Nos cursos de licenciaturas, as disciplinas diretamente relacionadas com a formação como professores são denominadas de didático-pedagógicas. Envolve as práticas de ensino, didáticas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Planejamento e Políticas Públicas da Educação.
Ensino básico
- Ensino primário
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Ensino técnico
Behaviorismo
Behaviorismo: Behaviorism em inglês; behaviour no Reino Unido ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento (conduta) geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção. É um adestramento.
Métodos
- Método tradicional de alfabetização: Centrado no domínio do sistema gráfico da língua.
- Perspectiva denominada no Brasil de“Construtivismo”: Preconiza apenas o trabalho com a dimensão significativa.
- Letramento: Enfatiza os usos sociais da leitura e escrita, superando o mero domínio do sistema gráfico.
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A Educação Infantil, primeira etapa da escola básica, deve, segundo o Referencial Curricular Nacional para essa etapa de ensino, trabalhar com seis grandes áreas. São elas:
- Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
“Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade educacional apresenta”. Essa definição de Demerval Saviani refere-se: à filosofia da educação.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
- Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais;
- O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA;
- Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Com base nas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Infantil:
- Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança;
- Será oferecida em:
I. Creches ou entidades equivalentes.
II. Pré-escolas;
- A avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, nem mesmo de acesso ao Ensino Fundamental.
Sobre a Educação Inclusiva,
- Estabelecer critérios para atender as necessidades específicas da criança.
- Propiciar aos professores da classe comum um suporte teórico e prático para seu melhor desempenho.
- Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo processos diferentes.
- Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o mais para as necessidades dos alunos.
01- UFPR - Sobre a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, identifique as afirmativas a seguir como ceta (C)
ou errada (E).
( ) O Ensino Fundamental de nove anos possibilita a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem da linguagem escrita, pois a criança terá mais tempo para se apropriar dos conteúdos dessa área de ensino.
( ) O Ensino Fundamental de nove anos prevê que a criança de seis anos de idade será alfabetizada no primeiro ano.
( ) O Ensino Fundamental de nove anos tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, promovendo maiores oportunidades de aprendizagem.
( ) A ampliação Ensino Fundamental para nove anos é uma política educacional vinculada à melhoria da qualidade
do ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
a) c, c, e, e
b) c, e, e, e
c) c, e, c , c.
d) e. e, e, c.
e) e, c, e, c
02- Sobre a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
I- O Ensino Fundamental de nove anos possibilita a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem da linguagem escrita, pois a criança terá mais tempo para se apropriar dos conteúdos dessa área de ensino.
II- O Ensino Fundamental de nove anos prevê que a criança de seis anos de idade será alfabetizada no primeiro ano.
III- O Ensino Fundamental de nove anos tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, promovendo maiores oportunidades de aprendizagem.
IV- A ampliação Ensino Fundamental para nove anos é uma política educacional vinculada à melhoria da qualidade do ensino.
Assinale a alternativa correta
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) I, II, III e IV
D) II, III e IV
E) III e IV
03- Sobre a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
I- O Ensino Fundamental de nove anos possibilita a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem da linguagem escrita, pois a criança terá mais tempo para se apropriar dos conteúdos dessa área de ensino.
II- O Ensino Fundamental de nove anos prevê que a criança de seis anos de idade será alfabetizada no primeiro ano.
III- O Ensino Fundamental de nove anos tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, promovendo maiores oportunidades de aprendizagem.
IV- A ampliação Ensino Fundamental para nove anos é uma política educacional vinculada à melhoria da qualidade do ensino.
Assinale a alternativa incorreta
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) I, II, III e IV
D) II, III e IV
E) II
04- Com relação a uma concepção progressista de avaliação:
I- A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada na escola de forma contínua, cumulativa e sistemática.
II - A LDB 9394/96, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina a prioridade dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
III- A avaliação representa um papel fundamental, visto que é por intermédio da análise reflexiva dos avanços e dificuldades dos alunos que os professores poderão rever e redefinir sua prática pedagógica.
IV- A avaliação escolar é uma necessidade institucional para classificar os alunos, de modo a constituir classes mais homogêneas quanto ao rendimento.
Assinale a alternativa incorreta
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) I, II, III e IV
D) Apenas IV
E) II e III
05- Com relação a uma concepção progressista de avaliação:
I- A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada na escola de forma contínua, cumulativa e sistemática.
II - A LDB 9394/96, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina a prioridade dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
III- A avaliação representa um papel fundamental, visto que é por intermédio da análise reflexiva dos avanços e dificuldades dos alunos que os professores poderão rever e redefinir sua prática pedagógica.
IV- A avaliação escolar é uma necessidade institucional para classificar os alunos, de modo a constituir classes mais homogêneas quanto ao rendimento.
Assinale a alternativa correta
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) I, II, III
D) Apenas IV
E) II e III
06- A metodologia para o processo de alfabetização deve:
I- enfatizar o domínio do sistema gráfico, enfatizando as atividades de escrita.
II- enfatizar o trabalho com a consciência fonológica, enfatizando atividades orais.
III- desenvolver atividades que propiciem tanto o domínio do sistema gráfico quanto a compreensão do texto escrito.
IV- identificar os níveis de aprendizagem do aluno, para ser possível desenvolver uma metodologia adequada a cada criança.
V- privilegiar o planejamento de estratégias de ensino voltadas para a decodificação.
Assinale a alternativa correta
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) I, II, III
D) Apenas IV
E) III
07- A metodologia para o processo de alfabetização deve:
I- enfatizar o domínio do sistema gráfico, enfatizando as atividades de escrita.
II- enfatizar o trabalho com a consciência fonológica, enfatizando atividades orais.
III- desenvolver atividades que propiciem tanto o domínio do sistema gráfico quanto a compreensão do texto escrito.
IV- identificar os níveis de aprendizagem do aluno, para ser possível desenvolver uma metodologia adequada a cada criança.
V- privilegiar o planejamento de estratégias de ensino voltadas para a decodificação.
Assinale a alternativa incorreta
A) I, II, IV e V
B) I, III e IV
C) I, II, III
D) Apenas IV
E) III
08- Com base nas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Infantil,
I- A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
II- A Educação Infantil será oferecida em:
1. Creches ou entidades equivalentes.
2. Pré-escolas.
III- Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, nem mesmo de acesso ao Ensino Fundamental.
IV- A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças oriundas de camadas populares e em pré-escolas
para as demais.
Assinale a alternativa correta
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) I, II, III
D) Apenas IV
E) III
09- Com base nas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Infantil,
I- A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
II- A Educação Infantil será oferecida em:
1. Creches ou entidades equivalentes.
2. Pré-escolas.
III- Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, nem mesmo de acesso ao Ensino Fundamental.
IV- A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças oriundas de camadas populares e em pré-escolas
para as demais.
Assinale a alternativa incorreta
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) I, II, III
D) Apenas IV
E) III
10- Sobre a Educação Inclusiva,
I- Estabelecer critérios para atender as necessidades específicas da criança.
II- Fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idade.
III- Propiciar aos professores da classe comum um suporte teórico e prático para seu melhor desempenho.
IV- Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo processos diferentes.
V- Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o mais para as
necessidades dos alunos.
Assinale a alternativa incorreta
A) I, II e IV
B) Apenas a II
C) I, II, III
D) Apenas IV
E) III e IV
11- Sobre a Educação Inclusiva,
I- Estabelecer critérios para atender as necessidades específicas da criança.
II- Fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idade.
III- Propiciar aos professores da classe comum um suporte teórico e prático para seu melhor desempenho.
IV- Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo processos diferentes.
V- Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o mais para as
necessidades dos alunos.
Assinale a alternativa correta
A) I, II e IV
B) Apenas a II
C) I, II, III
D) Apenas IV
E) I, III, IV e V
12- Desde sua criação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) influencia as práticas educativas dirigidas à criança e ao jovem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1- O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos.
2- Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.
3- O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA.
4- Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão.
Assinale a alternativa correta.
A) a afirmativa 1 é verdadeira.
B) a afirmativa 4 é verdadeira.
C) as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
D) as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E) as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
13- Desde sua criação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) influencia as práticas educativas dirigidas à criança e ao jovem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1- O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos.
2- Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.
3- O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA.
4- Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão.
Assinale a alternativa incorreta.
A) a afirmativa 1 é verdadeira.
B) a afirmativa 4 é verdadeira.
C) as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
D) as afirmativas 2, 3 e 4 são Falsas.
E) as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
14- Assinale a alternativa incorreta.
Desde sua criação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) influencia as práticas educativas dirigidas à criança e ao jovem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
A) O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos.
B)Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.
C) O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA.
D) Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão.
E) O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 18 anos.
Referências
www.ufpr.br
A Constituição Federal traça as diretrizes gerais para a educação e outros diversos assuntos. A LDB contempla aspectos gerais inerentes “apenas” à educação. A Resolução 1/02 estabelece as diretrizes para a formação dos professores de educação básica e a Resolução 2/02 institui a carga horária desses cursos.
RispondiEliminaSobre o estágio probatório, é correto afirmar:
RispondiEliminaÉ o período de efetivo exercício durante o qual são apurados os requisitos necessários à confirmação do servidor no
cargo para o qual foi nomeado.
As licenças para tratamento de saúde e por acidente são concedidas por até 90 dias, prorrogáveis tantas vezes quantas se fizerem necessárias.
RispondiEliminaNão pode acontecr: A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças oriundas de camadas populares e em pré-escolas para as demais. Obs.: Esta afirmação é falsa
RispondiEliminaFazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idade.Obs.: Afirmação falsa.
RispondiEliminaO Estatuto da criança e adolescente garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos. Afirmação incorreta. A garantia é até os 18 anos
RispondiEliminaNoam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Inatista.Criador da gramática gerativa transformacional (Universal).
RispondiElimina“Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade educacional apresenta”. Essa definição de Demerval Saviani refere-se: à filosofia da educação
RispondiElimina