venerdì 18 gennaio 2013

Prova de filosofia 18/01/2013


01- Segundo Olgária Matos, na obra A filosofia e suas discretas esperanças. Docência, memória, gênero: estudos sobre a formação. São Paulo: Escrituras, 1997), o conceito de humanismo se desenvolve ao longo dos séculos, assumindo diferentes significados. 
Sobre isso: 
I. No período da Antiguidade Clássica, o humanismo seria desenvolvido através da Paideia, dizendo respeito aos valores morais e à formação do espírito culto. 
II. Na Idade Média, o humanismo se somava à divindade. 
III. No Renascimento, o humanismo representa o reconhecimento da dignidade do homem, enquanto ser finito, porém autônomo. 
IV. Kant traz um sentido moderno ao humanismo, ao entendê-lo em termos de dignidade, ou seja, de consciência sobre o respeito e obrigação dos homens entre si. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
(A) II e IV. 
(B) I, II e IV. 
(C) I, II e III. 
(D) II e III. 
   (E) I, III e IV. 

02-  De acordo com as Orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: 
... Assim, uma prática docente centrada no desenvolvimento de competências e habilidades e na realização de atividades escolares significativas e contextualizadas - que mobilizem e auxiliem na construção/reconstrução de diferentes conhecimentos por parte dos educandos, no âmbito dos trabalhos de uma dada disciplina - associa-se, necessariamente, a uma nova postura do educador. Uma postura centrada na mediação dos processos de construção/reconstrução dos conhecimentos escolares por parte dos educandos, e não na condição de mero retransmissor desses conhecimentos para os mesmos. 
Se tais premissas forem desenvolvidas e praticadas por educadores de diferentes disciplinas concomitantemente, inclusive no que se refere à prática de processos de avaliação centrados na observação do desenvolvimento dos educandos em relação às competências, habilidades e conceitos que estes mobilizam, constroem e reconstroem ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem, aí teremos um trabalho efetivamente 
(A) Construtivista. 
(B) Multidisciplinar. 
(C) Transdisciplinar. 
(D) Sociointeracionista. 
    (E) Interdisciplinar. 

03. Considere as seguintes afirmações de Dermeval Saviani: 
I. A educação permite a mediação entre o homem e a ética. 
II. A educação permite a mediação entre o homem e a cidadania. 
III. A educação permite a mediação entre a ética e a cidadania. 
Está correto o que se afirma em 
(A) II, apenas. 
(B) I, apenas. 
  (C) I, II e III. 
(D) III, apenas. 
(E) I e II, apenas. 

04- 
Em qual destes nasceu Rousseau?
     a) Genebra
b) Atenas
c) Pireu
d) Cítio 
e)  Eleia 

05- Qual a profissão do pai e da mãe de Sócrates?
    a) pintor e parteira
b) escultor e parteira
c) militar e escultora
d) oleiro e dona de casa
e) ferreiro e parteira


06- Por quê os aristotélicos são chamados de peripatéticos?

a) Porque eram rivais da Academia platônica.

b) Por causa da proximidade do Liceu com o jardim de um herói chamado Peripatos. 

     c) Porque caminhavam enquanto aprendiam. 

d) Porque Descartes assim os chamou, por julgar a escolástica coisa de patetas.

e) Porque Sto. Tomás de Aquino assim os batizou em sua Suma Teológica

 

07- Em Platão, podemos dizer que a ética é: I. Conjunto de regras que se deve impor à natureza humana.
II. Caminho a seguir para vir-a-ser.
III. Vida de acordo com o prazer para alcançar o bem.
IV. Felicidade possibilitada pelo mundo sensível.
V. Contemplação do bem, de acordo com a razão, a verdade e a justiça
Marque a opção correta. (UFMA 2003). 

a) I e V estão corretas

b) III e IV estão corretas 

    c) II e V estão corretas 

d) I e IV estão corretas

e) I e III estão corretas

 

08-   A causa da existência do mal em Leibniz é:

a) A escolha humana no livre arbítrio

b) O fato de Deus ter criado o mundo e se tornado oculto a ele 

c) A imperfeição dos seres, que se fossem perfeitos seriam Deus 

d) O não perdão de Deus ao pecado original

e) A predestinação

 

09- Para Santo Tomás de Aquino, um dos princípios do conhecimento humano era o princípio da causa eficiente. Esse princípio da causa eficiente exigia que o ser contingente

A) não exigisse causa alguma.
B) fosse causado pelo intelecto humano.
     C) fosse causado pelo ser necessário. 

D) fosse causado por acidentes casuais.
E) fosse causado pelo nada.
 

 

10- Analise os iteis abaixo.

I - Quem escreveu o Tractatus Logico-Philosophicus foi Wittgenstein,

II- Nome do colégio onde Nietzsche estudou na infância. Rigorosíssimo, formou outros gênios, como Goethe é La Fleché.

III- A filosofia de George Bataille é fortemente influenciada por Nietzsche e pelo surrealismo, procurando apontar as formas de exacerbamento que possam trazer de volta a heteronomia perdida na sociedade moderna. 

IV- Nietzsche influenciou pensadores diversos como Deleuze, Wittgenstein, Derrida e Bataille.

 Marque a opção correta

 

a) I e V estão corretas

b) III e IV estão corretas 

c) II e V estão corretas 

d) I e IV estão corretas

   e) I e III estão corretas

 

11- Quem foi Górgias?

a) Um discípulo de Sócrates

b) Um discípulo de Platão 

c) Um sofista 

d) Um membro da Academia

e) Um filósofo Pré-Socrático

 

12- A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.

a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano. 

b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
     d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo. 

e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação. 

 

13- Para Locke, o poder 

A) encontra-se na soberania do poder executivo.
B) é confiado aos governantes e não pode ser contestado em hipótese alguma.
     C) é confiado aos governantes, podendo haver insurreicão, caso eles não visem o bem público.
D) é absoluto e não há possibilidade de instituir-se um novo pacto.
E) é instituído pela vontade geral.
 

 

14- Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade

A) apenas pela fé em Deus.
B) pelo método alegórico aplicado à interpretação da Bíblia.
     C) pela iluminação divina.
 

D) pela recordação da alma que estava junto a Deus.
E) pelos sentidos e pelo intelecto.
 

 

15- Segundo Marx (séc. XIX), o Estado é  

A) garantidor do bem-comum, da justiça, da ordem, da lei, da paz, da segurança e da liberdade para todas as classes sociais.
B) o aparato da ordem e da força pública, sendo um poder público distante e separado da sociedade civil, garantidor de justiça para todas as classes sociais.
C) garantidor do direito de propriedade privada e expressão do interesse geral, intervindo para impedir a luta de classes.

     D) a expressão legal - jurídica e policial - dos interesses de uma classe social particular, a classe dos proprietários privados dos meios de produção ou classe dominante. 

E) N.D,A. 

 

16-  Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga?

a) Pitágoras 

    b) Tales de Mileto 

c) Anaxímedes

d) Sócrates

e) Xenofonte


17 - Filósofo cuja teoria desiludiu Sócrates em sua juventude 

a) Anaxímedes 

     b) Anáxagoras 

c) Aristarco

d) Pitágoras

e) Demócrito

 

18- Aonde nasceu Locke? 

     a) Wrington 

b) Londres

c) Liverpool

d) Cambridge

e) La Haye 

 

19- Pai do liberalismo, defendeu o direito sagrado à propriedade: 

a) Adam Smith

b) Malthus

c) Pareto

d) Hobbes 

    e) Locke 

 

20- Assinale a frase que mais se adequa a Frege

a) Criou a geometria não-euclidiana.

b) foi autor, junto com Whitehead, de Principia Matematica.

c) No dizer de Bochensky, o maior filósofo da linguagem do século XX.

d) foi professor de Bertrand Russel 

    e )reduziu a matemática à lógica. 

 

 

   

  

Nessun commento:

Posta un commento