lunedì 14 gennaio 2013

Prova de Filosofia 14/01/2013

Fonte geral: Gogle
Outras fontes: Universidades diversas
Obs. 1º prova 1e 4
2º                     = 3º qts
01. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE, as lacunas abaixo:
Segundo ______________, o contrato social que possibilitou a saída do homem do estado de natureza não é legítimo, mas uma burla na qual os homens jamais deveriam ter consentido, pois os pobres, que teriam a perder apenas a liberdade, concederam o único bem que possuíam, sem ganhar nada em troca. Ele rejeita a tese de __________, segundo a qual o contrato põe fim ao estado de guerra e garante a segurança, e também a tese de ____________, segundo a qual o contrato social garantiria o usufruto da propriedade privada.
a) Hobbes - Rousseau - Locke
b) Locke - Hobbes - Rousseau
c) Rousseau - Locke - Hegel
   d) Rousseau - Hobbes - Locke
e) Marx - Hobbes - Locke

02. A palavra Filosofia é resultado da composição em grego de duas outras: philo e sophia. A partir do sentido desta composição e das características históricas que tornaram possível, na Grécia, o uso de tal palavra, pode-se afirmar que 

A) Sólon, mesmo sendo legislador, pode ser incluído na lista dos filósofos, visto que ele era dotado de um saber prático.
B) a palavra, atribuída primeiramente a Parmênides, indica a posse de um saber divino e pleno, tornando os homens verdadeiros deuses.
C) a Filosofia, como quer Aristóteles, é um saber técnico, possibilitando, pela posse ou não de uma habilidade, tornar alguns homens os melhores. 
  D) a Filosofia, na definição de Pitágoras, indica que o homem não possui um saber, mas o deseja, procurando a verdade por meio da observação.
E) qualquer um pode encontrar em si mesmo, pela intuição, a luz para o conhecimento. 

03. Filósofo contemporâneo de Tales de Mileto, para o qual o princípio da Physis é o apeíron, cujo constante movimento origina uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor - os quais constituem o mundo. Essa descrição refere-se a:
a) Anaxímenes.
b) Pitágoras.
c) Parmênides.
   d) Anaximandro.
e) Anaxágoras. 

04. Em sua obra intitulada "A República", Platão apresenta a alegoria da caverna, através da qual ele procura ilustrar os passos do que ele chama de "o amor ao conhecimento". Com relação a essa alegoria, analise os itens abaixo:
I. Segundo a alegoria da caverna, o filósofo que chega à verdadeira realidade tem a missão de voltar à "caverna", mesmo que seja incompreendido pelos que ali estejam presos.
II. As sombras na parede da caverna representam o mundo inteligível, a única realidade que pode ser percebida pelos homens acorrentados, enquanto que o mundo fora da caverna, visto pelo homem que consegue escapar, representa a verdadeira realidade: o mundo sensível.
III. Para Platão, conhecer é conhecer o Bem, a Ideia Suprema que ilumina todas as outras ideias, tornando-as compreensíveis, da mesma maneira que a luz do sol ilumina toda a realidade na alegoria da caverna.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas o item III.
  b) Apenas os itens I e III.
c) Apenas os itens II e III.
d) Apenas o item II.
e) Todos os itens.

05.  De que morreu Leibniz? 
a) Tuberculose 
    b) Gota 
c) Peste Negra
d) Assassinado
e) Acidentado

06. Acerca da obra "O Príncipe" de Maquiavel, é CORRETO afirmar que:
a) O objetivo supremo do governo é perpetuar-se no poder, não importando os meios para atingir esse fim.
b) O realismo político de Maquiavel não leva em conta considerações sobre justiça e moral, ainda que não deixe de assinalar determinados valores morais, os quais são considerados pelo autor como meios eficazes para a manutenção do poder.
c) Segundo o autor, o príncipe deve ser um homem de virtù, ou seja, aquele que, conhecendo as circunstâncias e, valendo-se da liberdade de que o homem dispõe, é capaz de arrebatá-las a seu favor.
d) O autor considera que, quando for necessário fazer o mal, é melhor que o príncipe o faça "todo de uma vez", enquanto que o bem deve ser feito aos poucos, para atrair a gratidão dos súditos.
  e) Todas as afirmativas anteriores estão corretas. 

07 . Segundo Celso Favaretto, o ensino de filosofia deve
I. focar em processos reflexivos que busquem eliminar o acaso, articulando teorias e conceitos filosóficos na busca de alguma inteligibilidade ou significação para a existência.
II. focar unicamente os constructos históricos da filosofia na busca da inteligibilidade.
III. focar em leituras apenas de textos filosóficos como caminho único para o pensamento reflexivo.
IV. fixar-se em discussões e críticas a partir de posições dos alunos durante as aulas.
V. focar no estabelecimento de uma vasta coleção de conceitos, textos e/ou doutrinas.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) IV.
(B) II.
(C) III.
   (D) I.
(E) V.

08. Celso Favaretto afirma: para que os alunos atinjam a inteligibilidade o professor deve propor exercícios
(A) operatórios, no sentido da teoria de Piaget.
(B) cartesianos, no sentido da teoria de Descartes.
(C) tecnicistas, no sentido da teoria de Skinner.
    (D) lúdicos, no sentido da teoria de Vygotsky.
(E) sensoriais, no sentido da teoria de Rousseau.

09.  Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade 
A) apenas pela fé em Deus. 
B) pelo método alegórico aplicado à interpretação da Bíblia. 
     C) pela iluminação divina.
D) pela recordação da alma que estava junto a Deus.

E) pelos sentidos e pelo intelecto.



10-  Aristóteles nasceu: 
a) Em Rodes
b) Em Atenas
c) Em Creta
  d) Na Macedônia 
e) Em Tebas

11- Qual é o primeiro livro filosófico de Rousseau 
a) Emílio
b) Nova Heloísa
c) Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens 
   e) Discurso sobre as ciências e as artes

12-  O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Agostinho  foi 
   A) Platão.
B) Aristóteles.
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides

13- Quem é a principal figura do Círculo de Viena? 
   a) Moritz Schilick 
b) Karl Popper
c) Friedrich Waissmann
d) Cleferson Cleiton
e) Wittgenstein 

14- Quem foi Pródico? 
a) Um discípulo de Sócrates
b) Um discípulo de Platão 
   c) Um sofista 
d) Um membro da Academia
e) Um filósofo Pré-Socrático 

15- Cartesius era o nome latino de Descartes. Daí, denominarem de cartesiano o pensamento do filosófo francês, Descartes.

Assinale a alternativa que caracteriza, corretamente, o pensamento cartesiano.
 

A) As idéias inatas são obscuras e falsas, já que o verdadeiro conhecimento "vem de fora". 
   B) As idéias inatas resultam, exclusivamente, da capacidade de pensar do homem, por isso, são verdadeiras, já que não nascem com eles. 
C) O fundamento do pensamento é a dúvida, já que é puro pensamento.
D) Para Descartes, Deus, era um ser perfeito e, nesse sentido, não se pode provar sua existência. 
E) O fundamento do pensamento é a empirico, já que é puro pensamento. 

16- Durante muito tempo desconhecidos na Europa medieval, os textos de Aristóteles se difundiram a partir do século XII. Suas obras chegaram ao ocidente europeu por intermédio  
a) de manuscritos gregos, preservados na Biblioteca do Vaticano e, durante longo tempo, mantidos em segredo pela Igreja.
b) dos monges beneditinos da Europa continental, que preservaram a cultura clássica em seus mosteiros.
c) de sacerdotes bizantinos, que freqüentavam as cortes reais da Europa e as grandes cidades do Ocidente. 
d) dos centros de cultura muçulmanos, sobretudo da península ibérica, cujos manuscritos, em árabe, foram traduzidos para o latim. 
e) dos venezianos e cavaleiros de França, que atacaram Constantinopla em 1204 e de lá trouxeram os manuscritos originais. 

17- Com base  nos conhecimentos sobre trabalho e lazer no capitalismo tardio, em Adorno e Horkheimer, é correto afirmar: 
a) Há um círculo vicioso que envolve o processo de trabalho e os momentos de lazer. Com o objetivo de fugir do trabalho mecanizado e repor as forças, o indivíduo busca refúgio no lazer, porém o lazer se estrutura com base na mesma lógica mecanizada do trabalho.
b) Apesar de se apresentarem como duas dimensões de um mesmo processo, lazer e trabalho se diferenciam no capitalismo tardio, na medida em que o primeiro é o espaço do desenvolvimento das potencialidades individuais, a exemplo da reflexão.
c) Mesmo sendo produzidas de acordo com um esquema mercadológico que fabrica cópias em ritmo industrial, as mercadorias acessadas nos momentos de lazer proporcionam ao indivíduo plena diversão e cultura.
d) Tanto o trabalho quanto o lazer preservam a autonomia do indivíduo, mesmo nos processos de mecanização que caracterizam a fabricação de mercadorias no capitalismo tardio.
e) As atividades de lazer no capitalismo tardio, como o cinema e a televisão, são caminhos para a politização e aquisição de cultura pelas massas, aproximando-as das verdadeiras obras de arte. 


18-  Tales, Anaximandro e Anaxímenes,  se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber:
a) Aletheia
   b) Physis
c) Cosmos
d) Uno
e) Sóphos



19-  A noção de imitação pode receber um sentido mais depreciativo ou mais valorizado. Platão define uma noção de imitação de maneira mais depreciativa. Essa noção se dá pelo conceito de
a) Aisthesis.
b) Physis.
c) Paideia.
  d) Mimesis.
e) Dike.



20- "Ele não era imoral (embora seu livro tenha sido proibido pela Igreja), mas colocava a ação política (construída pela soma da virtú e da fortuna) em primeiro plano, como uma área de ação autônoma levando a um rompimento com a moral social. A conduta moral e a ideia de virtude como valor para bem viver na sociedade não poderiam ser limitadores da prática política. O que se deve pensar é que o objetivo maior da política seria manter a estabilidade social e do governo a todo custo, uma vez que o contexto europeu era de guerras e disputas."
O texto acima refere-se a qual filósofo:
A) Jean Bodin;
B) René Descartes;
C) Thomas Hobbes;
   D) Nicolau Maquiavel;
E) James Diderot.
 

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