01- Platão rejeita a arte porque
A - ela não representa nada.
B - ela representa diretamente as Formas.
C - ela é cópia da cópia, isto é, porque ela representa a natureza, que por sua vez representa as Formas.
D - ela é causa do belo.
A - ela não representa nada.
B - ela representa diretamente as Formas.
C - ela é cópia da cópia, isto é, porque ela representa a natureza, que por sua vez representa as Formas.
D - ela é causa do belo.
E -
ela é causa do feio.
02-
Nietzsche, Marx e Freud foram reconhecidos
como praticantes da hermenêutica da suspeita. Acerca da relação
entre conhecimento e ideologia, julgue os itens a seguir.
I -
Para Marx, as idéias dominantes em uma sociedade bem arranjada são
idéias que promovem o bem-estar da classe dominante (classe
economicamente dominante).
II - Para Nietzsche, justificações morais são racionalizações ex post facto, e não têm nenhum valor cognitivo.
III - Para Freud, os desejos e, mais largamente, os estados mentais dos homens não são transparentes a eles mesmos.
IV - Para os três pensadores, algumas das pretensões humanas ao conhecimento são suspeitas por não terem sido obtidas da maneira relevante.
A quantidade de itens certos é igual a
A - 1.
B - 2.
C - 3.
D - 4.
II - Para Nietzsche, justificações morais são racionalizações ex post facto, e não têm nenhum valor cognitivo.
III - Para Freud, os desejos e, mais largamente, os estados mentais dos homens não são transparentes a eles mesmos.
IV - Para os três pensadores, algumas das pretensões humanas ao conhecimento são suspeitas por não terem sido obtidas da maneira relevante.
A quantidade de itens certos é igual a
A - 1.
B - 2.
C - 3.
D - 4.
E- Nda.
03- Entre as características da ciência
moderna, em contraponto à ciência medieval e à ciência antiga,
não se inclui
A - uma independência cada vez maior da visão de
mundo aristotélica.
B - a maior matematização da física e das demais ciências.
C - desconfiança das explicações teleológicas.
D - a substituição do modelo heliocêntrico do universo em prol do modelo geocêntrico.
B - a maior matematização da física e das demais ciências.
C - desconfiança das explicações teleológicas.
D - a substituição do modelo heliocêntrico do universo em prol do modelo geocêntrico.
E- nda.
04- Ainda com base no texto e na moral de
Sartre, é correto afirmar que
A - o que conta, para Sartre, não
é o valor de nossas ações, mas o modo como elas foram feitas - se
de má-fé ou com autenticidade.
B - há ações intrinsecamente ruins, que devem ser evitadas por todos.
C - maximizar a utilidade é a única fórmula moral em que se deve confiar.
D - os sentimentos devem servir de base para a tomada de decisões frente a conflitos morais.
E- minimizar a
utilidade é a única fórmula moral em que se deve confiar. B - há ações intrinsecamente ruins, que devem ser evitadas por todos.
C - maximizar a utilidade é a única fórmula moral em que se deve confiar.
D - os sentimentos devem servir de base para a tomada de decisões frente a conflitos morais.
05- Com base no texto acima, acerca do
existencialismo sartreano, assinale a opção correta.
A - O
homem é livre, mas só até certo ponto, pois ele é determinado
por fatores biológicos e sociais.
B - Dizer que o homem é condenado a ser livre é uma maneira irônica de dizer que o homem não é livre.
C - O homem é livre na medida em que é responsável, pois, um dia, terá de prestar contas de suas ações a Deus.
D - O homem é livre porque não tem uma essência predeterminada; ele é aquilo que ele faz de si.
B - Dizer que o homem é condenado a ser livre é uma maneira irônica de dizer que o homem não é livre.
C - O homem é livre na medida em que é responsável, pois, um dia, terá de prestar contas de suas ações a Deus.
D - O homem é livre porque não tem uma essência predeterminada; ele é aquilo que ele faz de si.
E- A - O
homem é livre, mas só até certo ponto.
06-
Ainda considerando o texto como
referência, assinale a opção incorreta, acerca das características
do mito grego que o distinguem da filosofia.
A - Há, no mito,
personificação de elementos naturais.
B - A autoridade das narrativas míticas advém das Musas.
C - Há, no mito, uma preocupação excessiva com a validade dos seus argumentos.
D - O mito é uma tentativa incipiente de explicar o lugar do homem no mundo.
B - A autoridade das narrativas míticas advém das Musas.
C - Há, no mito, uma preocupação excessiva com a validade dos seus argumentos.
D - O mito é uma tentativa incipiente de explicar o lugar do homem no mundo.
E - O mito é uma mentira.
07- Com base na filosofia moral de
Kant, assinale a opção correta.
A - O dever moral consiste em
maximizar a felicidade da humanidade.
B - Agir moralmente é um caminho seguro para alcançar a felicidade individual.
C - Quando há conflito entre felicidade e dever moral, deve-se sempre optar pelo último.
D - A felicidade consiste no exercício correto das virtudes.
B - Agir moralmente é um caminho seguro para alcançar a felicidade individual.
C - Quando há conflito entre felicidade e dever moral, deve-se sempre optar pelo último.
D - A felicidade consiste no exercício correto das virtudes.
E - A felicidade consiste no exercício correto das ideias.
08- O Estado é a realidade efetiva da Idéia
ética - o espírito ético enquanto vontade substancial, revelada,
clara a si mesma, que se pensa e se sabe, que executa o que sabe e à
medida em que o sabe. Ele tem sua existência imediata nos costumes,
sua existência mediada na consciência de si, no saber e na
atividade do indivíduo, assim como, por sua convicção, o indivíduo
possui sua liberdade substancial nele [Estado], que é sua essência,
seu fim e o produto de sua atividade.
G.W.F. Hegel, Filosofia do
Direito
A partir do texto, indique a alternativa correta.
a) O Estado hegeliano é uma estrutura dogmática, que realiza sua vontade a despeito das consciências e sobre elas.
b) O Estado é o único fim e o que determina aquilo que os indivíduos são, segundo Hegel.
c) Ser a realidade efetiva da idéia ética significa ser aquilo que de ético há nos costumes e nas consciências que se sabem parte de uma totalidade que os ultrapassa e determina.
d) A liberdade do indivíduo independe dessa estrutura abstrata que funciona apenas como instrumento de controle de suas mentes.
e) Segundo Hegel, o Estado é o proprietário da força de trabalho dos homens.
09- Benjamin, no ensaio "O narrador", refletiu sobre a condição da experiência na modernidade. Ele comenta, aí, a situação da forma literária do romance. Para ele, o surgimento do romance é:
A) o último sintoma do lento
desaparecimento da narrativa
B) o indício mais remoto do processo que termina no declínio da narrativa
C) a possibilidade de salvação da narrativa na modernidade
D) a perpetuação moderna da natureza da tradição oral antiga
E) uma forma nova, especificamente moderna, de narrativa
B) o indício mais remoto do processo que termina no declínio da narrativa
C) a possibilidade de salvação da narrativa na modernidade
D) a perpetuação moderna da natureza da tradição oral antiga
E) uma forma nova, especificamente moderna, de narrativa
10- De acordo com a leitura da Ética a
Nicômaco, podese dizer que o elemento central da ética aristotélica
é a felicidade, que consiste na atividade da alma segundo a virtude.
Para Aristóteles, a virtude encontra-se:
A) no meio-termo, no
equilíbrio
B) na pureza, na ingenuidade
C) no amor, no coração
D) nas emoções, nos sentimentos
E) no ascetismo, na frieza
B) na pureza, na ingenuidade
C) no amor, no coração
D) nas emoções, nos sentimentos
E) no ascetismo, na frieza
11-
Platão classifica, no Livro X da sua
República, os pintores como imitadores. Mas isso ainda é pouco,
pois ele diz mais. Platão esclarece o que os pintores imitam.
Segundo ele, os pintores imitam:
A) a realidade
B) a natureza
C) os conceitos
D) a aparência
E) a verdade
B) a natureza
C) os conceitos
D) a aparência
E) a verdade
12 - "O ser é tão pouco como o não-ser;
o devir é e também não é. As determinações absolutamente
opostas estão ligadas numa unidade; nela temos o ser e também o
não-ser. Dela faz parte não apenas o surgir, mas também o
desaparecer; ambos não são para si, mas são idênticos".
Nesta passagem de suas Preleções sobre a história da filosofia,
Hegel está citando e comentando o pensamento pré-socrático de:
A)
Tales de Mileto
B) Anaxágoras de Clazômenas
C) Empédocles de Agrigento
D) Heráclito de Éfeso
E) Parmênides de Eléia
B) Anaxágoras de Clazômenas
C) Empédocles de Agrigento
D) Heráclito de Éfeso
E) Parmênides de Eléia
13- Uma ruptura que mudou a orientação do
pensamento filosófico grego foi com
(A) Tales e Anaxímenes
de Mileto.
(B) Heráclito e Pitágoras.
(C) Pitágoras e Parmênides.
(D) Sócrates e Platão.
(E) Platão e Aristóteles.
(B) Heráclito e Pitágoras.
(C) Pitágoras e Parmênides.
(D) Sócrates e Platão.
(E) Platão e Aristóteles.
14- O contratualismo esteve entre as posições
dominantes da filosofia política moderna.
A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de
(A) Maquiavel.
(B) Hobbes.
(C) Hume.
(D) Descartes.
(E) Locke.
A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de
(A) Maquiavel.
(B) Hobbes.
(C) Hume.
(D) Descartes.
(E) Locke.
15- O homem é a medida de todas as coisas. Das coisas que são o que são e das coisas que não são o que não são. A frase acima é atribuída a Protágoras, um dos mais celébres sofistas. A partir dela deve-se inferir que um dos traços distintivos de sua filosofia é o
(A) positivismo.
(B) relativismo.
(C) dogmatismo.
(D) humanismo.
(E) niilismo.
(B) relativismo.
(C) dogmatismo.
(D) humanismo.
(E) niilismo.
16- O filósofo empirista David Hume celebrizou-se por sua crítica à concepção clássica da causalidade. Qual das afirmações abaixo resume a posição desse filósofo acerca da relação de causa e efeito?
(A) A
causalidade é inteiramente estéril para o conhecimento dos objetos
da experiência.
(B) A causalidade indica uma ligação essencial, pois o ser do efeito está contido em potência no ser da causa.
(C) A causalidade é dada a priori para o entendimento humano.
(D) A causalidade é uma relação externa aos objetos, tributária do hábito e da repetição de seqüências observáveis na experiência.
(E) A causalidade é inteiramente desprovida de validade no quadro conceitual do ceticismo humiano.
(B) A causalidade indica uma ligação essencial, pois o ser do efeito está contido em potência no ser da causa.
(C) A causalidade é dada a priori para o entendimento humano.
(D) A causalidade é uma relação externa aos objetos, tributária do hábito e da repetição de seqüências observáveis na experiência.
(E) A causalidade é inteiramente desprovida de validade no quadro conceitual do ceticismo humiano.
17- Assinale a opção correta.
A -
Martin Heidegger retoma a valorização da visão ontológica da
filosofia ao entender que a linguagem é a morada do ser e o homem é
o pastor do ente.
B - A ética de Epicuro funda-se no valor da pessoa como tal e na virtude como ato heróico.
C - Platão dizia "só sei que nada sei" e tinha como lema "homem, conhece-te a ti mesmo".
D - Teilhard de Chardin adotou a maiêutica como método para a interpretação da realidade.
B - A ética de Epicuro funda-se no valor da pessoa como tal e na virtude como ato heróico.
C - Platão dizia "só sei que nada sei" e tinha como lema "homem, conhece-te a ti mesmo".
D - Teilhard de Chardin adotou a maiêutica como método para a interpretação da realidade.
E- NDA
18- Para a maioria das teorias contratualistas
do direito e da ordem social, um princípio fundamental seria o da
alienação da liberdade dos súditos em nome de um poder soberano.
Uma crítica radical a este princípio é o ponto de partida da
Teoria de
(A) Pufendorf.
(B) Rousseau. (C) Bodin.
(D) Hobbes.
(E) Grotius.
(B) Rousseau. (C) Bodin.
(D) Hobbes.
(E) Grotius.
19- Os paradoxos ou aporias de Zenão de Eléia
tinham como objetivo:
(A) negar, com Parmênides, a percepção
do movimento, da multiplicidade, do espaço e do tempo que nos
oferecem os sentidos.
(B) superar a negação do movimento que se encontra no poema de Parmênides, demasiadamente esquemática e dogmática.
(C) defender as teses de Parmênides de maneira direta e irrefutável, com base na lógica e em intuições sensíveis.
(D) mostrar, por absurdo, que o pensamento é limitado e leva ao sem-sentido, como no caso das teses contraintuitivas de Parmênides.
(E) refutar os adversários de Parmênides, mostrando que premissas subjacentes à afirmação do movimento levam a contradições insuperáveis.
(B) superar a negação do movimento que se encontra no poema de Parmênides, demasiadamente esquemática e dogmática.
(C) defender as teses de Parmênides de maneira direta e irrefutável, com base na lógica e em intuições sensíveis.
(D) mostrar, por absurdo, que o pensamento é limitado e leva ao sem-sentido, como no caso das teses contraintuitivas de Parmênides.
(E) refutar os adversários de Parmênides, mostrando que premissas subjacentes à afirmação do movimento levam a contradições insuperáveis.
20- O helenismo é um período da história da
filosofia que se caracteriza pela
(A) exclusividade que dá à
dimensão prática da filosofia, em contraposição à dimensão
investigativa das filosofias platônica e aristotélica.
(B) importância que confere à lógica, à ética e à estética, como investigações necessárias para se alcançar a satisfação individual ou felicidade.
(C) centralidade que atribui à ética, em meio a significativas teorizações sobre a natureza, em um momento de crescente desagregação da pólis grega.
(D) valorização do indivíduo e sua ação, em detrimento da investigação lógica, fundamental em uma perspectiva como a de Aristóteles.
(E) predominância de sistemas metafísicos voltados para a busca do bem comum, em oposição às perspectivas epistemológicas de Platão e Aristóteles.
(B) importância que confere à lógica, à ética e à estética, como investigações necessárias para se alcançar a satisfação individual ou felicidade.
(C) centralidade que atribui à ética, em meio a significativas teorizações sobre a natureza, em um momento de crescente desagregação da pólis grega.
(D) valorização do indivíduo e sua ação, em detrimento da investigação lógica, fundamental em uma perspectiva como a de Aristóteles.
(E) predominância de sistemas metafísicos voltados para a busca do bem comum, em oposição às perspectivas epistemológicas de Platão e Aristóteles.
21- Entre os partidários da tese de que o surgimento da filosofia é um "milagre grego" próprio do gênio helênico encontram-se:
(A) Diógenes Laércio, Goethe e
os classicistas do século XVIII.
(B) Diógenes Laércio, Heródoto e Eudemo.
(C) Fílon de Alexandria, Plutarco e os estóicos.
(D) Heródoto, Aristóteles, Simplício e Hegel.
(E) Platão e alguns renascentistas místicos.
(B) Diógenes Laércio, Heródoto e Eudemo.
(C) Fílon de Alexandria, Plutarco e os estóicos.
(D) Heródoto, Aristóteles, Simplício e Hegel.
(E) Platão e alguns renascentistas místicos.
22- Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são:
(A) a
decadência econômica das colônias gregas da Magna Grécia, após
as invasões dóricas e a laicização da cultura, que se vai
tornando mais cosmopolita.
(B) a passagem de uma economia nômade para uma economia agrícola e a existência dos escravos, liberando os gregos para a vida contemplativa.
(C) a expansão do Império alexandrino até a Ásia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato.
(D) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago).
(E) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralização do poder de Atenas e a invenção da escrita, da moeda e do calendário.
(B) a passagem de uma economia nômade para uma economia agrícola e a existência dos escravos, liberando os gregos para a vida contemplativa.
(C) a expansão do Império alexandrino até a Ásia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato.
(D) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago).
(E) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralização do poder de Atenas e a invenção da escrita, da moeda e do calendário.
23- A metafísica pode ser entendida, segundo Heidegger, como
(A) a história do esquecimento do ser.
(B) o estudo das categorias aristotélicas.
(C) a análise da língua grega.
(D) o desenvolvimento da física.
(E) a história do desvelamento do ser.
(B) o estudo das categorias aristotélicas.
(C) a análise da língua grega.
(D) o desenvolvimento da física.
(E) a história do desvelamento do ser.
24- Assinale a alternativa que expressa a
concepção de metafísica formulada por Merleau-Ponty no texto.
(A)
A metafísica é uma ciência exata.
(B) A metafísica é impossível como conhecimento objetivo.
(C) A metafísica é o coroamento de todo o sistema do saber.
(D) A metafísica é um método para solucionar questões que estão além das fronteiras da ciência.
(E) A metafísica é uma constante interrogação pela qual o homem enfrenta os paradoxos que estão envolvidos no conhecimento e na ação.
25-
"O homem está condenado a ser
livre." (Jean-Paul Sartre) (B) A metafísica é impossível como conhecimento objetivo.
(C) A metafísica é o coroamento de todo o sistema do saber.
(D) A metafísica é um método para solucionar questões que estão além das fronteiras da ciência.
(E) A metafísica é uma constante interrogação pela qual o homem enfrenta os paradoxos que estão envolvidos no conhecimento e na ação.
Assinale a alternativa que
expressa a idéia dessa frase de Sartre.
(A) As ações humanas seguem um padrão de rigorosa necessidade.
(B) A liberdade humana é uma crença produzida pela imaginação.
(C) O homem é totalmente livre, e não pode deixar de sê-lo, porque não possui qualquer essência que o predetermine.
(D) O homem é livre em alguns de seus atos e determinado em outros.
(E) A natureza humana comporta um destino ao qual o homem não pode furtar-se.
(A) As ações humanas seguem um padrão de rigorosa necessidade.
(B) A liberdade humana é uma crença produzida pela imaginação.
(C) O homem é totalmente livre, e não pode deixar de sê-lo, porque não possui qualquer essência que o predetermine.
(D) O homem é livre em alguns de seus atos e determinado em outros.
(E) A natureza humana comporta um destino ao qual o homem não pode furtar-se.
26-
Sobre a moral de nobres e moral de
escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que,
segundo o autor,
(A) a confluência de ambas se dá uma moral
prescritiva.
(B) a moral de escravos é fruto do ressentimento.
(C) a moral dos nobres é uma redenção cristã.
(D) a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
(E) a moral de escravos é ativa no seu fundamento.
(B) a moral de escravos é fruto do ressentimento.
(C) a moral dos nobres é uma redenção cristã.
(D) a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
(E) a moral de escravos é ativa no seu fundamento.
27- Na visão positivista de Augusto Comte, o
espírito humano
passa por três estágios em seu
desenvolvimento. O estágio
mais avançado é o
(A) mitológico.
(B) científico.
(C) metafísico.
(D) teológico.
(E) fictício.
mais avançado é o
(A) mitológico.
(B) científico.
(C) metafísico.
(D) teológico.
(E) fictício.
28- Assinale a afirmação correta quanto ao
conhecimento em Descartes.
(A) As percepções sensíveis são
fundamento do conhecimento.
(B) O instrumento privilegiado do conhecimento é o silogismo.
(C) O preceito de clareza e distinção é a primeira regra do método de conhecimento.
(D) A união substancial é critério de objetividade.
(E) O paradigma de conhecimento é a lógica formal.
(B) O instrumento privilegiado do conhecimento é o silogismo.
(C) O preceito de clareza e distinção é a primeira regra do método de conhecimento.
(D) A união substancial é critério de objetividade.
(E) O paradigma de conhecimento é a lógica formal.
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