sabato 12 gennaio 2013

Prova de filosofia '2/01/2013'

01- Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE, as lacunas abaixo: 
Segundo ______________, o contrato social que possibilitou a saída do homem do estado de natureza não é legítimo, mas uma burla na qual os homens jamais deveriam ter consentido, pois os pobres, que teriam a perder apenas a liberdade, concederam o único bem que possuíam, sem ganhar nada em troca. Ele rejeita a tese de __________, segundo a qual o contrato põe fim ao estado de guerra e garante a segurança, e também a tese de ____________, segundo a qual o contrato social garantiria o usufruto da propriedade privada. 
a) Hobbes - Rousseau - Locke 
b) Locke - Hobbes - Rousseau 
c) Rousseau - Locke - Hegel 
  d) Rousseau - Hobbes - Locke 
e) Marx - Hobbes - Locke 

02-  Em sua obra intitulada "A República", Platão apresenta a alegoria da caverna, através da qual ele procura ilustrar os passos do que ele chama de "o amor ao conhecimento". Com relação a essa alegoria, analise os itens abaixo: 
I. Segundo a alegoria da caverna, o filósofo que chega à verdadeira realidade tem a missão de voltar à "caverna", mesmo que seja incompreendido pelos que ali estejam presos. 
II. As sombras na parede da caverna representam o mundo inteligível, a única realidade que pode ser percebida pelos homens acorrentados, enquanto que o mundo fora da caverna, visto pelo homem que consegue escapar, representa a verdadeira realidade: o mundo sensível. 
III. Para Platão, conhecer é conhecer o Bem, a Ideia Suprema que ilumina todas as outras ideias, tornando-as compreensíveis, da mesma maneira que a luz do sol ilumina toda a realidade na alegoria da caverna. 
Está(ão) CORRETO(S): 
a) Apenas o item III. 
  b) Apenas os itens I e III. 
c) Apenas os itens II e III. 
d) Apenas o item II. 
e) Todos os itens. 

03-  Segundo Celso Favaretto, o ensino de filosofia deve 
I. focar em processos reflexivos que busquem eliminar o acaso, articulando teorias e conceitos filosóficos na busca de alguma inteligibilidade ou significação para a existência. 
II. focar unicamente os constructos históricos da filosofia na busca da inteligibilidade. 
III. focar em leituras apenas de textos filosóficos como caminho único para o pensamento reflexivo. 
IV. fixar-se em discussões e críticas a partir de posições dos alunos durante as aulas. 
V. focar no estabelecimento de uma vasta coleção de conceitos, textos e/ou doutrinas. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
(A) IV. 
(B) II. 
(C) III. 
  (D) I. 
(E) V. 

04- Aristóteles afirma, na Metafísica, que a sabedoria não deve ser apenas a ciência ou o conhecimento
das causas, mas o conhecimento das causas primeiras e mais universais. Nesse contexto, a filosofia
surge como um retorno à sabedoria devido ao
A) desejo de expressar verdades científicas que expressem o formalismo da razão.
   B) espanto (pathòs) primitivo acerca do qual se especula sobre a natureza (physis).
C) impulso racionalista que obedece às exigências da vida na pólis.
D) conflito entre a perspectiva mítica e a explicação dos fenômenos a partir da própria natureza.

E) desejo de expressar verdades científicas que expressem o formalismo da fé.

05- A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos
de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia,
ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que
A) a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
B) os cidadãos não podiam  participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
C) o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo
participativo, cabe a todos na cidade.
D) a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
  E) os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.



06- As práticas políticas da Grécia, a partir do século VI a.C., se dão em torno da constituição da pólis
(Cidade-Estado). As consequências da pólis democrática trazem a perspectiva do modelo de cidadania
que se exerce através da participação. Os princípios da isonomia e da isegoria garantem a
reciprocidade das relações, pois ambos significam, respectivamente, direito de
A) exercer cargos políticos e vincular-se a uma doutrina religiosa.
B) construir moradia na cidade e fazer uso da palavra.
C) viver no ambiente urbano das cidades-Estado e participar das Ekklesias.
  D) tratar todos de forma igualitária perante a lei e expressar as opiniões livremente.

E) tratar todos de forma diferente perante a lei.

07- Segundo  Descartes para fundamentar o conhecimento,
é correto afirmar:
a) Todas as coisas se equivalem, não podendo ser discerníveis pelos sentidos nem pela razão, já que ambos são falhos
e limitados, portanto o conhecimento seguro detém-se nas opiniões que se apresentam certas e indubitáveis.
b) O conhecimento seguro que resiste à dúvida apresenta-se como algo relativo, tanto ao sujeito como às próprias
coisas que são percebidas de acordo com as circunstâncias em que ocorrem os fenômenos observados.
c) Pela dúvida metódica, reconhece-se a contingência do conhecimento, uma vez que somente as coisas percebidas
por meio da experiência sensível possuem existência real.
d) A dúvida manifesta a infinita confusão de opiniões que se pode observar no debate perpétuo e universal sobre o
conhecimento das coisas, sendo a existência de Deus a única certeza que se pode alcançar.
  e) A condição necessária para alcançar o conhecimento seguro consiste em submetê-lo sistematicamente a todas as possibilidades de erro, de modo que ele resista à dúvida mais obstinada.


08- Assinale a alternativa que corresponde ao critério de avaliação das teorias científicas empregado por Popper.
  a) Falseabilidade
b) Organicidade
c) Confiabilidade
d) Dialeticidade
e) Diferenciabilidade


09- om base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria da ação comunicativa de Habermas, é correto afirmar:
a) Contar uma mentira para outra pessoa buscando obter algo que desejamos e que sabemos que não receberíamos
se disséssemos a verdade é um exemplo de racionalidade comunicativa.
b) Realizar um debate entre os alunos de turma da faculdade buscando decidir democraticamente a melhor maneira de
arrecadar fundos para o baile de formatura é um exemplo de racionalidade instrumental.
c) Um adolescente que diz para seu pai que vai dormir na casa de um amigo, mas, na verdade, vai para uma festa com
amigos, é um exemplo de racionalidade comunicativa.
 d) Alguém que decide economizar dinheiro durante vários anos a fim de fazer uma viagem para os Estados Unidos da América é um exemplo de racionalidade instrumental.
e) Um grupo de amigos que se reúne para decidir democraticamente o que irão fazer com o dinheiro que ganharam em
um bolão da Mega Sena é um exemplo de racionalidade instrumental.


10- Com base nos  conhecimentos sobre John Locke, é correto afirmar:

I. O direito de rebelião é um direito natural e legítimo de todo cidadão sob a vigência da legalidade.
II. O Estado deve cuidar do bem-estar material dos cidadãos sem tomar partido em questões de matéria
religiosa.
III. O poder legislativo ocupa papel preponderante.
IV. Na estrutura de poder, dentro de certos limites, o Estado tem o poder de fazer as leis e obrigar que sejam
cumpridas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
  e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


11- O texto de Hobbes diverge de uma ideia central da filosofia política de Aristóteles.
Assinale a alternativa que identifica essa ideia aristotelica.
a) É inerente à condição humana viver segundo as condições adversas do estado de natureza.
 b) A sociabilidade se configura como natural aos seres humanos.
c) Os homens, no estado civil, perdem a bondade originária do homem natural.
d) A insociável sociabilidade é característica imanente às ações humanas.
e) O Estado é incapaz de prover a segurança dos súditos.

12- A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto é, a
mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria
prática.
(Aristóteles. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada ética em Aristóteles, pode-se dizer que a virtude ética
   a) reside no meio termo, que consiste numa escolha situada entre o excesso e a falta.
b) implica na escolha do que é conveniente no excesso e do que é prazeroso na falta.
c) consiste na eleição de um dos extremos como o mais adequado, isto é, ou o excesso ou a falta.
d) pauta-se na escolha do que é mais satisfatório em razão de preferências pragmáticas.
e) baseia-se no que é mais prazeroso em sintonia com o fato de que a natureza é que nos torna mais perfeitos.

13- Dentre as contribuições de Maquiavel à Filosofia Política, é correto afirmar:
a) Inaugurou a reflexão sobre a constituição do Estado ideal.
b) Estabeleceu critérios para a consolidação de um governo tirânico e despótico.
c) Consolidou a tábua de virtudes necessárias a um bom homem.
d) Fundou os procedimentos de verificação da correção das normas.
  e) Rompeu o vínculo de dependência entre o poder civil e a autoridade religiosa.


14- Com base  nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Platão, é correto afirmar::
a) Deus é o criador último da ideia, e o artífice, enquanto co-participante da criação divina, alcança a verdadeira causa
das coistas a partir do reflexo da ideia ou do simulacro que produz.
b) A participação das coisas às ideias permite admitir as realidades sensíveis como as causas verdadeiras acessíveis
à razão.
c) Os poetas são imitadores de simulacros e por intermédio da imitação não alcançam o conhecimento das
ideias como verdadeiras causas de todas as coisas.
d) As coisas belas se explicam por seus elementos físicos, como a cor e a figura, e na materialidade deles encontram
sua verdade: a beleza em si e por si.
e) A alma humana possui a mesma natureza das coisas sensíveis, razão pela qual se torna capaz de conhecê-las como
tais na percepção de sua aparência.

15- Por quê Sócrates não fugiu da sentença de beber cicuta?
a- Porque não conseguiu
b- Porque acreditava que deveria seguir as leis atenienses
c- Porque acreditava que a alma era imortal
d- Porque não tinha dinheiro para subornar o guarda, pois era pobre
  e- As alternativas b e c estão corretas



16-  Quem é o Principal representante da escola eleática?
a- Heráclito
b- Anáxagoras
c- Anaximandro
  d- Parmênides
e- Leucipo



17- Quem é considerado o pai da filosofia grega?
a- Anáxagoras
b- Anaximandro
c- Anaxímenes
d- Sócrates
   e- Tales de Mileto
18. O homem é a medida de todas as coisas é uma frase de :
a- Melisso
b- Górgias
c- Sócrates
   d- Protágoras
e- Xenofonte

19- Qual desses conjuntos de filósofos pertence à terceira fase do estoicismo, séculos depois da fundação da escola?
a- Crisipo, Cícero, Sêneca
b- Marco Aurélio, Creantes, Zenão
c- Sêneca, Zenão, Crisipo
   d-Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto
e- Epicteto, Crisipo, Cícero


20- Assinale o nome do pai de Sócrates.
a- Nícias





b- Lísimaco
  c- Sofronisco
d- Cléobulo
e-  Agatão


21- De acordo com o Art. 39 da LDB, a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de
A) educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
B) educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
C) educação profissional técnica de nível médio; educação profissional tecnológica de graduação; formação básica para o trabalho.
  D) educação profissional técnica de nível médio; educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação; formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
E) educação profissional técnica de nível Fundamental; educação de jovens e adultos; formação inicial e continuada ou qualificação profissional.






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