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O ensino de filosofia no ensino médio
“Um professor de filosofia é aquele que, acima de
tudo, consegue construir um espaço de problematização compartilhado com seus
alunos.” (Cerletti, 2003, p. 62)
Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, a Filosofia foi aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara
de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplina
obrigatória no currículo do Ensino Médio.
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina da educação básica.
Portanto, é necessário ter em mente, a importância, de fazer com que os alunos
não fiquem presos aos livros didáticos. Reconhecemos,
sim, a importância do material didático. Mas filosofia não é ocupação, é ócio,
é tempo livre para pensar, questionar, refletir, criticar, etc. Com isso
estaremos formando cidadãos críticos e
capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir
futuramente.
O ensino de
filosofia na escola deve ser produção filosófica
como o fazem os filósofos, ou seja, não existe filosofia sem filosofo. Portanto
o professor de filosofia deve ser
filósofo. E por quê? Pois a resposta vem com exemplos: O professor de biologia
deve ser biólogo; O de matemática deve ser matemático; etc. Existem muitos
profissionais fazendo bico na educação, o que desqualifica a disciplina.
Especificando melhor, na educação publica o professor dá aula de qualquer
coisa. E depois querem colocar a culpa
na filosofia. Muitos alunos terminam a educação básica sem saber escrever, o
que deveria aprender nos primeiros dias de aula. É o descaso, falta de
interesse com a educação. Os burocratas só querem achar um culpado, ou culpada,
o professor, a filosofia...
A filosofia, essa
mesma que queremos ensinar na escola hoje, sempre esteve presente na nossa
história. No entanto, não a praticamos no nosso cotidiano. “Ensinar filosofia é antes de mais
nada ensinar uma atitude em face da realidade, diante das coisas, e o professor
de filosofia tem que ser, a todo momento, conseqüente com esta maneira de
orientar o pensamento.” (Cerletti, 2003, p. 62)
Referências bibliográficas
GALLO, S.; KOHAN, W.
Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes,
2000.
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