Filósofo é aquele que pratica filosofia.
Ética Aplicada: Bioética, Ética ambiental e ética dos negócios.
OBS: Os conteúdos deste blog é público (pode usar).
Platão 428 a 347 a.C.: O sol é o supremo bem, a ideia de luz.
30. Na obra Ética a Nicômaco, Aristóteles apresenta
seus argumentos a respeito da conquista do sumo
bem associado à ideia de felicidade. Partindo dessa
tese aristotélica, avalie as assertivas abaixo:
I.A felicidade é um bem sempre procurado de
forma secundária, em relação aos bens
fundamentais da vida: a saúde, a honra e os
prazeres.
II. A felicidade é algo absoluto e autossuficiente, podendo ser considerada a finalidade de todas as ações humanas.
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas a assertiva II.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva III.
31. Em Vigiar e Punir, o filósofo Michel Foucault
apresenta a sua tese a respeito do panopticismo.
Dado esse conceito, afirma-se:
I.Trata-se de um mecanismo de poder que faz
funcionar dispositivos disciplinares distribuídos de
forma relacional.
II. Esse mecanismo pretende induzir no detento um
estado consciente e permanente de visibilidade
que assegura o funcionamento automático do
poder.
III. Trata-se de uma máquina de dissociar o par ver
ser visto: no anel periférico, se é totalmente visto,
sem nunca ver; na torre central, vê-se tudo, sem
nunca ser visto.
IV. Trata-se de um sistema centrado numa única pessoa, que detém o poder. Este, por sua vez, é mantido sob uma aparelhagem cujos mecanismos internos são produzidos no íntimo de quem vigia.
Está(ão) CORRETA(S):
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas a assertiva IV.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva III.
32. Jean-Jacques Rousseau é autor de uma das obras
mais relevantes do pensamento moderno: Discurso
sobre a origem e os fundamentos da
desigualdade entre os homens.
Considere as assertivas a seguir, que dizem respeito
aos objetivos dessa obra:
I. Nela o autor apresenta a sua tese de que a
desigualdade social tem legitimidade natural.
II. Nela o autor pretende assinalar que, no
progresso das coisas, o momento em que,
sucedendo o direito à violência, submeteu-se a
natureza à lei.
III. Nela o autor examina os fundamentos da
sociedade mostrando que o Estado é uma força
moral que melhora o ser humano, que por
natureza é mau.
IV. Nela o autor mostra como o homem troca a
insegurança do estado natural pela felicidade e a
tranquilidade do estado social.
Está(ão) CORRETA(S):
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva II.
Apenas a assertiva III.
34. A partir da leitura do excerto “Também os chineses,
os indus e os árabes construíram suas histórias
mundiais, por sinal com o mesmo caráter parcial (de
certa forma todas as histórias são parciais)”, é
possível concluir:
A) Os relatos históricos são imparciais.
B) Todo o relato histórico é baseado em fatos
verídicos.
C) Os chineses, os indus e os árabes construíram
suas histórias de forma imparcial.
D) A Europa ocidental construiu sua história de
forma neutra.
E) As histórias tendem a ser parciais.
Ética Aplicada: Bioética, Ética ambiental e ética dos negócios.
OBS: Os conteúdos deste blog é público (pode usar).
Pré-socráticos
- Tales de Mileto (625 a.C. - 545 a.C.): Foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. É apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas.
- Anaximandro de Mileto (609/610 a.C. - c. 546 a.C.)
- Anaxímenes de Mileto (585-528 a.C.)
- Pitágoras (571/570 a.C. - 497/496 a.C.)
- Xenófanes de Cólofon (aprox. 570 a.C. - 460 a.C.)
- Heráclito de Éfeso (aprox. 540 a.C. - 470 a.C.)
- Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)
- Anaxágoras de Clazômenas (c. 500 a.C. - 428 a.C.)
- Leucipo de Mileto (cerca de 500 a.C.)
- Diógenes de Apolônia (viveu século V a.C.)
- Filolau de Crotona (século V a.C.)
- Zenão de Eléia (cerca de 495 a.C. - 430 a.C.)
- Empédocles (483 a.C. — 430 a.C.)
- Protágoras de Abdera (480 a.C. - 410 a.C.): "O homem é a medida de todas as coisas." Por conta desta frase foi expulso de Atenas e seus livros foram queimados em praça publica.
- Górgias de Leontini (480 a.C. - 375 a.C.)
- Melisso de Samos (cerca de 470 a.C.)
- Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.)
- Arquitas de Tarento (428 a.C. - 347 a.C.)
Sócrates 470a.C.-399a.C.
Platão 428 a 347 a.C.: O sol é o supremo bem, a ideia de luz.
Aristóteles 384a.C-322 a.C.
Helênicos
- Euclides 360a.C.-295a.C.
- Pirro de Elis 360a.C-275a.C.
- Epicuro 341a.C-270a.C
- Aristarco de Samos 310a.C(c.)-230a.C
- Arquimedes 287a.C-212 a.C.
- Eratóstenes 276a.C-194a.C
- Plotino 205-270
- Epiteto 55-135
- Ptolomeu 100(c.)-178(c.)
Romanos
- Cícero 106a.C-43 a.C.
- Sêneca 4a.C(c.)-65
- Marco Aurélio 121-180
- Boécio 480-524d.c
Medievais
- Agostinho de Hipona 354-430
- João Filopono 490-580
- Santo Anselmo 1033-1109: Agostiniano. Filósofo realista (italiano). Ficou conhecido por sua prova da existência de “Deus”. Nascido Anselmo de Aosta. Foi Arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109.
- Pedro Abelardo 1033-1109: (Eloiza) Teólogo, (filósofo francês). Com o nominalismo se tornou o maior antagonita a Igreja católica.
- Avicena (980 – 1037). Discípulo de “Aristóteles” e do neoplatonismo . Seus trabalhos despertaram interesse por Aristóteles na Europa do séc.XIII.
- Averróis 1126-1198: Filósofo da Espanha islâmica. Principal comentador de Aristóteles. Considerava a religião uma alegoria para o homem. A filosofia era o caminho para a verdade.
- Maimônides (1135 – 1204). Judeu, estudioso de Aristóteles. Tentou conciliar o ensinamento “aristotélico com o bíblico”.
- Robert Grosseteste 1168-1253
- Alberto Magno 1200(c.)-1280
- Roger Bacon 1214-1294
- Tomas de Aquino 1225-1274: Filósofo escolástico italiano. Estabeleceu um paralelo entre Aristóteles e a Escritura, tendo com base a fé e a razão como concordantes. O tomismo é sua doutrina filosófica.
- Raimundo Lúlio 1232-1315
- Duns Scot 1265-1308
- William de Ockham 1285-1350
Renascentistas
- Nicolau de Cusa 1401-1464
- Erasmo 1469(c.)-1536
- Maquiavel 1469-1527
- Thomas More 1478-1535
- François Rabelais 1483-1553*
- Paracelso 1493-1541
- Michel Eyguem de Montaigne 1533-1592
- Giordano Bruno 1548-1600
- Francis Bacon 1561-1626
- Gallileu Gallilei 1564-1642
- Tommaso Campanella 1568-1639
- Isaac Newton 1643-1727
- Giambattista Vico 1668-1744
Modernos
- Hobbes, Thomas (1588-1679)
- Descartes, René (1596-1650)
- Pascal, Blaise (1623-1662)
- Spinoza, Baruch de (1632-1677)
- Locke, John (1632-1704)
- Malebranche, Nicolas (1638-1715)
- Leibniz, Gottfried (1646-1716)
- Vico, Giambattista (1668-1744)
- Berkeley, George (1685-1753)
- Montesquieu (1689-1755)
- Voltaire (1694-1778)
- Reid, Thomas (1710-1796)
- Hume, David (1711-1776)
- Rousseau, Jean-Jacques (1712-1778)
- Kant, Immanuel (1724-1804)
- Beccaria, Cesare (1738-1794)
- Stewart, Dugald (1753-1828)
- Schiller, Friedrich (1759-1805)
Contemporâneos
- Fichte, Johann Gottlieb (1762-1814)
- Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (1770-1831)
- Mill, James (1773-1836)
- Schelling, Friedrich (1775-1854)
- Schopenhauer, Arthur (1788-1860)
- Comte, Auguste (1798-1857)
- Feuerbach, Ludwig (1804-1872)
- Mill, John Stuart (1806-1873)
- Proudhon, Pierre-Joseph (1809-1865)
- Kierkegaard, Søren (1813-1855)
- Bakunin, Mikhail Aleksandrovitch (1814-1876)
- Marx, Karl (1818-1883)
- James, William (1842-1910)
- Nietzsche, Friedrich (1844-1900)
- Frege, Gottlob (1848-1925)
- Husserl, Edmund (1859-1938)
- Bergson, Henri (1859-1941)
- Dewey, John (1859-1952)
- Whitehead, Alfred North (1861-1947)
- Russell, Bertrand (1872-1970)
- Moore, George Edward (1873-1958)
- Scheler, Max (1874-1928)
- Schweitzer, Albert (1875-1965)
- Korzybski, Alfred (1879-1950)
- Maritain, Jacques (1882-1973)
- Hartmann, Nicolai (1882-1950)
- Jaspers, Karl (1883-1969)
- Gasset, José (1883-1955)
- LouisLavelle, Louis(1883-1951)
- Bachelard, Gaston (1884-1962)
- Lukács, Georg (1885-1971)
- Korsch, Karl (1886-1961)
- Ubaldi, Pietro (1886-1972)
- Rosenstock-Huessy, Eugen (1888-1973)
- Wittgenstein, Ludwig (1889-1951)
- Heidegger, Martin (1889-1976)
- Marcuse, Herbert (1889-1979)
- Carnap, Rudolf (1891-1970)
- Zubiri, Xavier (1898-1983)
- Ryle, Gilbert (1900-1976)
- Voegelin, Eric (1901-1985)
- Dionísio, Sant'Anna (1902-1991)
- Popper, Karl (1902-1994)
- Adler, Mortimer (1902-2001)
- Lonergan, Bernard (1904-1984)
- Marinho, José (1904-1975)
- Ribeiro, Álvaro (1905-1980)
- Sartre, Jean-Paul (1905-1980)
- Rand, Ayn (1905-1982)
- Silva, Agostinho (1906-1994)
- Santos, Delfim (1907-1966)
- Ferreira dos Santos, Mário (1907-1968)
- Quine, Willard Van Orman (1908-2000)
- Bobbio, Norberto (1909-2004)
- Reale, Miguel (1910-2006)
- Austin, John (1911-1960)
- Camus, Albert (1913-1960)
- Ricoeur, Paul (1913-2005)
- Silva, Vicente Ferreira da (1916-1963)
- Wright, Georg Henrik von (1916-2003)
- Goodman, Nelson (1918-1998)
- Bunge, Mário (1919)
- Strawson, Peter Frederick (1919-2006)
- Kuhn, Thomas (1922-1996)
- Castoriadis, Cornelius (1922-1997)
- Fougeyrollas, Pierre (1923-2008)
- Feyerabend, Paul (1924-1994)
- Deleuze, Gilles (1925-1995)
- Gellner, Ernest (1925-1995)
- Foucault, Michel (1926-1984)
- Cavell, Stanley (1926)
- Putnam, Hilary (1926)
- Soveral, Eduardo Abranches de (1927-2003)
- Baudrillard, Jean (1929-2007)
- Habermas, Jürgen (1929)
- Guattari, Félix (1930-1992)
- Serres, Michel (1930)
- Rorty, Richard (1931-2007)
- Dussel, Enrique (1934)
- Dennett, Daniel (1942)
- Agamben, Giorgio (1942)
- Burge, Tyler (1946)
- Carvalho, Olavo de (1947)
- Wilber, Ken (1949)
- Zizek, Slavoj (1949)
- Lévy, Pierre (1956)
- Tye, Michael (1960)
- Quadros, António (1923-1993)
30. Na obra Ética a Nicômaco, Aristóteles apresenta
seus argumentos a respeito da conquista do sumo
bem associado à ideia de felicidade. Partindo dessa
tese aristotélica, avalie as assertivas abaixo:
I.A felicidade é um bem sempre procurado de
forma secundária, em relação aos bens
fundamentais da vida: a saúde, a honra e os
prazeres.
II. A felicidade é algo absoluto e autossuficiente, podendo ser considerada a finalidade de todas as ações humanas.
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas a assertiva II.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva III.
31. Em Vigiar e Punir, o filósofo Michel Foucault
apresenta a sua tese a respeito do panopticismo.
Dado esse conceito, afirma-se:
I.Trata-se de um mecanismo de poder que faz
funcionar dispositivos disciplinares distribuídos de
forma relacional.
II. Esse mecanismo pretende induzir no detento um
estado consciente e permanente de visibilidade
que assegura o funcionamento automático do
poder.
III. Trata-se de uma máquina de dissociar o par ver
ser visto: no anel periférico, se é totalmente visto,
sem nunca ver; na torre central, vê-se tudo, sem
nunca ser visto.
IV. Trata-se de um sistema centrado numa única pessoa, que detém o poder. Este, por sua vez, é mantido sob uma aparelhagem cujos mecanismos internos são produzidos no íntimo de quem vigia.
Está(ão) CORRETA(S):
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas a assertiva IV.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva III.
32. Jean-Jacques Rousseau é autor de uma das obras
mais relevantes do pensamento moderno: Discurso
sobre a origem e os fundamentos da
desigualdade entre os homens.
Considere as assertivas a seguir, que dizem respeito
aos objetivos dessa obra:
I. Nela o autor apresenta a sua tese de que a
desigualdade social tem legitimidade natural.
II. Nela o autor pretende assinalar que, no
progresso das coisas, o momento em que,
sucedendo o direito à violência, submeteu-se a
natureza à lei.
III. Nela o autor examina os fundamentos da
sociedade mostrando que o Estado é uma força
moral que melhora o ser humano, que por
natureza é mau.
IV. Nela o autor mostra como o homem troca a
insegurança do estado natural pela felicidade e a
tranquilidade do estado social.
Está(ão) CORRETA(S):
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva II.
Apenas a assertiva III.
34. A partir da leitura do excerto “Também os chineses,
os indus e os árabes construíram suas histórias
mundiais, por sinal com o mesmo caráter parcial (de
certa forma todas as histórias são parciais)”, é
possível concluir:
A) Os relatos históricos são imparciais.
B) Todo o relato histórico é baseado em fatos
verídicos.
C) Os chineses, os indus e os árabes construíram
suas histórias de forma imparcial.
D) A Europa ocidental construiu sua história de
forma neutra.
E) As histórias tendem a ser parciais.
FILOSOFIA PUCPR
Nessun commento:
Posta un commento