "Se queres prever o futuro, estuda o
passado." Tal frase pertence a:
a) Sócrates
b) Platão
c)Confúcio
d) Aristóteles
e) Séneca
d) Aristóteles
e) Séneca
10-
Argumentou que a ética cristã era uma
moral de escravos, de gente fraca e viu que havia, através do
cristianismo, desvirilizado o espírito senhorial e dominante dos
aristocratas. "Deus está morto!" foi sua mais célebre
proclamação.
a) Kant
b) Descartes
c) John Locke
d) Nietzsche
e) Frege
11-
Fundador da filosofia analítica e da
filosofia da linguagem, também olítico liberal, activista e um
popularizador da filosofia:
a) Descartes
b) John Locke
c) Bertrand Russel
d) Nietzche
e) Aristóteles
b) John Locke
c) Bertrand Russel
d) Nietzche
e) Aristóteles
12-
Aquilo que tradicionalmente pode ser
definido como Ciência Moderna e que tem vínculos nas propostas de
interpretação científica desenvolvida por Galileu Galilei possui,
também na filosofia seus expoentes. Respeitadas as particularidades
axiomáticas de cada um desses pensadores, marque a única
alternativa que não contempla o nome de um representante do período
filosófico conhecido como Filosofia Moderna.
A) Francis Bacon;
B) René Descartes;
C) Karl Marx;
D) Isaac Newton;
E) Gottfried Wilhelm Leibniz
B) René Descartes;
C) Karl Marx;
D) Isaac Newton;
E) Gottfried Wilhelm Leibniz
13-
Francis Bacon é um dos filósofos
modernos que mais contribuiu para a teoria do conhecimento assumir o
lugar central do pensamento moderno. Em sua obra Novum Organum,
aprofunda a investigação sobre a capacidade humana para o erro e a
verdade. Uma das grandes contribuições de Bacon é sua formulação
sobre a teoria da indução, a qual a partir de sua obra ganha uma
eficácia e amplitude maior no debate sobre o método nas ciências
modernas. O principio da INDUÇÂO requer que:
A) Se articule
razão com sentimentos e emoções;
B) O estudo priorize o referencial teórico;
C) Todo conhecimento parte da experiência da realidade, a partir da observação direta dos objetos de estudo;
D) O método científico parta do conceito universal;
E) O conhecimento deve partir do universal para chegar ao particular.
B) O estudo priorize o referencial teórico;
C) Todo conhecimento parte da experiência da realidade, a partir da observação direta dos objetos de estudo;
D) O método científico parta do conceito universal;
E) O conhecimento deve partir do universal para chegar ao particular.
14- "A razão humana não é somente razão teórica, ou seja, capaz de conhecer, mas também razão prática, capaz de determinar a vontade e a ação moral. Trata-se, portanto, de mostrar que a razão é suficiente por si só (sem o auxílio de impulsos sensíveis) para mover a vontade porque apenas neste caso podem existir princípios morais válidos sem exceção para todos os homens, ou seja, leis morais universais".
(In:
REALE, Giovani. História da Filosofia: De Spinosa a Kant, v.4 São
Paulo: Paulus, 2003, p.376).
Essas afirmações correspondem às reflexões filosóficas de qual pensador?
Essas afirmações correspondem às reflexões filosóficas de qual pensador?
a. Jean-Jacques Rousseau.
b. David Hume.
c. Immanuel Kant.
d. Benedito Spinosa.
e. Thomas
Hobbes.
15-
"O anúncio da morte de Deus indica o
progressivo desaparecimento na cultura do homem moderno de todas as
filosofias, religiões, ou ideologias que no passado exerciam a
tarefa de iludi-lo e consolá-lo. O Super-homem, aquele que é capaz
de suportar psicologicamente esse evento, não necessita mais de
ilusões tranquilizadoras porque com o espírito dionisíaco aceita a
vida com o seu caos intrínseco e ausência de sentido".
(In:
NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia: das origens à
idade moderna. São Paulo: Globo, 2005, p.413).
A qual filósofo essa reflexão pode ser associada?
a.Karl Marx.
b.Arthur Schopenhauer.
c.Friedrich Nietzsche.
d.Jean-Paul Sartre.
e.Friedrich Engels.
A qual filósofo essa reflexão pode ser associada?
a.Karl Marx.
b.Arthur Schopenhauer.
c.Friedrich Nietzsche.
d.Jean-Paul Sartre.
e.Friedrich Engels.
16-
Relacione os a utores (Coluna I), com suas
máximas (Coluna II).
Coluna I
1.Francis Bacon
2.Jonh Locke
3.Plauto e Thomas Hobbes
4.René Descartes
5.Augusto Comte
Coluna II
( ) "Penso logo existo".
( ) "Saber é Poder".
( ) "A mente é uma folha em branco".
( ) "O homem é o lobo do homem".
( ) "Ordem e Progresso".
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
a. 5, 2, 3, 1 e 4.
b. 4, 1, 2, 3 e 5.
c. 1, 2, 3, 4 e 5.
d. 4, 1, 5, 2 e 3.
e. 5, 1, 2, 3 e 4.
1.Francis Bacon
2.Jonh Locke
3.Plauto e Thomas Hobbes
4.René Descartes
5.Augusto Comte
Coluna II
( ) "Penso logo existo".
( ) "Saber é Poder".
( ) "A mente é uma folha em branco".
( ) "O homem é o lobo do homem".
( ) "Ordem e Progresso".
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
a. 5, 2, 3, 1 e 4.
b. 4, 1, 2, 3 e 5.
c. 1, 2, 3, 4 e 5.
d. 4, 1, 5, 2 e 3.
e. 5, 1, 2, 3 e 4.
17- Relacione os au tor es (Coluna I) com suas
obras (Coluna II).
I Coluna
I. Erasmo de Rotterdam.
II. Nicolau Maquiavel.
III. Michel de Montaigne.
IV. Tomás Morus .
V. Tomás Campanella .
II Coluna
( ) Utopia.
( ) Elogio à Loucura.
( ) A cidade do Sol.
( ) O Príncipe.
( ) Ensaios.
Assinale a sequência correta.
a. III, II, I, IV e V.
b. II, I, III, IV e V.
c. I, II, III, IV e V.
d. IV, I, V, II e III.
e. V, II, I, III e IV.
I. Erasmo de Rotterdam.
II. Nicolau Maquiavel.
III. Michel de Montaigne.
IV. Tomás Morus .
V. Tomás Campanella .
II Coluna
( ) Utopia.
( ) Elogio à Loucura.
( ) A cidade do Sol.
( ) O Príncipe.
( ) Ensaios.
Assinale a sequência correta.
a. III, II, I, IV e V.
b. II, I, III, IV e V.
c. I, II, III, IV e V.
d. IV, I, V, II e III.
e. V, II, I, III e IV.
18-
Analise as afirmativas.
"Se Deus
não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a
essência: este ser é o homem."
"[...] o homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define."
"[...] o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si mesmo, e como, no entanto é livre, uma vez que foi lançado no mundo é responsável pelo que faz."
"O homem é o futuro do homem."
As afirmativas compõem o núcleo filosófico de qual filósofo contemporâneo?
"[...] o homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define."
"[...] o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si mesmo, e como, no entanto é livre, uma vez que foi lançado no mundo é responsável pelo que faz."
"O homem é o futuro do homem."
As afirmativas compõem o núcleo filosófico de qual filósofo contemporâneo?
a.Theodoro W. Adorno.
b.Jürgen Habermas.
c.Jean-Paul Sartre.
d.Edgar Morin.
e.Zygmunt Bauman.
19- A primeira grande formulação do
princípio da contradição se encontra entre as teses defendidas
pelos Eleatas sobre o ser, que é a seguinte: "o ser não pode
não ser, o não ser não pode ser e o devir não existe".
Qual
filósofo a defendeu?
a.Platão.
b.Parmênides de Eléia.
c.Pitágoras de Samos.
d.Pródico de Céos.
e.Protágoras de Abdera.
a.Platão.
b.Parmênides de Eléia.
c.Pitágoras de Samos.
d.Pródico de Céos.
e.Protágoras de Abdera.
20-
Em meados do século V, em Atenas, um
grupo de intelectuais escandalizou os filósofos da época ao fazer
do saber profissão, oferecendo aulas de retórica e de eloquência
aos jovens da classe dirigente que pretendiam dedicar-se à carreira
política.
Como se chamou esse grupo?
a. Eleatas.
b. Monistas.
c. Pitagóricos.
d. Sofistas.
e. Socráticos.
a. Eleatas.
b. Monistas.
c. Pitagóricos.
d. Sofistas.
e. Socráticos.
21-
O ensino e a aprendizagem em filosofia é
uma atividade que implica uma dimensão de
(A) criação: criação
de conceitos.
(B) repetição: memorização de categorias.
(C) procedimentos: aprendizagem de análises de como fazer.
(D) criação: produção de textos.
(E) repetição: questionamentos já realizados por diversos filósofos sobre: "quem sou eu"?
(B) repetição: memorização de categorias.
(C) procedimentos: aprendizagem de análises de como fazer.
(D) criação: produção de textos.
(E) repetição: questionamentos já realizados por diversos filósofos sobre: "quem sou eu"?
22- Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que indica o objeto de estudo da lógica.
a) Juízos de
valor.
b) As leis formais do pensamento.
c) Razão e intuição.
d) A forma e a matéria.
e) Intuição e verdade.
b) As leis formais do pensamento.
c) Razão e intuição.
d) A forma e a matéria.
e) Intuição e verdade.
23- Em "A Ideologia Alemã", Marx e
Engels afirmam que a classe dominante luta sempre para não perder
seu status em relação à classe dominada. Para esta sociedade
dividida em classes, permanecer como tal, a melhor forma de
manutenção do poder é o(a):
a) insatisfação.
b) solidariedade.
c) convencimento.
d) descaso.
e) esclarecimento.
b) solidariedade.
c) convencimento.
d) descaso.
e) esclarecimento.
24- "Os povos revoltados devem ser
amputados antes que infectem o Estado inteiro. O mal deve ser
extirpado sempre a fim de que se mantenha o poder." Esse
pensamento moderno, condutor de muitas ações políticas
contemporâneas, pertence ao filósofo:
a) Hobbes.
b) Aristóteles.
c) Nietzsche.
d) Feuerbach.
e) Maquiavel.
b) Aristóteles.
c) Nietzsche.
d) Feuerbach.
e) Maquiavel.
--------------------------------------------------------------------------------
Prova 02
01- A respeito daquilo que Santo Tomás de Aquino pensa sobre a relação entre fé e razão, através da correlação entre teologia e filosofia, assinale a alternativa CORRETA.
03-
Analise as
afirmativas abaixo sobre a importância que Santo Agostinho atribui à
memória. Mas o que é o mais importante a ser lembrado? 01- A respeito daquilo que Santo Tomás de Aquino pensa sobre a relação entre fé e razão, através da correlação entre teologia e filosofia, assinale a alternativa CORRETA.
A( ) A filosofia pode contestar a teologia.
B( ) A teologia, de acordo com a filosofia, determina Deus como uma ideia reguladora da razão.
C( ) A teologia tem de se subordinar à filosofia.
D( ) Não há nenhuma relação entre fé e razão.
E( ) A fé orienta a razão.
B( ) A teologia, de acordo com a filosofia, determina Deus como uma ideia reguladora da razão.
C( ) A teologia tem de se subordinar à filosofia.
D( ) Não há nenhuma relação entre fé e razão.
E( ) A fé orienta a razão.
02-
Assinale a
alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Segundo
Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a
verdade?
A( ) Pela experiência empírica.
B( ) Pelo diálogo ecumênico.
C( ) Pela iluminação interior.
D( ) Pela ação do Demiurgo.
E( ) Pela dedução transcendental das categorias.
A( ) Pela experiência empírica.
B( ) Pelo diálogo ecumênico.
C( ) Pela iluminação interior.
D( ) Pela ação do Demiurgo.
E( ) Pela dedução transcendental das categorias.
I. Nossa
infância.
II. Nosso eu.
III. O pecado original.
IV. Deus.
V. Nossas imagens externas.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B( ) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
C( ) Somente a afirmativa II é correta.
D( ) Somente a afirmativa III é correta.
E( ) Somente a afirmativa IV é correta.
II. Nosso eu.
III. O pecado original.
IV. Deus.
V. Nossas imagens externas.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B( ) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
C( ) Somente a afirmativa II é correta.
D( ) Somente a afirmativa III é correta.
E( ) Somente a afirmativa IV é correta.
04-
Assinale a
alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Sabemos
das lutas de Santo Agostinho contra as heresias, especialmente no que
tange às suas interpretações do sentido histórico da religião
cristã. Uma destas heresias foi o Pelagianismo. Segundo Santo
Agostinho, em que consiste o erro a que essa heresia conduz?
A( ) Todos os seres humanos são hereges.
B( ) Se não há pecado original, então tampouco pode haver a missão salvadora de Jesus Cristo.
C( ) O ser humano é mau por natureza, não por escolha.
D( ) Deus, ao criar o ser humano, também criou o mal.
E( ) Não há como superar o mal.
A( ) Todos os seres humanos são hereges.
B( ) Se não há pecado original, então tampouco pode haver a missão salvadora de Jesus Cristo.
C( ) O ser humano é mau por natureza, não por escolha.
D( ) Deus, ao criar o ser humano, também criou o mal.
E( ) Não há como superar o mal.
Karl
Popper. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975,
p. 35.
Considerando o problema mencionado no fragmento de texto acima bem como a teoria epistemológica popperiana, assinale a opção correta.
A - A indução estabelece fronteiras claras entre o não científico e o científico.
B - A certeza científica fundamental é a psicológica.
C - A comparação lógica da conclusão das teorias e a investigação da forma lógica das teorias não pode servir como demonstração da correção dessas teorias.
D - A falseabilidade é critério de demarcação.
Considerando o problema mencionado no fragmento de texto acima bem como a teoria epistemológica popperiana, assinale a opção correta.
A - A indução estabelece fronteiras claras entre o não científico e o científico.
B - A certeza científica fundamental é a psicológica.
C - A comparação lógica da conclusão das teorias e a investigação da forma lógica das teorias não pode servir como demonstração da correção dessas teorias.
D - A falseabilidade é critério de demarcação.
E -
O cientista posiciona-se contra um
conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal-feitos e
elaborando outros mais adequados à realidade.
06-
Para Wittgenstein,
A - ética e
política são uma e a mesma coisa.
B - ética e estética são uma e a mesma coisa.
C - a ética subsume a estética.
D - a estética subsume a ética.
B - ética e estética são uma e a mesma coisa.
C - a ética subsume a estética.
D - a estética subsume a ética.
E - a ética subsume a
estética
07- Para Marx, a medida do valor é determinada
A - pela lei da oferta e da procura.
B - pelo tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de um valor de uso.
C - pelo desenvolvimento das forças produtivas.
D - pela relação entre o capital investido e a taxa de lucro aferida.
B - pelo tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de um valor de uso.
C - pelo desenvolvimento das forças produtivas.
D - pela relação entre o capital investido e a taxa de lucro aferida.
E - pela lei da procura.
08-
Em Filosofia do Direito, Hegel afirma que a
liberdade
A - consiste na identidade do interesse particular (da
família e da sociedade civil) com o interesse geral (do Estado).
B - consiste no reconhecimento racional pelos indivíduos do que representa o interesse universal do Estado.
C - consiste na subordinação dos indivíduos ao poder da razão.
D - só é possível pela subordinação dos indivíduos ao poder do Estado.
B - consiste no reconhecimento racional pelos indivíduos do que representa o interesse universal do Estado.
C - consiste na subordinação dos indivíduos ao poder da razão.
D - só é possível pela subordinação dos indivíduos ao poder do Estado.
E- consiste na
insubordinação dos indivíduos ao poder da razão.
09- Assinale a opção correspondente ao
imperativo categórico de Kant.
A - Age de tal modo que a máxima
de tua ação possa ser sempre erigida em princípio de uma
legislação universal.
B - Age de tal modo que a tua ação atenda ao princípio da razão e da igualdade entre os homens.
C - Age de tal modo que tua ação respeite as regras estabelecidas pela comunidade em que tu vives.
D - Age de tal modo que a tua ação esteja de acordo com os mandamentos de Deus.
B - Age de tal modo que a tua ação atenda ao princípio da razão e da igualdade entre os homens.
C - Age de tal modo que tua ação respeite as regras estabelecidas pela comunidade em que tu vives.
D - Age de tal modo que a tua ação esteja de acordo com os mandamentos de Deus.
E - Age de tal modo que a tua
ação não esteja de acordo com os mandamentos de Deus.
10-
Em seu célebre opúsculo, Resposta à
pergunta: O que é o esclarecimento?, Kant afirma que esclarecimento
é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é o
culpado. Para Kant, a menoridade provém do(a)
A - ignorância
natural do ser humano.
B - incapacidade de o indivíduo fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.
C - tutela que a religião exerce sobre o entendimento da maioria dos seres humanos.
D - mau uso que os indivíduos fazem de sua própria razão natural.
B - incapacidade de o indivíduo fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.
C - tutela que a religião exerce sobre o entendimento da maioria dos seres humanos.
D - mau uso que os indivíduos fazem de sua própria razão natural.
E - bom uso que os indivíduos fazem de sua
própria razão natural.
11- Para Rousseau,
A - a causa da
desigualdade humana é puramente natural.
B - há três tipos de desigualdade, uma natural ou física, e outra moral ou política.
C - a causa da desigualdade humana é puramente histórica.
D - as causas da desigualdade humana se originam do estabelecimento da propriedade privada.
B - há três tipos de desigualdade, uma natural ou física, e outra moral ou política.
C - a causa da desigualdade humana é puramente histórica.
D - as causas da desigualdade humana se originam do estabelecimento da propriedade privada.
E - há cinco tipos de
desigualdade, uma natural ou física, e outra moral ou política.
12-
Para Locke, a liberdade natural do homem
A - consiste em estar livre de qualquer poder superior na Terra,
tendo somente a lei da natureza como regra para ordenar suas ações,
sem precisar pedir permissão ou depender da vontade de qualquer
outro homem.
B - é a liberdade para qualquer um fazer o que lhe apraz, viver como lhe convém, sem ser refreado por leis.
C - importa em ter regra permanente pela qual viva, comum a todos os membros de uma sociedade.
D - é o estado de guerra de todos contra todos.
B - é a liberdade para qualquer um fazer o que lhe apraz, viver como lhe convém, sem ser refreado por leis.
C - importa em ter regra permanente pela qual viva, comum a todos os membros de uma sociedade.
D - é o estado de guerra de todos contra todos.
E- é o estado de paz de todos.
13-
Em O Príncipe, Maquiavel afirma que
A
- a fortuna governa todas as ações humanas.
B - Deus governa todas as ações humanas.
C - as coisas do mundo são governadas pela natureza ou por Deus.
D - a fortuna governa metade de nossas ações e nos deixa
governar a outra metade.
B - Deus governa todas as ações humanas.
C - as coisas do mundo são governadas pela natureza ou por Deus.
D - a fortuna governa metade de nossas ações e nos deixa
governar a outra metade.
E- Deus é bom mas não governa as ações humanas.
14 - Para Hobbes, o estado de natureza
A - é idêntico ao estado de guerra.
B - implica a liberdade para cada um fazer o que bem lhe aprouver.
C - faz homens livres e responsáveis pelas próprias ações.
D - é um estado de paz, de harmonia e de assistência mútua.
E- A - é idêntico ao estado de paz.
15-
Segundo David Hume, todas as nossas
inferências extraídas da experiência fundam-se
(A) na própria
razão.
(B) nos hábitos ou costumes.
(C) no raciocínio lógico-matemático.
(D) na análise dos conceitos empíricos.
(B) nos hábitos ou costumes.
(C) no raciocínio lógico-matemático.
(D) na análise dos conceitos empíricos.
(D) na análise dos conceitos religiosos.
16-
Na História da Filosofia, várias foram
as tentativas de listar os pensadores mais importantes e suas ideias
fundamentais. A seguir, são apresentados cinco grandes filósofos,
da antiguidade clássica, do medievo e da modernidade. Relacione a
coluna dos filósofos com a que apresenta ideias sobre educação,
conhecimento e processos de socialização.
I - Sócrates
II - Santo Agostinho
III - René Descartes
IV - Karl Marx
(P) Não há nada no intelecto que não tenha passado pelos sentidos.
(Q) Se duvido, penso e se penso, logo existo.
(R) Todas as coisas são boas, e o mal é ausência do bem.
(S) Os filósofos pensaram o mundo, mas importa transformá-lo.
(T) Só sei que nada sei.
A relação correta é:
(A) I - P ; II - R ; III - S ; IV - Q
(B) I - P ; II - S ; III - T ; IV - R
(C) I - S ; II - P ; III - Q ; IV - R
(D) I - T ; II - P ; III - R ; IV - S
(E) I - T ; II - R ; III - Q ; IV - S
II - Santo Agostinho
III - René Descartes
IV - Karl Marx
(P) Não há nada no intelecto que não tenha passado pelos sentidos.
(Q) Se duvido, penso e se penso, logo existo.
(R) Todas as coisas são boas, e o mal é ausência do bem.
(S) Os filósofos pensaram o mundo, mas importa transformá-lo.
(T) Só sei que nada sei.
A relação correta é:
(A) I - P ; II - R ; III - S ; IV - Q
(B) I - P ; II - S ; III - T ; IV - R
(C) I - S ; II - P ; III - Q ; IV - R
(D) I - T ; II - P ; III - R ; IV - S
(E) I - T ; II - R ; III - Q ; IV - S
17-
Leia o enunciado e assinale a alternativa
correta. Indique o primeiro tratado que faz relação entre filosofia
e política:
a) O Espírito das Leis, deCharles de Montesquieu
b) O Leviatã, Thomas Hobbes.
c) A República, de Platão.
d) Dois tratados sobre o governo, John Locke
e) Principe de Maquiavel.
18-
Uma das teses centrais do pensamento
político moderno é o contratualismo. O Estado é visto não mais
como expressão da natureza social do homem (Aristóteles), mas como
resultado de um pacto entre os homens a fim de tornar possível a
convivência pacífica entre os membros da sociedade e o exercício
do poder. Tal tese é encontrada com variações nas obras de:
a)
Hobbes, Tomás de Aquino e Maquiavel.
b) Maquiavel, Hugo Grotius e Bossuet.
c) Tomás de Aquino, John Locke e Marcílio de Pádua.
d) Galileu, Maquiavel e Rousseau.
e) Hobbes, John Locke e Rousseau.
b) Maquiavel, Hugo Grotius e Bossuet.
c) Tomás de Aquino, John Locke e Marcílio de Pádua.
d) Galileu, Maquiavel e Rousseau.
e) Hobbes, John Locke e Rousseau.
19-
Cartésio é considerado o "pai da
filosofia moderna" por vários motivos, entre os quais é
CORRETO citar:
a) Ter considerado a questão do conhecimento como
o primeiro problema filosófico a ser resolvido, fazendo a filosofia
iniciar-se não por questões ontológicas mas epistemológicas.
b) Por ter reclamado a matemática como fundamento de todas as ciências.
c) Por ser a principal referência teórica das grandes navegações.
d) Por ter separado a química da alquimia.
e) Por ter lançado os fundamentos do contratualismo.
b) Por ter reclamado a matemática como fundamento de todas as ciências.
c) Por ser a principal referência teórica das grandes navegações.
d) Por ter separado a química da alquimia.
e) Por ter lançado os fundamentos do contratualismo.
20-
O advento do cristianismo trouxe consigo
conceitos estranhos à filosofia grega, como criação, redenção,
fé etc. Esses conceitos foram incorporados ao saber filosófico na
Idade Média. Vários filósofos cristãos tiveram de enfrentar a
questão da relação entre fé e razão, entre eles
a) Averróis
e Agostinho.
b) Plotino e Tomás de Aquino.
c) Agostinho e Plotino.
d) Agostinho e Tomás de Aquino.
e) Porfírio e Plotino.
b) Plotino e Tomás de Aquino.
c) Agostinho e Plotino.
d) Agostinho e Tomás de Aquino.
e) Porfírio e Plotino.
21- Os processos de indução e de dedução
foram tratados nos Tópicos e nos Analíticos posteriores, na
Metafísica e Ética a Nicômaco.
As obras em destaque foram
escritas por
a) Platão.
b) Aristóteles.
c) Cartésio.
d) Kant.
e) E. Husserl.
a) Platão.
b) Aristóteles.
c) Cartésio.
d) Kant.
e) E. Husserl.
seleção muita boa
RispondiEliminaAmei
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