domenica 30 dicembre 2012

prova de filosofia - concurso - professor

Construindo uma prova



Conhecimentos especificos


01- Com o _______________ cultural e científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo.
Assinale a opção que preenche a lacuna do texto acima CORRETAMENTE.

A. Iluminismo. B. Positivismo. C. Determinismo. D. Helenismo. E. Renascimento.
02- Leia os itens e assinale a resposta CORRETA.
I. Começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos conhecer suas idéias através dos relatos deixados por seu discípulo.
II. Foi discípulo de Sócrates e defendia que as idéias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências.
III. Foi quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico.
Os pensamentos contidos nos itens acima são RESPECTIVAMENTE dos filósofos:

A. Platão, Aristóteles e Sócrates. B. Sócrates, Platão e Aristóteles.
C. Aristóteles, Platão e Sócrates. D. Platão, Sócrates e Aristóteles. E. Sócrates, Aristóteles e Platão. 
03- "Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do arché ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas."
Relacione o filósofo a sua explicação para o "arché", ou seja, a origem e enumere os parênteses.
1. Tales 2. Anaxímenes 3. Anaximandro 4. Heráclito 5. Parmênides
( ) A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido).
( ) Tudo muda, tudo flui. A origem reside num constante "devir".
( ) A origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.
( )A origem é a água.
( )A origem é o ar.
A sequência CORRETA é:
A. 3, 4, 5, 1, 2.     B. 4, 3, 5, 2, 1.    C. 3, 2, 1, 5, 4.   D. 4, 1, 3, 5, 2.    E. 1, 3, 4, 5, 2.  

04- É o conhecimento confirmado pela prova dos sentidos: Vendo, ouvindo, cheirando, sentindo e provando, formamos nossa concepção do mundo que nos cerca.   
A concepção acima é do conhecimento:

A. Revelado. B. Intuitivo. C. Racional. D. Empírico. E. Autoritário. 

05- Filósofo que escreveu o texto "O mito da caverna" no qual apresenta de maneira alegórica o mundo de aparência em que vivemos. 
a) Aristóteles b) Platão c) Heráclito d) Sócrates e) Tales de Mileto.
  
  06-  Grupo de filósofos que se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com argumentos fortes e imbatíveis.
 
a) Socráticos b) Pré-socráticos c) Sofistas d) Aristotélicos e) Platônicos 

07- S e o dever parece ser uma imposição externa, imposta por Deus aos homens, é porque nossa bondade natural foi pervertida pela sociedade, quando esta criou a propriedade privada, tornando-nos egoístas e destrutivos."(Marilena Chauí em CONVITE À FILOSOFIA, 14ª edição, 2010).
A descrição acima se refere a qual filósofo: 

a) Karl Marx b) Russeau c) Heráclito d) Sócrates e) Santo Agostinho 

08-   A expressão "indústria cultural", usada para denunciar a arte e a cultura produzidas para a mistificação ideológica das massas, foi cunhada pelos seguintes filósofos:
A) Deleuze e Guattari. B) Adorno e Horkheimer. C) Marx e Engels. D) Sartre e Beauvoir. E) Althusser e

  09-  O Falsificacionismo é uma corrente de pensamento representada por:
 A) Imre Lakatos. B) Karl Popper. C) Thomas Kuhn. D) René Descartes. E) David Hume.


10 -  "Nosso método [...] Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, o labor da mente, calcado muito de perto sobre aqueles, abrindo e promovendo, assim, a nova e certa via da mente, que, de resto, provém das próprias percepções sensíveis".
Assinale o método ao qual o excerto acima faz menção: 

A) Experimental. B) Dúvida hiperbólica. C) Fenomenológico. D) Materialismo dialético. E) Dialético. 

11-  No ( ), encontra-se a tese de que, em última análise, a origem fundamental do conhecimento está na experiência sensível.
A lacuna pode ser corretamente preenchida com o termo:

A) romantismo. B) idealismo. C) empirismo D) positivismo. D) racionalismo. 
 
12-  Sobre os Pré-Socráticos, associe as ideias/feitos expressos nas máximas abaixo a seus respectivos pensadores:
(1) O estado inicial de todas as coisas tem de ser indeterminado, ou seja, não se identifica com nenhum outro elemento já descoberto.
(2) Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol.
(3) O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário.
(4) O ser é uno, contínuo, único e eterno; sem princípio nem fim.
(5) Foi o primeiro a conceber a água como substrato e força geradora de tudo.

( ) Parmênides de Eleia. ( ) Tales de Mileto. ( ) Anaximandro de Mileto. ( ) Anaxímenes de Mileto. ( ) Heráclito de Éfeso.
A sequência numérica, de cima para baixo, que contém a associação correta é:

A) 4, 5, 1, 2, 3     B) 4, 5, 3, 2, 1 C)    5, 4, 1, 2, 3    D) 1, 2, 3, 4, 5     E) 5, 4, 3, 2, 1 

13- Conhecemos o seu pensamento através do seu discípulo Platão. 
a. ( ) Euclides b. ( X ) Sócrates c. ( ) Pitágoras d. ( ) Schopenhauer e. ( ) Thomas Hobbes 
14- Sabemos que os primeiros tratados de ética foram elaborados por Aristóteles. Assinale a alternativa que apresenta o tratado ético elaborado por Aristóteles:

a) Ética a Nicômaco. b) Ética a Dianoética. c) Ética a Diacômaco. d) Ética a Nicômalo. 
15- O filósofo mais expressivo da corrente existencialista é:

A. Friedrich Nietzsche. B. Michel Foucault. C. Ludwig Wittgenstein. D. Immanuel Kant. E. Jean Paul Sartre.

16- Jean-Paul Sartre, no texto "O existencialismo é um humanismo", busca defender sua posição filosófica de diversas críticas. "Assim respondemos, creio eu, a um certo número de censuras referentes ao existencialismo", escreve. Tal defesa, bastante contundente, ocorre tendo por base a definição do homem:
A) pela religiosidade
B) pelo quietismo
C) pelo pessimismo
D) pela ação
E) pela tradição 


17-  Ludwig Wittgenstein, no Tractatus Lógico-Philosophicus, apresenta uma série de erros e de confusões que ocorrem no emprego mais cotidiano da linguagem. "Para evitar esses equívocos, devemos empregar uma notação que os exclua, não empregando o mesmo sinal em símbolos diferentes e não empregando superficialmente da mesma maneira sinais que designem de maneiras diferentes". Tal notação que Wittgenstein procura como solução para os problemas da linguagem teria, em seu centro, a obediência:
A) ao verso livre da poesia
B) ao método cartesiano
C) à informática computacional
D) à argumentação escolástica
E) à gramática lógica 


18 - Segundo Hume, esse princípio, que seria o grande guia da vida humana, é:

A) a fé  B) a razão  C) a imaginação  D) o costume  E) o entendimento

19- Para este filósofo, a compreensão do universo reside na agregação e desagregação dos quatro elementos originários e incorruptíveis: terra, água, fogo e ar. Estamos nos referindo a:

A) Heráclito de Éfeso.   B) Pitágoras de Samos.   C) Empédocles de Agrigento.   D) Zenão de Eleia. 



20- Bacon elaborou uma teoria conhecida como a crítica dos ídolos. De acordo com o filósofo, existem quatro tipos de ídolos ou de imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos, que impedem o conhecimento da verdade.
São eles:
(A) ídolos da caverna, ídolos da novela, ídolos do teatro e ídolos da tribo.
(B) ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do teatro e ídolos da tribo.
(C) ídolos urbanos, ídolos do fórum, ídolos do teatro e ídolos da tribo.
(D) ídolos urbanos, ídolos rurais, ídolos da tribo e ídolos da caverna.
(E) ídolos da novela, ídolos do teatro, ídolos urbanos e ídolos da caverna.



21-A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. Quem usa um telescópio ou um microscópio vê coisas que não poderiam ser vistas a olho nu. Mas eles nada mais são que extensões do olho. Não são órgãos novos. São melhoramentos na capacidade de ver, comum a quase todas as pessoas. Um instrumento que fosse a melhoria de um sentido que não temos seria totalmente inútil, da mesma forma como telescópios e microscópios são inúteis para cegos, e pianos e violinos são inúteis para surdos. A ciência não é um órgão novo de conhecimento. A ciência é a hipertrofia de capacidades que todos têm.
ALVES, Rubem. Filosofi a da Ciência - Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.
Considerando-se o trecho acima, conclui-se que a Ciência está em
(A) continuidade com as Belas Artes.
(B) continuidade com a Filosofia.
(C) continuidade com o Senso Comum.
(D) ruptura com o Mito.
(E) ruptura com Senso Comum. 



22- O que está sendo representado pelo "Sol" na Alegoria da Caverna de Platão?
(A) A realidade sempre em fluxo
(B) A razão humana
(C) A existência do mundo sublunar
(D) A luz natural
(E) A Ideia de Bem

23-   Embora a Filosofia já existisse na Grécia, desde o século VI a.C., foi em Atenas, na virada do século V para o IV a.C., que a filosofia com Sócrates iniciou toda uma nova abordagem, trazendo para o seu campo de discussão o tema da
(A) teologia
(B) lógica
(C) fenomenologia
(D) física e da ontologia
(E) ética e da política 

24-   O problema do conhecimento se torna prioritário frente a todos os outros problemas filosóficos quando a Filosofia se desenvolve como Idealismo, tendo como a principal estrutura a correlação entre
(A) Alma e Deus
(B) Bem e Mal
(C) Verdade e Falsidade
(D) Moral e Estética
(E) Sujeito e Objeto 

25- Qual, dentre os abaixo relacionados, é um motivo relevante para o surgimento da Filosofia na Grécia antiga?
 (A) A presença na mitologia grega de caracteres universalizantes e com pretensão de explicação da realidade, a partir de princípios abstratos.
(B) A presença na cultura grega de uma valorização dos loucos, das mulheres e das crianças, de modo que o indivíduo masculino tinha um papel secundário.
(C) O fato de os gregos terem em seu território uma das sete maravilhas do mundo antigo: o colosso de Rodes.
(D) Os gregos foram os primeiros a desenvolver as tecnologias de produção agrícola e militar, e assim conseguindo dominar outros povos, como os persas e os egípcios, no sentido bélico.
(E) Os gregos foram o primeiro povo a fazer a revolução neolítica e por isso foram os que mais desenvolveram sua cultura no sentido de uma maior abstração.
  26-  Qual é o domínio da filosofia que investiga prioritariamente o ser tal como ele é nele mesmo?
(A) Gnosiologia
(B) Ontologia
(C) Criticismo
(D) Lógica
(E) Ética 
27- Para Kant, uma "Boa vontade" consiste em uma vontade
(A) que tem por fim a felicidade.
(B) que se orienta pela perfeição divina.
(C) que se apresenta sob a forma da heteronomia.
(D) de poder.
(E) cujo querer é bom em si mesmo

28- Foucault analisa o poder, considerando-o como uma rede de relações e correlações de força, de tal modo que, ao considerar o Estado e a Lei, irá deixar de lado noções importantes ao pensamento político moderno, como
(A) Soberania e Contrato
(B) Soberania e Modernidade
(C) Liberdade e Moralidade
(D) Biopoder e Moralidade
(E) Liberdade e Destinação
 
29 - Como é denominada a corrente de pensamento que marcou o início da Filosofia Cristã?
(A) Parrésia
(B) Escolástica
(C) Idade das Trevas
(D) Ecumenismo
(E) Patrística 

30- A oposição que se faz entre "Bom e Ruim" corresponde a qual noção da genealogia de Nietzsche?
(A) "Moral escrava"
(B) "Moral nobre"
(C) "Má consciência"
(D) "Ideal ascético"
(E) "Valoração reativa"
 
31 Qual é a função da prova acerca da existência de Deus na terceira meditação de Descartes?
(A) Fundamentar a fé cristã na razão.
(B) Fundamentar a moral humana na perfeição divina.
(C) Garantir a possibilidade da dúvida hiperbólica.
(D) Garantir a correspondência entre as ideias claras e distintas e a coisa extensa.
(E) Garantir a possibilidade extrema da dúvida.
  32-  Qual o cárater da obra de arte segundo a ideologia da indústria cultural?
(A) Mercadoria
(B) Capital
(C) Objeto sensível
(D) Instrumento de conhecimento
(E) Objeto de contemplação 
33-   Sobre falácias, analise as seguintes correspondências.
- Na petição de princípio, observa-se a seguinte estrutura: P. Portanto, P
- Anfibologia é uma ambiguidade sintática.
- "Pelé disse que a Copa no Brasil será um desastre, por isso é melhor o Brasil desistir." - Generalização forçada
- "Lula falou que a crise chegaria como uma marolinha no Brasil, o que não acontecerá dado que o mesmo não é economista." - Apelo à ignorância
a. Todas estão corretas.
b. Somente uma está correta.
c. Somente duas estão corretas.
d. Somente três estão corretas.
e. Nenhuma está correta.


34. Tales de Mileto se indaga sobre a totalidade de tudo o que existe, não para se perguntar qual foi a origem mítica do mundo, mas o que na verdade é a natureza.
Desta forma afirma que o princípio de todas as coisas é:
a. ( ) o ar.
b. (x ) a água.
c. ( ) a terra.
d. ( ) o fogo.
e. ( ) a divindade. 


35- Segundo os pitagóricos, a dificuldade para essa vida era(m):
a. ( ) a alma.
b. ( ) o mundo.
c. ( ) a inteligência.
d. ( ) os outros.
e. ( x ) o corpo. 



36-  Além dos pitagóricos, a Magna Grécia viu surgir outra manifestação filosófica fundamental: a escola eleática. Com eles a filosofia adquire um nível e um grau de profundidade que antes não tinha.
O principal filósofo dessa escola foi:
a. ( ) Sócrates.
b. ( ) Heráclito.
c. ( X ) Parmênides.
d. ( ) Anaxímexes.
e. ( ) Anaximandro. 


37. Empédocles quer resolver o problema da articulação entre o ser imóvel com a cambiante multiplicidade das coisas. Quer resolver este problema por meio dos quatro elementos: água, fogo, terra e ar. Esta é a primeira vez que aparecem formalmente os quatro elementos tradicionais. Sobre eles Empédocles dirá que são raízes de todas as coisas.
Para explicar o movimento, ou seja, que a partir das quatro raízes se engendrem e pereçam todas as coisas, ele introduz outros dois elementos:
a. ( X ) amor e ódio.
b. ( ) teoria e prática.
c. ( ) paixão e repulsa.
d. ( ) inteligência e amor.
e. ( ) poesia e pensamento.


  38- Para expressar seu pensamento, Platão escolheu como gênero literário o diálogo, que tem uma profunda relação com sua doutrina da dialética como método filosófico.
O personagem principal dessas obras é:
a. ( ) Platão.
b. (x ) Sócrates.
c. ( ) Aristóteles.
d. ( ) Protágoras.
e. ( ) Demócrito.

39. No livro VII da República, Platão conta um mito de extraordinária força, em que representa simbolicamente a situação do homem e sua relação com a filosofia e, ao mesmo tempo, a estrutura da realidade.

Este mito relatado por Platão ficou conhecido como Mito da:
a. ( ) república.
b. ( ) sombra.
c. ( X ) caverna.
d. ( ) realidade.
e. ( ) intelectualidade.



40- Na obra de Rousseau, o que teve conseqüências mais graves foi a sua filosofia social.
Qual a obra principal de Rousseau sobre este tema?
a. ( ) Julie.
b. ( ) Émile.
c. ( ) Confissões.
d. (X ) Contrato Social.
e. ( ) Discurso Sobre as Ciências e as Artes. 



41- O fundador da escola estoica foi:
a. ( ) Cipião.
b. ( ) Posidônio.
c. ( X ) Zenão de Cicio.
d. ( ) Cleantes de Assos.
e. ( ) Panécio de Rodes. 


42. O conteúdo da filosofia agostiniana se expressa em sua obra intitulada Solilóquios.
Qual o tema central da filosofia de Santo Agostinho?
a. ( X ) Deus e a alma
b. ( ) Deus e a razão
c. ( ) A alma e a razão
d. ( ) A razão e a salvação
e. ( ) O homem e o mundo



43- Para Hobbes, o conhecimento se funda na experiência, e seu interesse é a instrução do homem para a prática.
Assim, podemos afirmar que o pensamento de Hobbes é:
a. ( ) sofista.
b. ( ) apriorista.
c. ( ) nominalista.
d. ( ) pragmatista.
e. ( X ) empirista. 


44- O filósofo que postulou a falseabilidade como critério da avaliação das teorias científicas foi:

A) Karl Popper.   B) Imre Lakatos.  C) Ludwig Wittgenstein.   D) Thomas Kuhn.   E) Francis Bacon.
 

45- Que tipo de raciocínio expressa o seguinte silogismo?
O ferro conduz eletricidade
O ouro conduz eletricidade
O cobre conduz eletricidade
Logo, todos os metais conduzem eletricidade. 


A) Raciocínio Analítico.
B) Raciocínio Sintético.

 c) Raciocínio Indutivo.
d) Raciocínio Dedutivo.
E) Raciocínio Abdutivo.

 
46- O texto aristotélico da Política teve uma grande influência no desenvolvimento da ciência política em nossa tradição e faz parte de um conjunto de estudos que inclui o exame de um grande número de constituições das cidadesestados gregas da época, das quais só chegou até nós A Constituição de Atenas.
A passagem selecionada a seguir contém parte da definição aristotélica do homem como "animal político" (zoon politikón). Propositalmente, algumas expressões e/ou palavras foram retiradas do texto - substituídas por pontilhados - e reunidas integralmente em uma única alternativa. Após a leitura do texto marque aquela opção que melhor preenche as lacunas respectivamente.
"Aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra e pode ser comparado a uma peça fora do jogo. Daí a evidência de que o homem é um animal político mais ainda que as abelhas ou que qualquer outro animal gregário. Como dizemos frequentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter ___________. (...) Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, ___________, bem como de outras noções deste tipo. É a associação dos que têm em comum essas noções que constitui __________ e o Estado".


A) Linguagem - do justo e do injusto - a família;

B) Família - do bom e do ruim - a comunidade;
C) Sociedade - do útil e do inútil - a sociedade;
D) Simbologia - do certo e do errado - a nação;
E) Cultura - da virtude e do malefício - o território; 



47- Francis Bacon (1561 - 1626), chamado por muitos como o filósofo da idade industrial, da ciência planificada, rejeita a filosofia de Aristóteles, como sendo uma filosofia estéril para a produção de obras que beneficiassem a vida do homem e propõe um novo método para alcançar o domínio da natureza, mediante o conhecimento.
A sua "Grande Instauração" consiste em dois momentos distintos, que são:
A) Experiência e indução;
B) Experiência e dedução;
C) Teoria dos ídolos e indução;
D) Teoria dos ídolos e experiência;
E) Indução e dedução.

48- O eudemonismo de Aristóteles tem como objetivo fundamental:
A) o dever.
B) a justiça.
C) a verdade.
D) a felicidade.
E) o conhecimento.



48- A arte como mímesis da physis corresponde ao pensamento característico do período:
A) Antigo.
B) Moderno.
C) Medieval.
D) Pós-Moderno.
E) Contemporâneo. 


49- John Locke afirma que o homem entra em sociedade com a finalidade de:
A) julgar, legislar e executar ações com os mesmos objetivos.
B) eliminar as disparidades nas relações humanas.
C) estruturar as relações econômicas.
D) criar o Poder Legislativo.
E) preservar a propriedade. 



50 - O primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer: "Isto é meu", e encontrou pessoas bastante simples para crê-lo, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.
(Rousseau,J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens)
Esta célebre passagem de Rousseau pressupõe que os homens, antes do surgimento da sociedade civil, viviam num estado de natureza, no qual
(A) prevaleciam apenas os adaptados.
(B) reproduziam-se as leis do Éden.
(C) não havia propriedade privada.
(D) havia regras sociais comunitárias.
(E) o homem era o lobo do homem.


51- Em uma atividade ou arte, ele [o bem] tem uma aparência, e em outros casos outra. Ele é diferente na medicina, na estratégia, e o mesmo acontece nas artes restantes. (...) Na medicina ele é a saúde, na estratégia é a vitória, na arquitetura é a casa e assim por diante em qualquer outra esfera de atividade, ou seja, o fim visado em cada ação e propósito, pois é por causa dele que os homens fazem tudo o mais. (...) Chamamos aquilo que é mais digno de ser perseguido em si mais final que aquilo que é digno de ser perseguido por causa de outra coisa, e aquilo que nunca é desejável por causa de outra coisa chamamos de mais final que as coisas desejáveis tanto em si quanto por causa de outra coisa, e portanto chamamos de absolutamente final aquilo que é sempre desejável em si, e nunca por causa de algo mais. Parece que a felicidade, mais que qualquer outro bem, é tida como este bem supremo, pois a escolhemos sempre por si mesma, e nunca por causa de algo mais (...).
(Aristóteles. Ética a Nicômaco)
Aristóteles identifica aqui dois conceitos fundamentais de sua filosofia. Quais são eles?
(A) Arte e aparência.
(B) Bem e misericórdia.
(C) Causa final e bem.
(D) Desejo e felicidade.
(E) Medicina e estratégia.