venerdì 11 gennaio 2013

Prova de filosofia - sugestões para concurso


01- Platão rejeita a arte porque
A - ela não representa nada.
B - ela representa diretamente as Formas.
C - ela é cópia da cópia, isto é, porque ela representa a natureza, que por sua vez representa as Formas.
D - ela é causa do belo. 
E - ela é causa do feio. 

02-   Nietzsche, Marx e Freud foram reconhecidos como praticantes da hermenêutica da suspeita. Acerca da relação entre conhecimento e ideologia, julgue os itens a seguir.
I - Para Marx, as idéias dominantes em uma sociedade bem arranjada são idéias que promovem o bem-estar da classe dominante (classe economicamente dominante).
II - Para Nietzsche, justificações morais são racionalizações ex post facto, e não têm nenhum valor cognitivo.
III - Para Freud, os desejos e, mais largamente, os estados mentais dos homens não são transparentes a eles mesmos.
IV - Para os três pensadores, algumas das pretensões humanas ao conhecimento são suspeitas por não terem sido obtidas da maneira relevante.
A quantidade de itens certos é igual a
A - 1.
B - 2.
C - 3.
D - 4. 
E- Nda.

03- Entre as características da ciência moderna, em contraponto à ciência medieval e à ciência antiga, não se inclui
A - uma independência cada vez maior da visão de mundo aristotélica.
B - a maior matematização da física e das demais ciências.
C - desconfiança das explicações teleológicas.
D - a substituição do modelo heliocêntrico do universo em prol do modelo geocêntrico. 
E- nda.

04- Ainda com base no texto e na moral de Sartre, é correto afirmar que
A - o que conta, para Sartre, não é o valor de nossas ações, mas o modo como elas foram feitas - se de má-fé ou com autenticidade.
B - há ações intrinsecamente ruins, que devem ser evitadas por todos.
C - maximizar a utilidade é a única fórmula moral em que se deve confiar.
D - os sentimentos devem servir de base para a tomada de decisões frente a conflitos morais.
E-  minimizar a utilidade é a única fórmula moral em que se deve confiar. 

05- Com base no texto acima, acerca do existencialismo sartreano, assinale a opção correta.
A - O homem é livre, mas só até certo ponto, pois ele é determinado por fatores biológicos e sociais.
B - Dizer que o homem é condenado a ser livre é uma maneira irônica de dizer que o homem não é livre.
C - O homem é livre na medida em que é responsável, pois, um dia, terá de prestar contas de suas ações a Deus.
D - O homem é livre porque não tem uma essência predeterminada; ele é aquilo que ele faz de si. 
E- A - O homem é livre, mas só até certo ponto.

06- Ainda considerando o texto como referência, assinale a opção incorreta, acerca das características do mito grego que o distinguem da filosofia.
A - Há, no mito, personificação de elementos naturais.
B - A autoridade das narrativas míticas advém das Musas.
C - Há, no mito, uma preocupação excessiva com a validade dos seus argumentos.
D - O mito é uma tentativa incipiente de explicar o lugar do homem no mundo. 
E - O mito é uma mentira. 

07- Com base na filosofia moral de Kant, assinale a opção correta.
A - O dever moral consiste em maximizar a felicidade da humanidade.
B - Agir moralmente é um caminho seguro para alcançar a felicidade individual.
C - Quando há conflito entre felicidade e dever moral, deve-se sempre optar pelo último.
D - A felicidade consiste no exercício correto das virtudes. 
E - A felicidade consiste no exercício correto das ideias.  

08- O Estado é a realidade efetiva da Idéia ética - o espírito ético enquanto vontade substancial, revelada, clara a si mesma, que se pensa e se sabe, que executa o que sabe e à medida em que o sabe. Ele tem sua existência imediata nos costumes, sua existência mediada na consciência de si, no saber e na atividade do indivíduo, assim como, por sua convicção, o indivíduo possui sua liberdade substancial nele [Estado], que é sua essência, seu fim e o produto de sua atividade.
G.W.F. Hegel, Filosofia do Direito 

A partir do texto, indique a alternativa correta.
a) O Estado hegeliano é uma estrutura dogmática, que realiza sua vontade a despeito das consciências e sobre elas.
b) O Estado é o único fim e o que determina aquilo que os indivíduos são, segundo Hegel.
c) Ser a realidade efetiva da idéia ética significa ser aquilo que de ético há nos costumes e nas consciências que se sabem parte de uma totalidade que os ultrapassa e determina.
d) A liberdade do indivíduo independe dessa estrutura abstrata que funciona apenas como instrumento de controle de suas mentes.
e) Segundo Hegel, o Estado é o proprietário da força de trabalho dos homens.
 
  09-  Benjamin, no ensaio "O narrador", refletiu sobre a condição da experiência na modernidade. Ele comenta, aí, a situação da forma literária do romance. Para ele, o surgimento do romance é:
A) o último sintoma do lento desaparecimento da narrativa
B) o indício mais remoto do processo que termina no declínio da narrativa
C) a possibilidade de salvação da narrativa na modernidade
D) a perpetuação moderna da natureza da tradição oral antiga
E) uma forma nova, especificamente moderna, de narrativa 
10- De acordo com a leitura da Ética a Nicômaco, podese dizer que o elemento central da ética aristotélica é a felicidade, que consiste na atividade da alma segundo a virtude. Para Aristóteles, a virtude encontra-se:
A) no meio-termo, no equilíbrio
B) na pureza, na ingenuidade
C) no amor, no coração
D) nas emoções, nos sentimentos
E) no ascetismo, na frieza 

11-   Platão classifica, no Livro X da sua República, os pintores como imitadores. Mas isso ainda é pouco, pois ele diz mais. Platão esclarece o que os pintores imitam. Segundo ele, os pintores imitam:
A) a realidade
B) a natureza
C) os conceitos
D) a aparência
E) a verdade 

12 - "O ser é tão pouco como o não-ser; o devir é e também não é. As determinações absolutamente opostas estão ligadas numa unidade; nela temos o ser e também o não-ser. Dela faz parte não apenas o surgir, mas também o desaparecer; ambos não são para si, mas são idênticos". Nesta passagem de suas Preleções sobre a história da filosofia, Hegel está citando e comentando o pensamento pré-socrático de:
A) Tales de Mileto
B) Anaxágoras de Clazômenas
C) Empédocles de Agrigento
D) Heráclito de Éfeso
E) Parmênides de Eléia 

13- Uma ruptura que mudou a orientação do pensamento filosófico grego foi com
(A) Tales e Anaxímenes de Mileto.
(B) Heráclito e Pitágoras.
(C) Pitágoras e Parmênides.
(D) Sócrates e Platão.
(E) Platão e Aristóteles. 

14- O contratualismo esteve entre as posições dominantes da filosofia política moderna.
A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de
(A) Maquiavel.
(B) Hobbes.
(C) Hume.
(D) Descartes.
(E) Locke.
 
  15-  O homem é a medida de todas as coisas. Das coisas que são o que são e das coisas que não são o que não são. A frase acima é atribuída a Protágoras, um dos mais celébres sofistas. A partir dela deve-se inferir que um dos traços distintivos de sua filosofia é o
(A) positivismo.
(B) relativismo.
(C) dogmatismo.
(D) humanismo.
(E) niilismo.

  16-  O filósofo empirista David Hume celebrizou-se por sua crítica à concepção clássica da causalidade. Qual das afirmações abaixo resume a posição desse filósofo acerca da relação de causa e efeito?
(A) A causalidade é inteiramente estéril para o conhecimento dos objetos da experiência.
(B) A causalidade indica uma ligação essencial, pois o ser do efeito está contido em potência no ser da causa.
(C) A causalidade é dada a priori para o entendimento humano.
(D) A causalidade é uma relação externa aos objetos, tributária do hábito e da repetição de seqüências observáveis na experiência.
(E) A causalidade é inteiramente desprovida de validade no quadro conceitual do ceticismo humiano.

  17-  Assinale a opção correta.

A - Martin Heidegger retoma a valorização da visão ontológica da filosofia ao entender que a linguagem é a morada do ser e o homem é o pastor do ente.
B - A ética de Epicuro funda-se no valor da pessoa como tal e na virtude como ato heróico.
C - Platão dizia "só sei que nada sei" e tinha como lema "homem, conhece-te a ti mesmo".
D - Teilhard de Chardin adotou a maiêutica como método para a interpretação da realidade. 
E- NDA 
18- Para a maioria das teorias contratualistas do direito e da ordem social, um princípio fundamental seria o da alienação da liberdade dos súditos em nome de um poder soberano. Uma crítica radical a este princípio é o ponto de partida da Teoria de
(A) Pufendorf.
(B) Rousseau. (C) Bodin.
(D) Hobbes.
(E) Grotius. 
19- Os paradoxos ou aporias de Zenão de Eléia tinham como objetivo:
(A) negar, com Parmênides, a percepção do movimento, da multiplicidade, do espaço e do tempo que nos oferecem os sentidos.
(B) superar a negação do movimento que se encontra no poema de Parmênides, demasiadamente esquemática e dogmática.
(C) defender as teses de Parmênides de maneira direta e irrefutável, com base na lógica e em intuições sensíveis.
(D) mostrar, por absurdo, que o pensamento é limitado e leva ao sem-sentido, como no caso das teses contraintuitivas de Parmênides.
(E) refutar os adversários de Parmênides, mostrando que premissas subjacentes à afirmação do movimento levam a contradições insuperáveis. 
20- O helenismo é um período da história da filosofia que se caracteriza pela
(A) exclusividade que dá à dimensão prática da filosofia, em contraposição à dimensão investigativa das filosofias platônica e aristotélica.
(B) importância que confere à lógica, à ética e à estética, como investigações necessárias para se alcançar a satisfação individual ou felicidade.
(C) centralidade que atribui à ética, em meio a significativas teorizações sobre a natureza, em um momento de crescente desagregação da pólis grega.
(D) valorização do indivíduo e sua ação, em detrimento da investigação lógica, fundamental em uma perspectiva como a de Aristóteles.
(E) predominância de sistemas metafísicos voltados para a busca do bem comum, em oposição às perspectivas epistemológicas de Platão e Aristóteles.

21- Entre os partidários da tese de que o surgimento da filosofia é um "milagre grego" próprio do gênio helênico encontram-se:

(A) Diógenes Laércio, Goethe e os classicistas do século XVIII.
(B) Diógenes Laércio, Heródoto e Eudemo.
(C) Fílon de Alexandria, Plutarco e os estóicos.
(D) Heródoto, Aristóteles, Simplício e Hegel.
(E) Platão e alguns renascentistas místicos.

22- Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são:
(A) a decadência econômica das colônias gregas da Magna Grécia, após as invasões dóricas e a laicização da cultura, que se vai tornando mais cosmopolita.
(B) a passagem de uma economia nômade para uma economia agrícola e a existência dos escravos, liberando os gregos para a vida contemplativa.
(C) a expansão do Império alexandrino até a Ásia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato.
(D) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago).
(E) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralização do poder de Atenas e a invenção da escrita, da moeda e do calendário.


23-  A metafísica pode ser entendida, segundo Heidegger, como

(A) a história do esquecimento do ser.
(B) o estudo das categorias aristotélicas.
(C) a análise da língua grega.
(D) o desenvolvimento da física.
(E) a história do desvelamento do ser. 

24- Assinale a alternativa que expressa a concepção de metafísica formulada por Merleau-Ponty no texto.
(A) A metafísica é uma ciência exata.
(B) A metafísica é impossível como conhecimento objetivo.
(C) A metafísica é o coroamento de todo o sistema do saber.
(D) A metafísica é um método para solucionar questões que estão além das fronteiras da ciência.
(E) A metafísica é uma constante interrogação pela qual o homem enfrenta os paradoxos que estão envolvidos no conhecimento e na ação.
  25-  "O homem está condenado a ser livre." (Jean-Paul Sartre)
Assinale a alternativa que expressa a idéia dessa frase de Sartre.
(A) As ações humanas seguem um padrão de rigorosa necessidade.
(B) A liberdade humana é uma crença produzida pela imaginação.
(C) O homem é totalmente livre, e não pode deixar de sê-lo, porque não possui qualquer essência que o predetermine.
(D) O homem é livre em alguns de seus atos e determinado em outros.
(E) A natureza humana comporta um destino ao qual o homem não pode furtar-se.
26- Sobre a moral de nobres e moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor,
(A) a confluência de ambas se dá uma moral prescritiva.
(B) a moral de escravos é fruto do ressentimento.

(C) a moral dos nobres é uma redenção cristã.
(D) a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
(E) a moral de escravos é ativa no seu fundamento. 

27- Na visão positivista de Augusto Comte, o espírito humano
passa por três estágios em seu desenvolvimento. O estágio
mais avançado é o
(A) mitológico.
(B) científico.
(C) metafísico.
(D) teológico.
(E) fictício. 

28- Assinale a afirmação correta quanto ao conhecimento em Descartes.
(A) As percepções sensíveis são fundamento do conhecimento.
(B) O instrumento privilegiado do conhecimento é o silogismo.
(C) O preceito de clareza e distinção é a primeira regra do método de conhecimento.
(D) A união substancial é critério de objetividade.
(E) O paradigma de conhecimento é a lógica formal. 

 
 









 
 
 

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