giovedì 24 gennaio 2013

Prova de Filosofia Geral 24/01/2013

01- Coloque V para verdadeira e F para falsa nas afirmativas abaixo referentes ao Senso comum, à Ciência e à Filosofia.
( ) A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de sua história, com o intuito de entender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
( ) A palavra "filosofia" na sua estrutura verbal é formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria.
( ) O senso comum é o guia do homem na solução de suas dificuldades diárias. É o discurso com o qual está habituado, orientando-o em seu dia a dia.
( ) O conhecimento filosófico substituiu os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A filosofia se apresenta como uma das formas possíveis de entendimento da realidade desconhecida e enigmática.
( ) A filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas, juízos de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) V, V, V, V, F.
   B) V, V, V, V, V.
C) F, V, F, V, V.
D) F, V, F, F, V.
E) V, V, V, F, F.

02- Qual dos filósofos abaixo, reconhecidamente na tradição, complicou com tantos elementos lendários? A doutrina de sua escola tinha essencialmente um caráter religioso; foi uma associação política além de filosófica. A doutrina fundamental da escola é que a substância das coisas é o número. Estamos falando de
A) Heráclito de Éfeso.
B) Anaxímenes de Mileto.
  D) Pitágoras de Samos. C) Anaximandro de Mileto.
E) Tales de Mileto.
03. Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo?
   A) Zenão de Citium.
B) Epicuro de Samos.
D) Cleanto de Assos.
C) Diógenes de Selêucia.
E) Crisipo de Soli.

04-  Foi o pensador que denunciou o caráter normativo e normalizador das instituições disciplinares que surgiram com a modernidade. Talvez seja mais conhecido por escrever estudos filosóficos históricos, abordando, principalmente, o modo como as noções de verdade têm suas origens em conflitos e em lutas históricas e como essas noções exercem poder sobre instituições. Dos filósofos abaixo relacionados, assinale o único a quem corresponde esse enunciado,
A) Karl Marx.
   B) Michel Foucault.
C) Jacques Derrida.
D) Theodor Adorno.
E) Herbert Marcuse.


05-  A que pensador contemporâneo são atribuídas as teses a seguir:
1ª) O poder é uma estratégia. É compreendido como um exercício que alia saberes e práticas e privilegia as resistências em face de uma tomada revolucionária do poder do Estado. A ideia de um poder maciço global, do qual tudo parte ou ao qual todo retorna, não se sustenta.
2ª). O poder está em toda parte. O poder vem de toda parte - o que não significa que ele englobe tudo.
A) Gilles Deleuze
B) Felix Guattari
C) Jean-François Lyotard
D) Jacques Rancière
   E) Michel Foucault 

06- Segundo o Relatório Belmont de 1978, os princípios éticos básicos que devem ser levados em conta na bioética são: o respeito pelas pessoas, a beneficência e a justiça. Este relatório foi reformulado por Tom Beauchamp e James Childress e, ao publicarem o livro Princípios da ética biomédica, acrescentaram, entre outras coisas, o princípio da não maleficência, desmembrando-o do princípio da beneficência.
Assinale a alternativa que melhor define o princípio da não maleficência aplicado à ética dos profissionais da saúde:
A) Não fazer juízos sobre os pacientes.
B) Curar o paciente.
  C) Se não se pode fazer o bem a um paciente, curando-o, por exemplo, deve-se, ao menos, evitar causar-lhe mal.
D) Fazer o menor mal possível.
E) Se um profissional da saúde não pode fazer o bem ao paciente, deve, ao menos, causar-lhe pequenos danos.


07- "Aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra e pode ser comparado a uma peça fora do jogo. Daí a evidência de que o homem é um animal político mais ainda que as abelhas ou que qualquer outro animal gregário. Como dizemos frequentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter ___________. (...) Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, ___________, bem como de outras noções deste tipo. É a associação dos que têm em comum essas noções que constitui __________ e o Estado".

  A) Linguagem - do justo e do injusto - a família;
B) Família - do bom e do ruim - a comunidade;
C) Sociedade - do útil e do inútil - a sociedade;
D) Simbologia - do certo e do errado - a nação;
E) Cultura - da virtude e do malefício - o território;


08- Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade?
A( ) Pela experiência empírica.
B( ) Pelo diálogo ecumênico.
    C(x) Pela iluminação interior.
D( ) Pela ação do Demiurgo.
E( ) Pela dedução transcendental das categorias. 


09- Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE, as lacunas abaixo:
Segundo ______________, o contrato social que possibilitou a saída do homem do estado de natureza não é legítimo, mas uma burla na qual os homens jamais deveriam ter consentido, pois os pobres, que teriam a perder apenas a liberdade, concederam o único bem que possuíam, sem ganhar nada em troca. Ele rejeita a tese de __________, segundo a qual o contrato põe fim ao estado de guerra e garante a segurança, e também a tese de ____________, segundo a qual o contrato social garantiria o usufruto da propriedade privada.
a) Hobbes - Rousseau - Locke
b) Locke - Hobbes - Rousseau
c) Rousseau - Locke - Hegel
   d) Rousseau - Hobbes - Locke
e) Marx - Hobbes - Locke

10. Filósofo contemporâneo de Tales de Mileto, para o qual o princípio da Physis é o apeíron, cujo constante movimento origina uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor - os quais constituem o mundo. Essa descrição refere-se a:
a) Anaxímenes.
b) Pitágoras.
c) Parmênides.
   d) Anaximandro.
e) Anaxágoras.

11- Qual o cárater da obra de arte segundo a ideologia da indústria cultural?
     (A) Mercadoria
(B) Capital
(C) Objeto sensível
(D) Instrumento de conhecimento
(E) Objeto de contemplação


12- Qual é a função da prova acerca da existência de Deus na terceira meditação de Descartes?
(A) Fundamentar a fé cristã na razão.
(B) Fundamentar a moral humana na perfeição divina.
(C) Garantir a possibilidade da dúvida hiperbólica.
    (D) Garantir a correspondência entre as ideias claras e distintas e a coisa extensa.
(E) Garantir a possibilidade extrema da dúvida.


13- A oposição que se faz entre "Bom e Ruim" corresponde a qual noção da genealogia de Nietzsche?
(A) "Moral escrava"
   (B) "Moral nobre"
(C) "Má consciência"
(D) "Ideal ascético"
(E) "Valoração reativa"


14- Da mesma forma que a rede das relações de poder acaba formando um tecido espesso que atravessa os aparelhos e as instituições, sem se localizar exatamente neles, também a pulverização dos pontos de resistência atravessa as estratificações sociais e as unidades individuais. E é certamente a codificação estratégica desses pontos de resistência que torna possível uma revolução, um pouco à maneira do Estado que repousa sobre a integração institucional das relações de poder. É nesse campo das correlações de força que se deve tentar analisar os mecanismos de poder.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, v.1, 1988, p.107.
Foucault analisa o poder, considerando-o como uma rede de relações e correlações de força, de tal modo que, ao considerar o Estado e a Lei, irá deixar de lado noções importantes ao pensamento político moderno, como
   (A) Soberania e Contrato
(B) Soberania e Modernidade
(C) Liberdade e Moralidade
(D) Biopoder e Moralidade
(E) Liberdade e Destinação

15- Como é denominada a corrente de pensamento que marcou o início da Filosofia Cristã?
(A) Parrésia
(B) Escolástica
(C) Idade das Trevas
(D) Ecumenismo
   (E) Patrística  

16- Qual é o domínio da filosofia que investiga prioritariamente o ser tal como ele é nele mesmo?
(A) Gnosiologia
   (B) Ontologia

(C) Criticismo
(D) Lógica
(E) Ética

17- O que está sendo representado pelo "Sol" na Alegoria da Caverna de Platão?
(A) A realidade sempre em fluxo
(B) A razão humana
(C) A existência do mundo sublunar
(D) A luz natural
   (E) A Ideia de Bem 

18-  Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga?
a) Pitágoras
    b) Tales de Mileto 
c) Anaxímedes
d) Sócrates
e) Xenofonte

19- O homem é a medida de todas as coisas é uma frase de :
a)  Melisso
b)  Górgias
c) Sócrates
d) Protágoras
e) Xenofonte
 
20-  Qual é o problema fundamental da razão pura, no entender de Kant?
a)  A fundamentação metafísica dos costumes
b) A validação da metafísica como uma ciência
c)A validação universal do juízo moral
       d) Se é possível ou não o juízo sintético a priori
e) Buscar uma alternativa para as antinomias da razão

21- Que dispusta é associada com os pensadores Leibniz e Newton?

   a) A disputa pelo reconhecimento da precedência do desenvolvimento do cálculo infinitesimal.
b) O sistema físico de Newton que entrava em conflito com a Teodicéia de Leibniz, de 1710, o que movimentou a comunidade científica da época
c) O fato de Leibniz ter sido um agente do governo alemão que obrigou Newton a se exilar no início do século XVIII
d) A negociação da mão de Charlotte Felicitas. filha de Johann Friedrich.
 e) N.d.a.

22-  Principal obra de Sartre:

a) Sursis
b) A Náusea
c) A Idade da Razão
    d) O ser e o nada
e) O existencialismo é um humanismo

23-  (UFU - 1998) - A luta de classes para Marx, até hoje, tem sido a história dos homens. Podemos afirmar que o materialismo histórico, para ele, é dialético, porque


A) é a consciência dos homens que determina o mundo material.
B) a base do conhecimento histórico é a arte do diálogo que permite a compreensão da História.
C) o processo histórico é linear e contínuo.
  D) o processo histórico é movido por contradições sociais.
E) a base do mundo material é a superestrutura jurídica e política.


24- Qual é o primeiro escrito filosófico de Nietzsche?


a) A Gaia Ciência
   b) O nascimento da tragédia no espírito da música
c) A filosofia na época trágica dos gregos
d) Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral
e) Para além de bem e mal

25- Quem foi Protágoras?


a) Um discípulo de Sócrates
b) Um discípulo de Platão
    c) Um sofista
d) Um membro da Academia
e) Um filósofo Pré-Socrático


26-  Em Platão, a reflexão sobre a arte insere-se no contexto do conhecimento e da realidade. Tal fato significa que a arte: (UFMA 2003)


A) afeta o comportamento dos homens através da imaginação.
B) permite contemplar, pela fruição, o belo-em-si
C) reflete a perfeição das idéias.
D) é, como poíesis, criação do mundo sensível
    E) é inferior, porque é imitação dos objetos sensíveis.


27- (UFU - 2000) - Sobre a alegoria da caverna de Platão pode-se afirmar que


A) o filósofo deve ter uma vida exclusivamente contemplativa.
   B) a educação do filósofo visa também à atividade política.
C) os sentidos são fundamentais para o conhecimento.
D) qualquer um pode encontrar em si mesmo, pela intuição, a luz para o conhecimento.

E) N.d.a.

28- De que morreu Leibniz?


a) Tuberculose
   b) Gota
c) Peste Negra
d ) Assassinado
e) Acidentado


29-  Aonde morreu Erasmo?


a) Cambrai
b) Guda
   c) Basiléia
d )Paris
e) Rotterdã


30-  Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: (UFU 2002)


A) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando leis e normas necessárias para os indivíduos.
B) circunstâncias que nos determinam e nos impedem de fazer escolhas de outro modo.
C) conformação às situações que encontramos no mundo e que nos determinam.
    D) escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. “Estamos condenados à liberdade”, segundo o autor.

E) N.d.a.

31- A arte imita a natureza. 
(Aristóteles) 
A citação acima refere-se ao princípio da 
(A) Sturm und Drang. 
  (B) mímesis. 
(C) formatividade. 
(D) arte como objeto imaginário. 
(E) arte como analogon da razão. 

32- (A) a instituição parlamentar. 
(B) a vontade geral da aristocracia. 
(C) o poder executivo. 
   (D) o povo, entendido como vontade geral. 
(E) o rei, por direito divino. 

33- O dever, longe de ser uma imposição externa feita à nossa vontade e nossa consciência, é a expressão de nossa liberdade, isto é, da presença da lei moral em nós (...). Obedecer ao dever é obedecer a si mesmo como ser racional que dá a si mesmo a lei moral. 
A concepção de liberdade e dever descrita acima refere-se à filosofia moral de 
(A) Sade. 
(B) Foucault. 
   (C) Kant. 
(D) Nietzsche. 
(E) Sartre. 

34- O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente: 
A) moral. 
B) político. 
  C) cosmológico. 
D) educacional. 
E) religioso. 

35- Em relação às Escolas Helenísticas e Imperiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 – Cinismo.
2 – Epicurismo.
3 – Estoicismo.
4 – Ceticismo.

( ) Fundada por Zenão de Citium, ensinava em Atenas na Stoa Poikilê. Entre seus representantes na Roma Imperial, destacaram-se Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio.
( ) Desenvolveu uma argumentação para mostrar que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar, assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
( ) Devedora da cosmologia desenvolvida por Demócrito de Abdera, construiu uma física materialista e explicou que o Universo é formado por átomos e pelo vazio. Em Atenas, tinha sua Escola no local chamado Jardim. Lucrécio foi seu grande representante em Roma.
( ) Seus membros menosprezaram as regras sociais, não se preocupando com normas de condutas. Destacaram-se como alguns de seus maiores representantes, Diógenes de Sínope e Hipárquia
A sequência correta é
a) 1, 2, 3, 4.
b) 3, 1, 4, 2.
  c) 3, 4, 2, 1.
d) 3, 2, 1, 4.
e) 2,1,3,4

36- A Escola Jônica de Mileto construiu uma razão, impulsionando o
pensamento grego. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, entre outros,
contribuíram para o nascimento da filosofia. Sobre Anaximandro, é
correto afirmar que
a) sua obra forneceu os registros necessários para se compreender a amplitude da revolução intelectual realizada pela Escola de Mileto.
   b) procurou conhecer a realidade do Cosmos e, apesar de intuir o apeíron, concordou com Tales, seu mestre, que a água é o fundamento de todas as coisas.
c) refutou o conhecimento geométrico e astronômico dos mesopotâmicos, utilizando para a formulação de suas ideias, a especulação racional.
d) ajudou a reformular o espaço da polis, ao redefinir o sentido político da mesma, a partir do culto às divindades urbanas e não às agrárias.
e) N.d.a.

37- Os Sofistas foram acusados por Platão e por Aristóteles de serem
comerciantes do saber, mas hoje se reconhece suas contribuições
em diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, para a
retórica. É correto afirmar que os Sofistas
   a) eram em grande parte estrangeiros e desenvolveram a educação em ambiente artificial, tendo em vista o êxito do educando na política.
b) advindos em grande parte das colônias chegam a Atenas, ajudando Sócrates a reformar o regime democrático da polis.
c) fundamentaram o conhecimento pela razão, aprimorando pelo discurso, o pensamento pitagórico.
d) após enriquecerem passaram a ministrar aulas gratuitas, modificando todo o sistema de ensino da Grécia Antiga.
e) N.d.a.

38- São considerados Sofistas:
a) Parmênides, Górgias, Crátes e Cícero.
b) Xenofonte, Péricles, Heródoto e Crátes.
  c) Antifonte, Górgias, Protágoras e Pródico.
d) Empédocles, Protágoras, Antifonte e Pitágoras.
e) N.d.a.

39- Assinale a alternativa que apresenta somente pensadores da filosofia
contemporânea, considerados estudiosos da linguagem.
a) Chomsky, Apel, Agostinho, Russell e Hegel.
b) Rorty, Wittgenstein, Frege, Carnap e Plartão.
c) Schelling, Foucault, Derrida, Heidegger e Maquiavel.
d) Carnap, Herder, Condillac, Habermas e Roger bacon.
  e)  Habermas, Sartre, Foucault e Popper.

40- Abaixo tem-se uma relação entre pensadores considerados
fenomenólogos e algumas de suas obras. Marque a alternativa cuja
relação entre pensador e obra está INCORRETA.

a) Maurice Merleau-Ponty – O Olho e o Espírito.
b) Max Scheler – Da reviravolta dos valores.
c) Jean Paul Sartre – O ser e o nada.
d) Martin Heidegger – Carta sobre o humanismo.
   e) Roger Bacon - O Principe.




Nessun commento:

Posta un commento