sabato 31 dicembre 2011

Fundamentos da Educação 2

Nos cursos de licenciaturas, as disciplinas diretamente relacionadas com a formação como professores são denominadas de didático-pedagógicas. Envolve as práticas de ensino, didáticas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Planejamento e Políticas Públicas da Educação.

Ensino básico

  • Ensino primário
  • Ensino fundamental
Ensino secundário
  • Ensino médio
  • Ensino técnico

Behaviorismo

Behaviorismo: Behaviorism em inglês; behaviour no Reino Unido ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento (conduta) geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção. É um adestramento.


Métodos



  1. Método tradicional de alfabetização: Centrado no domínio do sistema gráfico da língua.
  2. Perspectiva denominada no Brasil de“Construtivismo”: Preconiza apenas o trabalho com a dimensão significativa.
  3. Letramento: Enfatiza os usos sociais da leitura e escrita, superando o mero domínio do sistema gráfico.

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A Educação Infantil, primeira etapa da escola básica, deve, segundo o Referencial Curricular Nacional para essa etapa de ensino, trabalhar com seis grandes áreas. São elas:

  • Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

“Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade educacional apresenta”. Essa definição de Demerval Saviani refere-se: à filosofia da educação.


Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

  • Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais;
  • O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA;
  • Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.





Com base nas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Infantil:

  • Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança;
  • Será oferecida em:

I. Creches ou entidades equivalentes.
II. Pré-escolas;

  • A avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, nem mesmo de acesso ao Ensino Fundamental.


Sobre a Educação Inclusiva,

  1. Estabelecer critérios para atender as necessidades específicas da criança.
  2. Propiciar aos professores da classe comum um suporte teórico e prático para seu melhor desempenho.
  3. Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo processos diferentes.
  4. Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o mais para as necessidades dos alunos.




01- UFPR - Sobre a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, identifique as afirmativas a seguir como ceta (C)
ou errada (E).
( ) O Ensino Fundamental de nove anos possibilita a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem da linguagem escrita, pois a criança terá mais tempo para se apropriar dos conteúdos dessa área de ensino.
( ) O Ensino Fundamental de nove anos prevê que a criança de seis anos de idade será alfabetizada no primeiro ano.
( ) O Ensino Fundamental de nove anos tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, promovendo maiores oportunidades de aprendizagem.
( ) A ampliação Ensino Fundamental para nove anos é uma política educacional vinculada à melhoria da qualidade
do ensino.


Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

a) c, c, e, e
b) c, e, e, e
c) c, e, c , c.
d) e. e, e, c.
e) e, c, e, c

02- Sobre a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

I- O Ensino Fundamental de nove anos possibilita a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem da linguagem escrita, pois a criança terá mais tempo para se apropriar dos conteúdos dessa área de ensino.
II- O Ensino Fundamental de nove anos prevê que a criança de seis anos de idade será alfabetizada no primeiro ano.
III- O Ensino Fundamental de nove anos tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, promovendo maiores oportunidades de aprendizagem.
IV- A ampliação Ensino Fundamental para nove anos é uma política educacional vinculada à melhoria da qualidade do ensino.


Assinale a alternativa correta

A) I, II e IV

B) I, III e IV

C) I, II, III e IV

D) II, III e IV

E) III e IV


03- Sobre a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

I- O Ensino Fundamental de nove anos possibilita a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem da linguagem escrita, pois a criança terá mais tempo para se apropriar dos conteúdos dessa área de ensino.
II- O Ensino Fundamental de nove anos prevê que a criança de seis anos de idade será alfabetizada no primeiro ano.
III- O Ensino Fundamental de nove anos tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, promovendo maiores oportunidades de aprendizagem.
IV- A ampliação Ensino Fundamental para nove anos é uma política educacional vinculada à melhoria da qualidade do ensino.


Assinale a alternativa incorreta

A) I, II e IV

B) I, III e IV

C) I, II, III e IV

D) II, III e IV

E) II


04- Com relação a uma concepção progressista de avaliação:

I- A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada na escola de forma contínua, cumulativa e sistemática.
II - A LDB 9394/96, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina a prioridade dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
III- A avaliação representa um papel fundamental, visto que é por intermédio da análise reflexiva dos avanços e dificuldades dos alunos que os professores poderão rever e redefinir sua prática pedagógica.
IV- A avaliação escolar é uma necessidade institucional para classificar os alunos, de modo a constituir classes mais homogêneas quanto ao rendimento.


Assinale a alternativa incorreta

A) I, II e IV

B) I, III e IV

C) I, II, III e IV

D) Apenas IV

E) II e III


05- Com relação a uma concepção progressista de avaliação:

I- A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada na escola de forma contínua, cumulativa e sistemática.
II - A LDB 9394/96, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina a prioridade dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
III- A avaliação representa um papel fundamental, visto que é por intermédio da análise reflexiva dos avanços e dificuldades dos alunos que os professores poderão rever e redefinir sua prática pedagógica.
IV- A avaliação escolar é uma necessidade institucional para classificar os alunos, de modo a constituir classes mais homogêneas quanto ao rendimento.


Assinale a alternativa correta

A) I, II e IV

B) I, III e IV

C) I, II, III

D) Apenas IV

E) II e III


06- A metodologia para o processo de alfabetização deve:

I- enfatizar o domínio do sistema gráfico, enfatizando as atividades de escrita.
II- enfatizar o trabalho com a consciência fonológica, enfatizando atividades orais.
III- desenvolver atividades que propiciem tanto o domínio do sistema gráfico quanto a compreensão do texto escrito.
IV- identificar os níveis de aprendizagem do aluno, para ser possível desenvolver uma metodologia adequada a cada criança.
V- privilegiar o planejamento de estratégias de ensino voltadas para a decodificação.


Assinale a alternativa correta

A) I, II e IV

B) I, III e IV

C) I, II, III

D) Apenas IV

E) III


07- A metodologia para o processo de alfabetização deve:

I- enfatizar o domínio do sistema gráfico, enfatizando as atividades de escrita.
II- enfatizar o trabalho com a consciência fonológica, enfatizando atividades orais.
III- desenvolver atividades que propiciem tanto o domínio do sistema gráfico quanto a compreensão do texto escrito.
IV- identificar os níveis de aprendizagem do aluno, para ser possível desenvolver uma metodologia adequada a cada criança.
V- privilegiar o planejamento de estratégias de ensino voltadas para a decodificação.


Assinale a alternativa incorreta

A) I, II, IV e V

B) I, III e IV

C) I, II, III

D) Apenas IV

E) III


08- Com base nas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Infantil,
I- A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
II- A Educação Infantil será oferecida em:
1. Creches ou entidades equivalentes.
2. Pré-escolas.
III- Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, nem mesmo de acesso ao Ensino Fundamental.
IV- A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças oriundas de camadas populares e em pré-escolas
para as demais.


Assinale a alternativa correta

A) I, II e IV

B) I, III e IV

C) I, II, III

D) Apenas IV

E) III


09- Com base nas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Infantil,
I- A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
II- A Educação Infantil será oferecida em:
1. Creches ou entidades equivalentes.
2. Pré-escolas.
III- Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, nem mesmo de acesso ao Ensino Fundamental.
IV- A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças oriundas de camadas populares e em pré-escolas
para as demais.

Assinale a alternativa incorreta

A) I, II e IV

B) I, III e IV

C) I, II, III

D) Apenas IV

E) III


10- Sobre a Educação Inclusiva,
I- Estabelecer critérios para atender as necessidades específicas da criança.
II- Fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idade.
III- Propiciar aos professores da classe comum um suporte teórico e prático para seu melhor desempenho.
IV- Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo processos diferentes.
V- Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o mais para as
necessidades dos alunos.

Assinale a alternativa incorreta

A) I, II e IV

B) Apenas a II

C) I, II, III

D) Apenas IV

E) III e IV


11- Sobre a Educação Inclusiva,
I- Estabelecer critérios para atender as necessidades específicas da criança.
II- Fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idade.
III- Propiciar aos professores da classe comum um suporte teórico e prático para seu melhor desempenho.
IV- Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo processos diferentes.
V- Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o mais para as
necessidades dos alunos.

Assinale a alternativa correta

A) I, II e IV

B) Apenas a II

C) I, II, III

D) Apenas IV

E) I, III, IV e V


12- Desde sua criação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) influencia as práticas educativas dirigidas à criança e ao jovem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1- O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos.
2- Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.
3- O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA.
4- Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão.
Assinale a alternativa correta.

A) a afirmativa 1 é verdadeira.

B) a afirmativa 4 é verdadeira.
C) as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
D) as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E) as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.


13- Desde sua criação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) influencia as práticas educativas dirigidas à criança e ao jovem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1- O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos.
2- Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.
3- O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA.
4- Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão.
Assinale a alternativa incorreta.

A) a afirmativa 1 é verdadeira.

B) a afirmativa 4 é verdadeira.
C) as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
D) as afirmativas 2, 3 e 4 são Falsas.
E) as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.


14- Assinale a alternativa incorreta.

Desde sua criação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) influencia as práticas educativas dirigidas à criança e ao jovem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
A) O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos.
B)Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre a saúde, a educação, a adoção, a tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.
C) O projeto pedagógico das escolas deve embasar-se no ECA.
D) Segundo o ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão.

E) O Estatuto garante os direitos e deveres de cidadania até 18 anos.


Referências

www.ufpr.br































8 commenti:

  1. A Constituição Federal traça as diretrizes gerais para a educação e outros diversos assuntos. A LDB contempla aspectos gerais inerentes “apenas” à educação. A Resolução 1/02 estabelece as diretrizes para a formação dos professores de educação básica e a Resolução 2/02 institui a carga horária desses cursos.

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  2. Sobre o estágio probatório, é correto afirmar:
    É o período de efetivo exercício durante o qual são apurados os requisitos necessários à confirmação do servidor no
    cargo para o qual foi nomeado.

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  3. As licenças para tratamento de saúde e por acidente são concedidas por até 90 dias, prorrogáveis tantas vezes quantas se fizerem necessárias.

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  4. Não pode acontecr: A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças oriundas de camadas populares e em pré-escolas para as demais. Obs.: Esta afirmação é falsa

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  5. Fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idade.Obs.: Afirmação falsa.

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  6. O Estatuto da criança e adolescente garante os direitos e deveres de cidadania até 21 anos. Afirmação incorreta. A garantia é até os 18 anos

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  7. Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Inatista.Criador da gramática gerativa transformacional (Universal).

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  8. “Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade educacional apresenta”. Essa definição de Demerval Saviani refere-se: à filosofia da educação

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