giovedì 21 marzo 2013

Concurso filosofia 2013 - Programa

FILOSOFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
 Dimensões históricas do ensino de Filosofia no Brasil e no Paraná. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Filosofia. Conteúdos estruturantes e conteúdos básicos conforme Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs)- Filosofia:

1- Mito e Filosofia: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia. Atualidade do mito.

O que é Filosofia? 

2- Teoria do Conhecimento: possibilidade do conhecimento. As formas de conhecimento. O problema da verdade. A questão do método. Conhecimento e lógica.

3-  Ética: ética e moral. Pluralidade ética.

Ética e violência. Razão, desejo e vontade. Liberdade: autonomia do sujeito e necessidade das normas.

4- Filosofia Política: Relações entre comunidade e poder. Liberdade e igualdade política. Política e Ideologia.
Esfera pública e privada.

5- Filosofia da Ciência: Concepções de ciência. A questão do método científico.

Contribuições e limites da ciência. Ciência e ideologia. Ciência e ética.

6- Estética: Natureza da arte. Filosofia e arte. Categorias estéticas - feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto etc. 
Estética e sociedade.

ATUALIDADES

Tópicos relevantes e atuais em diversas áreas, tais como: segurança, transportes, política, economia,
sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

INFORMÁTICA

Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas, apresentações didáticas em mídias e Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.


FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DISCIPLINAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E
ENSINO MÉDIO

1. Tendências e concepções pedagógicas;

1.1 A educação e suas relações socioeconômicas políticas e culturais;

1.2 As relações entre educação, trabalho e cidadania;

1.3 Inclusão educacional e diversidade;

1.4 Função social da escola.

2. Estrutura educacional brasileira;

2.1 Sistema educacional brasileiro: níveis e modalidades de ensino;

2.2 Legislação: Lei no 9394/96 LDBEN, Lei no 8.069/90 ECA, Lei no 10639/03 História e cultura afro-brasileira e africana

2.3 As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual para a educação básica.

 3. Elementos da prática pedagógica; 3.1Organização da escola e instâncias colegiadas;

3.2 Saberes escolares, método didático, avaliação escolar, recursos didáticos e o uso de novas tecnologias da informação e comunicação na educação. 3.3 Projeto Político-Pedagógico da escola.

3.4 Gestão Democrática.

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