FILOSOFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Dimensões históricas do ensino de Filosofia no Brasil e no Paraná. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Filosofia. Conteúdos estruturantes e conteúdos básicos conforme Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs)- Filosofia:
1- Mito e Filosofia: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia. Atualidade do mito.
1- Mito e Filosofia: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia. Atualidade do mito.
O que é Filosofia?
2- Teoria do Conhecimento: possibilidade do conhecimento. As formas de conhecimento. O problema da verdade. A questão do método. Conhecimento e lógica.
3- Ética: ética e moral. Pluralidade ética.
Ética e violência. Razão, desejo e vontade. Liberdade: autonomia do sujeito e necessidade das normas.
4- Filosofia Política: Relações entre comunidade e poder. Liberdade e igualdade política. Política e Ideologia.
Esfera pública e privada.
5- Filosofia da Ciência: Concepções de ciência. A questão do método científico.
5- Filosofia da Ciência: Concepções de ciência. A questão do método científico.
Contribuições e limites da ciência. Ciência e ideologia. Ciência e ética.
6- Estética: Natureza da arte. Filosofia e arte. Categorias estéticas - feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto etc.
Estética e sociedade.
ATUALIDADES
sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.
INFORMÁTICA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DISCIPLINAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E
ENSINO MÉDIO
ENSINO MÉDIO
1. Tendências e concepções pedagógicas;
1.1 A educação e suas relações socioeconômicas políticas e culturais;
1.2 As relações entre educação, trabalho e cidadania;
1.3 Inclusão educacional e diversidade;
1.4 Função social da escola.
2. Estrutura educacional brasileira;
2.1 Sistema educacional brasileiro: níveis e modalidades de ensino;
2.2 Legislação: Lei no 9394/96 LDBEN, Lei no 8.069/90 ECA, Lei no 10639/03 História e cultura afro-brasileira e africana
2.3 As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual para a educação básica.
3. Elementos da prática pedagógica; 3.1Organização da escola e instâncias colegiadas;
3.2 Saberes escolares, método didático, avaliação escolar, recursos didáticos e o uso de novas tecnologias da informação e comunicação na educação. 3.3 Projeto Político-Pedagógico da escola.
3.4 Gestão Democrática.
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