mercoledì 9 gennaio 2013

Vestibular 2008 - Pontífica Universidade Católica do Paraná - PUC-PR



Prova inteligente
 

FILOSOFIA

33. "Ciência e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, se não quando se lhe obedece. E o que à contemplação apresenta-se como causa é regra na prática". Em relação a esse aforismo III do Livro I do Novum Organum de Francis Bacon, considere a alternativa que apresenta a interpretação CORRETA:
A) O saber, para Bacon, é uma forma de alterarmos as leis da natureza e, com isso, seus fenômenos podem ser controlados tendo em vista um benefício humano.
B) O autor menciona que o conhecimento, o saber, está ligado ao poder, ou seja, mediante o conhecimento é possível, de maneira segura e rigorosa, conquistar o poder sobre a natureza.
C) Para Bacon, é inerente ao saber uma forma de controle sobre a natureza, mas principalmente sobre as pessoas, possibilitando um poder incondicional ao detentor do saber.
D) O saber já possui um valor em si mesmo, o que conduz, conseqüentemente, de acordo com Bacon, a um poder.
E) O que Bacon pretende dizer é que o saber nem sempre tem uma relação com a prática e que é a conveniência individual desse saber que determina seu valor.

34. Em relação à definição de Bem apresentada por Aristóteles, no Livro I da Ética a Nicômaco, considere as seguintes alternativas:
I. O Bem é algo que está em todas as coisas, sendo identificada nos objetos, mas não entre os homens.
II. O Bem é aquilo a que todas as coisas tendem, ou seja, o bem é definido em função de um fim.
III. O Bem é o meio para termos uma ciência eficiente e útil, tal como a arte médica será eficiente se tivermos o bem como meio de sua prática.
IV. O Bem é algo abstrato, de difícil acesso à compreensão humana.
De acordo com tais afirmações, podemos dizer que:
A) Apenas a alternativa II está correta.
B) As alternativas II e III estão corretas.
C) Todas as alternativas estão corretas.
D) As alternativas III e IV estão corretas.
E) Apenas a alternativa III está correta.

35. Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, "felicidade [...] é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie".
Assinale a alternativa que NÃO condiz com a referida definição aristotélica de felicidade:
A) Felicidade só é possível mediante uma capacidade racional, própria do homem.
B) Ter felicidade é obter coisas nobres e boas da vida que só são alcançadas pelos que agem retamente.
C) Felicidade é uma fantasia que o homem cria para si.
D) Nenhum outro animal atinge a felicidade a não ser o homem, pois os demais não podem participar de tal atividade.
E) A finalidade das ações humanas, o Bem do homem, é a felicidade.

36. A partir do livro Vigiar e Punir, de Michel Foucault, considere as seguintes afirmações a respeito da disciplina:
I. Ela é exercida de diferentes formas e tem como finalidade única a habilidade do corpo.
II. Ela pode ser entendida como a estratégia empregada para o controle minucioso das operações do corpo, sendo seu efeito maior a constituição de um indivíduo dócil e útil.
III. Ela se constitui também pelo controle do horário de execução de atividades, em que o tempo medido e pago deve ser sem defeito e, em seu transcurso, o corpo deve ficar aplicado a seu exercício.
De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que:
A) Todas as afirmações estão corretas.
B) A afirmação I está incorreta.
C) Apenas a afirmação III está correta.
D) As alternativas II e III estão incorretas.
E) Apenas a afirmação II está correta.

37. Michel Foucault, em Vigiar e Punir, apresenta duas imagens de disciplina: a disciplina-bloco e a disciplina-mecanismo. Para mostrar como esses dois modelos se desenvolveram, o autor destaca dois casos: o medieval da peste e o moderno do panóptico. Assinale, portanto, a alternativa INCORRETA:
A) A disciplina-bloco se estabeleceu com o esquema moderno do panóptico, uma vez que a disciplinamecanismo, desenvolvida no período medieval para resolver o problema da peste, estava em falência.
B) A disciplina-bloco se refere à instituição fechada, totalmente voltada para funções negativas, proibitivas e impeditivas.
C) A disciplina-mecanismo é um dispositivo funcional que visa otimizar e tornar mais rápido o exercício do poder, mediante o modelo panóptico.
D) É possível dizer que houve um processo de mudança da disciplina-bloco para a disciplinamecanismo, passando pelas etapas de inversão funcional das disciplinas, ramificação dos mecanismos e estatização dos mecanismos disciplinares.
E) A disciplina-mecanismo tem como estratégia a vigilância múltipla, inter-relacionada e contínua, pela qual o indivíduo deve saber que é vigiado e, por conseqüência, o poder se exerce automaticamente.

38. De acordo com as intenções de Rousseau em Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, considere as seguintes afirmações:
I. Nessa obra, Rousseau analisa a degeneração da moralidade da natureza humana e atribui responsabilidade à própria civilização pela queda moral do homem.
II. A sociedade, ao ver de Rousseau, impôs aos seus indivíduos uma uniformidade artificial de comportamento, levando-os a ignorar os deveres e as necessidades fundamentais da natureza humana.
III. O desenvolvimento da sociedade, para Rousseau, trouxe a possibilidade de o homem fazer uso de seu livre-arbítrio, tornando-se autosuficiente.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:
A) As três afirmações estão incorretas.
B) As afirmações I e III estão corretas.
C) Apenas a afirmação I está correta.
D) Apenas a afirmação III está correta.
E) As afirmações I e II estão corretas.

39. "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo". Levando em conta a principal idéia que Rousseau quer transmitir com essa afirmação, assinale a alternativa VERDADEIRA:
A) A propriedade privada, já existente antes da sociedade civil, trouxe a possibilidade de melhor organização entre os indivíduos e, conseqüentemente, facilitou sua convivência.
B) A propriedade privada é um direito natural fundado no trabalho.
C) A expressão "isto é meu" da frase de Rousseau quer mostrar que naturalmente o homem anseia por propriedade privada.
D) A sociedade civil tem sua origem na propriedade privada que, junto consigo, trouxe os principais problemas entre os homens.
E) O fundador da sociedade civil era um pensador grego que tinha grande capacidade de persuasão.

40. Em relação ao sentido que São Tomás de Aquino aplica à virtude da Prudência, considere as seguintes afirmações:
I. A grande contribuição desse texto de São Tomás é apresentar a idéia de Prudência como aquela que passou a ser entendida desde então como cautela, que tem como base o sentimento de cada indivíduo.
II. Para esse pensador medieval, a prudência é a reta razão aplicada ao agir, ou seja, uma virtude que possibilita ao ser humano encontrar, em cada decisão a ser tomada, aquela que indica o "caminho certo".
III. Prudência, para São Tomás, é uma virtude especial que nem todos os homens possuem, pois depende de uma capacidade intuitiva.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:
A) Apenas afirmação II está correta.
B) As afirmações I e II estão corretas.
C) As afirmações I e III estão corretas.
D) Nenhuma afirmação está correta.
E) Apenas a afirmação III está correta.

GAbarito:
33B - 34A - 35C - 36B - 37A - 38E - 39D - 40A 

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Outras 
01- - O que favorece o aparecimento da filosofia na Grécia antiga?
1. A condição geográfica.
2. O fato de Atenas estar em pleno desenvolvimento político-cultural.
3. A invenção da moeda, do calendário e do alfabeto.
4. As discussões políticas em praça pública. 
5. O fato de Platão e Aristóteles terem nascido lá.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente os itens 1, 2 e 3 são verdadeiros.
b) Somente os itens 1, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
c) Somente os itens 2, 4 e 5 são verdadeiros.
d) Somente os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.
e) Os itens 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
 
02 - Filosofo que foi  Membro da Academia Francesa, em 1928 recebeu o prêmio Nobel de literatura. Sua filosofia pretendia ser fiel à realidade, entendendo-a como algo que não pode ser concebido, reduzido, nem envolvido pelos "fatos" dos positivistas.
O texto acima se refere a:
a) Martin Heidegger.
b) Friedrich Nietzsche.
c) Jean Lacroix. 
d) Henri Bérgson.
e) Emmanuel Mounier. 
03- Positivismo:  Foram seus principais representantes na França e na Inglaterra, respectivamente:
a) Auguste Comte e John Stuart Mill.
b) Leszek Kolakowski e Ernest Heckel.
c) Marie-François-Pierre Maine de Biran e Roberto Ardigò.
d) Herbert Spencer e Jakob Moleschott.
e) Soren Kierkegaard e Ernest Heckel.
 
04 - Guilherme de Ockhan (1280-1349).  Além de empirista, ficou conhecido na história da filosofia como:
a) aristotélico, averroísta e tomista. 
b) o príncipe dos nominalistas.
c) platonista, idealista e anticlericanista.
d) o fundador da nova lógica.
e) agostiniano e boaventurista. 
05- O filósofo que disse que Hume o acordou de seu sonho dogmático, revolucionou a moral da época com suas críticas e muito influenciou a Revolução Francesa 1789, sendo conhecido como principal filósofo do iluminismo.
a) Heidegger
b) Schopenhauer 
c) Kant
d) Voltaire
e) Marx
 
06 - O princípio da não-contradição diz que "o ser não pode ser e não-ser do mesmo modo e do mesmo aspecto". Seu autor e criador das bases da lógica formal é:a) Aristóteles. 
b) Parmênides.
a) Platão.
d) Plotino.
e) Sócrates. 
07- Engels e Marx, ambos, do mesmo modo que Feuerbach na sua dialética do eu e do tu, queriam abolir uma oposição dicotômica. Qual?

a) homem e natureza.
b) alma e corpo.
c) sujeito e objeto.
d) causa e efeito.
e) espaço e tempo.
 
08 - Martin Heidegger (1889-1976), qual das obras abaixo pewrtence a este filosofo?
a) O nome da rosa.
b) Ser e nada. 
c) Ser e tempo.
d) Ser e não-ser. 

09-  Francis Bacon (1561-1626). Seu lema era:
a) Querer é conhecer.
b) Tem que se ver para se crer.
c) Perceber é dominar. 
d) Saber é poder.
e) Educar é observar.
 
10- No período helenista, a questão da moral se formulou em duas tendências opostas: Bem e Mal.
Assinale a alternativa que apresenta essas tendências, respectivamente.
a) Hedonismo e Epicurismo.
b) Hedonismo e Estoicismo.
c) Estoicismo e Idealismo.
d) Realismo e Idealismo.
e) Hedonismo e Idealismo. 

11- O pólo de atenção da filosofia moderna difere da grega por que passa a centrar-se:
a) na existência do objeto e da realidade do mundo.
b) no sujeito e na questão do conhecimento.
c) na idéia de que o pensamento deve concordar com o objeto e vice-versa.
d) no fato de buscar uma verdade primeira que possa ser posta em dúvida.
e) na afirmação do senso comum e no destaque do testemunho dos sentidos.

12- Do ponto de vista epistemológico, é correto afirmar:
1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das idéias gerais e essências imutáveis.
2. O mundo dos fenômenos só existe se participa do mundo das idéias.
3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
5. As idéias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a idéia de Bem.
Assinale a alternativa correta. 

a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras. 
c) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. 

13- Segundo Aristóteles e as  quatro causas, que são:
a) causa material, causa atual, causa formal e causa sensível.
b) causa substancial, causa atual, causa formal e causa sensível.
c) causa material, causa eficiente, causa formal e
causa sensível.
d) causa substancial, causa atual, causa substancial e causa sensível.
e) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final. 

14- Considere a frase: "O homem é a medida de todas as coisas". Quem foi seu autor e o que significa?
a) O autor foi Protágoras e significa que, sendo o logos divino, todo conhecimento humano é relativo.
b) O autor foi Protágoras e significa, na verdade, uma exaltação da capacidade humana de construir a verdade.
c) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino, mas decorrência do exercício técnico humano.
d) O autor foi Górgias e significa que todo conhecimento é relativo e exercício técnico humano.
e) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino nem exercício técnico humano. 

15- A teoria da autonomia dos três poderes foi desenvolvida por:
a) Diderot.
b) Voltaire. 
c) Montesquieu.
d) Vico.
e) Maquiavel.
 
16 - A célebre  frase "a natureza é um livro escrito em caracteres matemáticos", formulada por:
a) Descartes.
b) Copérnico.
c) Newton.
d) Bacon. 
e) Galileu. 

17- Em  O príncipe, de 1513, Nicolau Maquiavel disse que a finalidade da política se define pela tomada e pela manutenção do poder. Um dos conceitos trabalhados, nessa obra, é o de virtu que significa:
1. qualidade do dirigente de tomar e manter o poder.
2. qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras e feitos.
3. poder humano de efetuar mudanças e de controlar eventos ou poder de gerir a outra metade que não fica a cargo da fortuna ou do destino.
4. qualidade de quem governa que o faz ser amado e respeitado; ser respeitado é ser temido sem ser odiado.
5. qualidade de ser amado como um pai, embora isso caracterize o poder do déspota.
Assinale a alternativa correta. 
a) Apenas os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.
b) Apenas os itens 1, 2 e 5 são verdadeiros.
c) Apenas os itens 3 e 4 são verdadeiros.
d) Apenas os itens 1, 4 e 5 são verdadeiros.
e) Apenas os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros. 
18- As obras de autoria de Nietzsche não incluem
A - Assim Falou Zaratustra.
B - Além do Bem e do Mal.
C - Genealogia da Moral.
D - A Gaia Ciência.
E - Antropologia da Moral.
 
19 - Por epistemologia entende-se
A - o conjunto das disciplinas científicas.
B - o estudo das temáticas internas às disciplinas científicas.
C - o estudo crítico da pesquisa científica e da própria noção de ciência.
D - a análise científica dos princípios de semelhança.
E - o desenvolvimento da lógica medieval.
 
 
 
20- Assinale a opção que apresenta a reflexão da qual deriva o convite de Epicuro a não se temer a morte.
A - Quando a morte chega, já não se está mais presente e, portanto, não se pode mais sofrer.
B - Suportar a chegada da morte é um ato de máxima coragem e fortaleza.
C - A morte é a libertação das amarras do corpo e dos sofrimentos da vida.
D - Aceitar a morte com desapego à vida é sinal do sábio, que vive com desapego às paixões.
E - A morte é somente uma passagem para outra condição, imortal. 

21- O silogismo aristotélico é
A - formado por duas proposições.
B - apresentado sob a forma de hipóteses.
C - constituído por três raciocínios distintos.
D - é verdadeiro, independentemente da verdade de sua premissa, desde que seja correto.
E - Formado por três proposições.

22-  À condenação de 1633, Galileu Galilei reagiu com a
A - perda da fé.
B - abjuração e a renúncia à pesquisa científica.
C - abjuração, mas continuou a pesquisa científica e os contatos com os outros cientistas de sua época.
D - continuação da pesquisa em segredo.
E - sua recolhida a um monastério e a renúncia à pesquisa, após uma crise espiritual. 
23- Essa ideia educacional da severidade, em que irrefletidamente muitos podem até acreditar, é totalmente equivocada. A ideia de que a virilidade consiste em um grau máximo da capacidade de suportar dor de há muito se converteu em fachada de um masoquismo que - como mostrou a psicologia - se identifica com muita facilidade ao sadismo. O elogiado objetivo de "ser duro" de uma tal educação significa indiferença contra a dor em geral. No que, inclusive, nem se diferencia tanto a dor do outro e a dor de si próprio. Quem é severo consigo mesmo adquire o direito de ser severo também com os outros, vingando-se da dor cujas manifestações precisou ocultar e reprimir. Tanto é necessário tornar consciente esse mecanismo quanto se impõe a promoção de uma educação que não premia a dor e a capacidade de suportá-la, como acontecia antigamente. Dito de outro modo: a educação precisa levar a sério o que já de há muito é do conhecimento da filosofia: que o medo não deve ser reprimido.
Theodor W. Adorno. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 119-29.

Tendo as ideias expressas no texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca da filosofia da educação.

A - A educação deve educar para o medo do castigo.
B - Severidade e virilidade são facilmente confundidas no âmbito educativo com valores de coragem.
C - A educação deve reprimir o medo.
D - Quem é severo consigo mesmo será acolhedor do outro.
E - A educação hoje deve premiar a capacidade de suportar a dor.
 

  24-  Assinale a opção correta com relação ao pensamento político de Maquiavel.

A - Para Maquiavel, a ação política deve basear-se na consideração daquilo que os homens são realmente e não do que deveriam ser.
B - Em sua redução aos princípios, Maquiavel considera essencial para a Itália o reconhecimento da função do Papado.
C - Maquiavel é um idealista político.
D - A abolição da propriedade privada, como para Campanella, era uma das propostas de Maquiavel.
E - Maquiavel é o autor, em política, da famosa frase: "Esqueçam aquilo que escrevi". 

25- Assinale a opção que apresenta uma frase célebre tradicionalmente associada à figura de Sócrates.
A - Conhece-te a ti mesmo.
B - Faça aos outros o que você deseja que te seja feito.
C - Não matarás.
D - O homem é a medida de todas as coisas.
E - O filósofo é o homem que desperta e fala. 

 
 


 
 
 
 



 



 

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