giovedì 30 agosto 2012

O ensino de filosofia no ensino médio. Linkes de filosofia

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O  ensino de filosofia no ensino médio

“Um  professor de filosofia é aquele que, acima de tudo, consegue construir um espaço de problematização compartilhado com seus alunos.” (Cerletti, 2003, p. 62)
Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, a Filosofia  foi aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio.
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina da educação básica. Portanto, é necessário ter em mente, a importância, de fazer com que os alunos não fiquem presos  aos livros didáticos. Reconhecemos, sim, a importância do material didático. Mas filosofia não é ocupação, é ócio, é tempo livre para pensar, questionar, refletir, criticar, etc. Com isso estaremos formando cidadãos críticos e  capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir futuramente.
O ensino de filosofia  na escola deve ser produção filosófica como o fazem os filósofos, ou seja, não existe filosofia sem filosofo. Portanto  o professor de filosofia deve ser filósofo. E por quê? Pois a resposta vem com exemplos: O professor de biologia deve ser biólogo; O de matemática deve ser matemático; etc. Existem muitos profissionais fazendo bico na educação, o que desqualifica a disciplina. Especificando melhor, na educação publica o professor dá aula de qualquer coisa. E  depois querem colocar a culpa na filosofia. Muitos alunos terminam a educação básica sem saber escrever, o que deveria aprender nos primeiros dias de aula. É o descaso, falta de interesse com a educação. Os burocratas só querem achar um culpado, ou culpada, o professor, a filosofia...
A filosofia, essa mesma que queremos ensinar na escola hoje, sempre esteve presente na nossa história. No entanto, não a praticamos  no nosso  cotidiano. “Ensinar filosofia é antes de mais nada ensinar uma atitude em face da realidade, diante das coisas, e o professor de filosofia tem que ser, a todo momento, conseqüente com esta maneira de orientar o pensamento.” (Cerletti, 2003, p. 62)

Referências bibliográficas
GALLO, S.; KOHAN, W. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes,
2000.

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