Conhecimentos básicos ou conhecimentos comuns
sabato 23 febbraio 2013
mercoledì 20 febbraio 2013
martedì 12 febbraio 2013
Filosofos e suas filosofia ( o que sabemos?)
Links importantes
Concurso professor 2013
Inscrição
- É correto afirmar que os ídolos de Bacon são: ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do teatro e ídolos da tribo.
- Saber é Poder.
- Novum organum (obra)
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- Rousseau nasceu em Genebra.
- Contrato Social é a principal obra de Rousseau.
- Discurso sobre as ciências e as artes é o primeiro escrito filosofico de Rousseau.
- "O home é a medida de todas as coisas" É uma frase de Protágoras de Abdera
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O aparecimento da filosofia racional no ocidente está intrinsicamente ligado ao modelo socio-político das cidades-estado gregas.
Concurso professor 2013
Inscrição
A filosofia, em contraposição ao mito, se caracteriza por narrar a origem do mundo por meio de alianças e forças geradoras divinas.
- Anaxímenes de Mileto
- Hannah Arendt
- Anáxagoras:
Filósofo cuja teoria desiludiu Sócrates em sua juventude
- Nasceu na Macedônia
- Aristóteles foi mentor de Alexandre o Grande
-A filosofia de Aristóteles representou uma nova interpretação sobre o problema do ser. Nesse sentido, Aristóteles define a ciência como conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento pelas causas, capaz de compreender a natureza do devir e superar os enganos da opinião.
- A obra de Aristóteles tem como conceitos centrais a katharsis e a mimesis: Poética
- Por quê os aristotélicos são chamados de peripatéticos? Porque caminhavam enquanto aprendiam.
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Bacon (Bacon, Francis)
- É correto afirmar que os ídolos de Bacon são: ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do teatro e ídolos da tribo.
- Saber é Poder.
- Novum organum (obra)
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o principal bem para o epicurismo é o prazer
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- É o filósofo pré-socrático do devir
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Protágoras de Abdera
"O home é a medida de todas as coisas" É uma frase de Protágoras de Abdera
Em Platão, podemos dizer que a ética é: Caminho a seguir para vir-a-ser; . Contemplação do bem, de acordo com a razão, a verdade e a justiça.
Verdadeiro nome de Platão: Arístocles
A Alegoria da Caverna de Platão, além de ser um texto de teoria do conhecimento, é também um texto político. No sentido político, é correto afirmar que Platão sustentava um modelo aristocrático, cujo governo deveria ser confiado aos melhores em inteligência e em conduta ética.
- Idéia suprema para Platão: o Bem
- O Principal representante da escola eleática
-o fundador da Metafísica.
O homem é a medida de todas as coisas.
Em Platão, podemos dizer que a ética é: Caminho a seguir para vir-a-ser; . Contemplação do bem, de acordo com a razão, a verdade e a justiça.
Verdadeiro nome de Platão: Arístocles
A Alegoria da Caverna de Platão, além de ser um texto de teoria do conhecimento, é também um texto político. No sentido político, é correto afirmar que Platão sustentava um modelo aristocrático, cujo governo deveria ser confiado aos melhores em inteligência e em conduta ética.
- Idéia suprema para Platão: o Bem
É um Neoplatônico
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Rousseau (Rousseau, Jean Jacques)
- Qual é o primeiro livro filosófico de Rousseau foi o Discurso sobre as ciências e as artes.
- Emílio é a obra Rousseau que fala da eEducação.
- Filósofo que acolheu Rousseau quando este se encontrava perseguido: Hume
- O homem no estado de natureza em Rousseau é Solitário e auto-suficiente
- Sobre a liberdade em Rousseau, é correto afirmar: O homem afirma sua liberdade quando obedece a uma lei que prescreve para si mesmo.
- Único livro que o pupilo Emílio de Rousseau leria na infância: Robinson Crusoé de Defoe
- Com base nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau, é correto afirmar: Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes.
- "O homem nasce bom, a sociedade o corrompe". É uma frase de Rousseau
- Contrato Social é a principal obra de Rousseau.
- Discurso sobre as ciências e as artes é o primeiro escrito filosofico de Rousseau.
- "O home é a medida de todas as coisas" É uma frase de Protágoras de Abdera
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- Xantipa (esposa de Sócrates)
- Conhece-te a ti mesmo
Por quê Sócrates não fugiu da sentença de beber cicuta?
- Porque acreditava que deveria seguir as leis atenienses
- Porque acreditava que a alma era imortal
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- Faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga
- o pai da filosofia grega
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É o fundador do estoicismo
Terceira fase do estoicismo, séculos depois da fundação da escola: Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto
O aparecimento da filosofia racional no ocidente está intrinsicamente ligado ao modelo socio-político das cidades-estado gregas.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
LDB
(o que sabemos)
- Considerando que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.o 9.394/1996, a organização da educação nacional dar-se-á por diferentes níveis e modalidades.
- A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
- A carga horária mínima anual exigida para a educação básica é de 800 horas, distribuídas por, no mínimo, 200 dias letivos de trabalho escolar.
- Conforme disposto na LDB, a formação do docente, para atuar na educação básica, incluirá prática de ensino de, no mínimo, 300 horas.
- A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educacional que visa atender àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos. A essa modalidade é assegurado o acesso no nível fundamental para os maiores de 15 anos, e no nível médio, para os maiores de 18 anos.
- Segundo a Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):
4. O ensino médio, etapa final da educação básica, deve ter duração mínima de 3 anos.
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- Segundo a Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):
- A Educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
- A educação escolar compõe-se de:
- I – Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio; e
- II – Educação superior.
4. O ensino médio, etapa final da educação básica, deve ter duração mínima de 3 anos.
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ECA (o que sabemos)
- O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.o 8.069/1990, dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, que devem gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.
- O ECA considera como criança a pessoa de zero a doze anos de idade incompletos, e adolescente de doze anos completos aos dezoito anos de idade.
- Compete aos dirigentes de estabelecimentos de ensino comunicar ao conselho tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, a reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar e os casos de elevados níveis de repetência.
- É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Considera-se aprendizagem a formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, ou seja, o aprendiz não pode ser caracterizado como empregado.
- Pena de detenção, de seis meses a dois anos, pode ser aplicada ao responsável por estabelecimento de ensino que privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, sem que o indivíduo estivesse em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente.
- Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Lei 8069/90, são considerados crianças e adolescentes os sujeitos dentro das seguintes faixas etárias: crianças: até 12 anos de idade incompletos; adolescentes: entre 12 e 18 anos de idade.
- Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Lei 8069/90, são considerados crianças e adolescentes os sujeitos dentro das seguintes faixas etárias: crianças: até 12 anos de idade incompletos; adolescentes: entre 12 e 18 anos de idade.
Constituição Federal de 1988
- Aos profissionais da educação escolar pública, seja da rede federal, estadual ou municipal, é garantido pela Constituição um piso salarial profissional nacional.
- Anualmente, da receita resultante de impostos, incluída a proveniente de transferências, a União aplicará 18%, e os estados, o DF e os municípios, 25%, no mínimo, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Vigotsky
Paulo Freire
- Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.
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Pedagogias
- A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias:
- Pedagogia Tradicional - Herbart
- Pedagogia da Escola Nova - Dewey
- Pedagogia Libertadora - Paulo Freire
- Pedagogia Histórico-Crítica - Dermeval Saviani
Método:
- Método da Pedagogia Libertadora - Vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política.
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- Método da Escola Nova - Atividade, problema, hipótese, coleta de dados e experimentação.
- A finalidade da escola é preparar para a vida. Portanto, a escola deve ser viva, alegre, cheia de desafios, num processo ativo centrado no aluno.
- A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos. O compromisso da escola é com a cultura; os problemas sociais pertencem à sociedade.
- Método Histórico-Crítico - Prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social.
- A difusão de conteúdos é a tarefa primordial da escola. Os conteúdos são indissociáveis da realidade social. Busca-se a apropriação do saber pelos alunos.
- Pedagogia Tecnicista.O papel da escola é produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.
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- As tendências pedagógicas são definidas a partir das finalidades sociais da escola e se manifestam na prática docente. Podemos classificar essas tendências em dois grandes grupos: as liberais e as progressistas. São consideradas tendências liberais as pedagogias: Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não-Diretiva e Tecnicista.
- A Educação está diretamente relacionada com a sociedade. Diferentes perspectivas dessa relação são consideradas em três grandes grupos.
- Otimismo Pedagógico: A função da educação é resolver todos os problemas sociais.
- Realismo Pedagógico: A função da educação é fazer o trabalho mais avançado possível, apesar dos limites impostos pelo momento histórico.
- Imobilismo Pedagógico: A função da educação é a reprodução da sociedade.
- Direitos civis: Direitos necessários à liberdade individual.
- Direitos políticos: Respeito à participação e representação em sindicatos, partidos, etc.
- Direitos sociais: Respeito ao bem-estar do indivíduo: segurança, trabalho, lazer, educação e saúde, entre outros.
- A escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é: a questão da inclusão e da diversidade.
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- A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel: Garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.
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- Sobre o Projeto Político Pedagógico,
- Deve ser elaborado coletivamente.
- Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
- Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
- Deve atender as características e necessidades do alunado.
- O Projeto Político Pedagógico deve partir de um processo de diagnóstico rigoroso da realidade a ser atendida.
- Considere os seguintes pressupostos a respeito da elaboração de um projeto político-pedagógico:
- A LDB 9394/96 dá às escolas liberdade e responsabilidade para elaborar sua proposta pedagógica, incluindo currículo e organização escolar.
- A equipe pedagógica e administrativa da escola deve coordenar o processo de discussão, elaboração e efetivação do projeto político-pedagógico.
- O projeto político-pedagógico deve ser produto da reflexão coletiva e, portanto, deve ser construído no interior da singularidade de cada escola.
- Segundo os princípios da avaliação da aprendizagem,
- Diagnóstico: Coleta dados relevantes, através de instrumentos que expressem o estado de aprendizagem do aluno, tendo em vista objetivos e capacidades que se pretende avaliar.
- Dimensão Técnica ou Burocrática: Tem caráter classificatório, somativo, controlador, com o objetivo de certificação; traduz-se em registros quantitativos e medidas de produtos definidores da promoção ou reprovação dos alunos.
- Portfólio: Organiza e arquiva registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com intenção de fornecer uma síntese de seu percurso ou trajetória de aprendizagem.
- Dimensão Formativa ou Continuada: Tem função processual, descritiva e qualitativa, sinalizadora do patamar de aprendizagens consolidadas pelo aluno e de suas dificuldades ao longo do trabalho.
O Professor:
- O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais:
- O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais:
- Domínio teórico-prático dos conteúdos da disciplina, domínio de métodos para encaminhar didaticamente esses conteúdos e compromisso com a aprendizagem dos alunos.
- A relação professor-aluno deve estar baseada no respeito e na responsabilidade.
- A equipe de profissionais da escola deve ter preocupação com a organização de uma escola da melhor
qualidade possível.
- Os profissionais da escola devem incentivar a maior e melhor participação dos pais.
- A equipe de profissionais da escola deve ter preocupação com a organização de uma escola da melhor
qualidade possível.
- Os profissionais da escola devem incentivar a maior e melhor participação dos pais.
- É preciso que os professores se conscientizem de que os alunos das escolas públicas, em sua maior parte expostos a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.
- Por determinação federal, o Ensino Fundamental passa de 8 para 9 anos de duração.
- A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.
- O Planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o Plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.
- A avaliação visa não apenas rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.
- Uma escola pública de qualidade exige que se repensem as relações de trabalho vividas na prática pedagógica.Nesse sentido, as relações humanas dos profissionais da escola precisam estar baseadas emdeterminados princípios.
- Avaliações contínuas.
- Trabalho articulado.
- Objetivos comuns.
- Planejamento participativo.
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A gestão democrática:
- A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem: o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão.
- A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é: o conselho escolar.
- A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é: o conselho escolar.
- A gestão democrática da escola passa pelo fomento de diferentes ações:
- Democratização dos processos de decisão na escola.
- Consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar.
- Eleição de diretores, conselhos escolares e grêmio estudantil, entre outros.
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Tecnologias:
- Sobre a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação na educação:
- Laboratórios de informática.
- Apoio técnico ao professor nas atividades nos laboratórios.
- Tempo disponível para a prática e domínio das ferramentas e programas (para os professores e alunos).
- Desenvolvimento de atividades que incentivem a comunicação e colaboração do grupo.
- O Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem: obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.
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DCEs:
- As Diretrizes Curriculares para a Educação Pública do Estado do Paraná traçam estratégias que visam nortear o trabalho dos professores e garantir a apropriação do conhecimento pelos estudantes da rede pública. As construções das Diretrizes tiveram marcas bem precisas: A horizontalidade (envolveu todas as escolas e Núcleos Regionais de Educação do estado) e a representatividade (sintetiza a voz dos professores das escolas públicas paranaenses).
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Teoria:
- O domínio de um corpo teórico atualizado pela reflexão coletiva poderá conferir aos professores:
- desenvolvimento de trabalho coletivo.
- possibilidade de construção de instrumental didático.
- alternativas metodológicas.
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Dermeval Saviani:
- “Na verdade, todo sistema educacional se estrutura a partir da questão do trabalho, pois o trabalho é a base da existência humana, e os homens se caracterizam como tais na medida em que produzem sua própria existência, a partir de suas necessidades. Trabalhar é agir sobre a natureza, agir sobre a realidade, transformando-a em função dos objetivos, das necessidades humanas. A sociedade se estrutura em função da maneira pela qual se organiza o processo de produção da existência humana, o processo de trabalho”.
Essa afirmação de Dermeval Saviani resume os fundamentos conceituais da proposição do: trabalho como princípio educativo.
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Educação Profissional:
- A Educação Profissional no Brasil, nas suas propostas progressistas, utiliza o termo “politecnia”. Esse conceito significa: domínio de diferentes técnicas, equipamentos e métodos e dos princípios científicos e tecnológicos que embasam os processos produtivos.
- Com relação às novas perspectivas da Educação Profissional no Brasil, considere as seguintes atribuições:
- Preparar cidadãos para a inserção no mundo do trabalho e contribuir para a integração da economia do país com os mercados globalizados.
- Contribuir, através da intensa articulação com o setor produtivo e as organizações sociais, para expandir a empregabilidade e a possibilidade de geração de renda pelos educandos.
- Melhorar as condições de empregabilidade, contribuindo para a promoção do desenvolvimento.
Decreto 5154/04, que trata da Educação Profissional no Brasil:
- Integração entre Educação Geral e Profissional.
- Formação unitária e politécnica para o Ensino Médio Integrado.
- Formação geral e específica.
- Trabalho como princípio educativo.
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- Democratizar o acesso e garantir a permanência de crianças e jovens nas escolas brasileiras.
- Democratizar a gestão.
- Construir a qualidade social da educação.
- Ampliar o ensino fundamental para 9 anos, garantindo o ingresso de crianças de 6 anos no ensino fundamental.
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Concepção progressista de didática:
- É um modo crítico de desenvolver uma prática educativa.
- Deve servir como mecanismo de tradução prática no exercício educativo.
- É sustentada por decisões filosófico-políticas e epistemológicas sobre um projeto histórico de desenvolvimento.
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- A Pedagogia no Brasil, ao longo de sua história, teve diferentes perspectivas. No momento atual, busca: a formação científica e unitária, com sólida formação teórica, prática e política, que tenha como eixo a indissociabilidade entre docência, gestão e pesquisa.
- O Conselho Escolar, um dos órgãos da estruturação de uma gestão democrática, compõe-se exclusivamente de representantes de diferentes segmentos do corpo docente, funcionários, pais e alunos.
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- O pedagogo exerce um papel fundamental na concretização de uma escola da melhor qualidade possível no momento histórico atual. Nesse sentido, a sua função básica é: orientar, acompanhar e avaliar o processo pedagógico.
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- O currículo, cerne da educação escolar, é um fenômeno histórico. Sobre o assunto, considere as seguintes características:
- Ação, trajetória, caminhada construída coletivamente.
- Processo dinâmico, mutável, sujeito a inúmeras influências, portanto, aberto e flexível.
- Resultado de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressa a organização de saberes vinculados à construção de sujeitos sociais.
- Expressão de uma concepção de pessoa, sociedade, conhecimento e cultura.
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Os teóricos denominados crítico-reprodutivistas:
- elaboraram diferentes teorias, mas todas com uma raiz comum: afirmam que a educação é reprodutora das relações sociais.
- Teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica - Bourdieu e Passeron.
- Teoria da escola dualista. Baudelot e Establet.
- Teoria da escola enquanto aparelho ideológico de estado - Althusser.
- O projeto político-pedagógico da escola deverá ser permanentemente avaliado nas dimensões discriminadas em:
- Conteúdos de ensino, metodologias e avaliação.
- Planejamento e organização do tempo pedagógico (calendários, horários, reuniões) e atividades dos setores.
- Tecnologias educacionais e instrumentos didáticos.
- Relações professor/aluno/escola/comunidade.
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- Sobre avaliação:
- As formas de avaliação devem possibilitar a redefinição do trabalho pedagógico.
- A avaliação diagnóstica assume o caráter de auxílio na identificação das dificuldades e do real aprendizado do aluno.
- A avaliação prognóstica é a avaliação aplicada antes do início das ações educativas e tem como finalidade realizar um levantamento de dificuldades que poderão ocorrer.
- A avaliação que acontece durante todo o processo de aprendizagem é denominada avaliação contínua.
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sabato 9 febbraio 2013
Prova de filosofia geral 35
1. Deus é o ser que nós não conseguimos pensar nada maior; por isso ele não pode ser apenas uma ideia; ele é uma realidade.
A afirmaçâo, pertencem, respectivamente, ao filósofo,
(A) Platão.
(B) Sócrates.
(C) Plotino.
(D) Santo Anselmo.
(E) Aristóteles.
2- É correto afirmar que os ídolos de Bacon são:
A) ídolos do templo, ídolos da escola, ídolos do teatro e ídolos da igreja
B) ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do cinema e ídolos da tribo
C) ídolos da taverna, ídolos do templo, ídolos do teatro e ídolos da tribo
D) ídolos da escola, ídolos do fórum, ídolos do cinema e ídolos da igreja
E) ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do teatro e ídolos da tribo
3- Onde nasceu Rousseau?
a) Paris
b) Nance
c) Genebra
d) Leon
e) La Haye
4- Qual é o primeiro livro filosófico de Rousseau
a) Emílio
b) Nova Heloísa
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
b) Nova Heloísa
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
5- Em qual obra Rousseau fala da eEducação?
a) Emílio
b) Nova Heloísa
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
b) Nova Heloísa
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
6- Filósofo que acolheu Rousseau quando este se encontrava perseguido:
b) Diderot
c) Hume
d) Condillac
e) D´Alembert
7- O homem no estado de natureza em Rousseau é:
A) agressivo e anti-social, causando a guerra de todos contra todosB) sociável e piedoso, é o bom selvagem
C) indefeso contra os animais, mas usa as mãos para sobreviver
D) Solitário e auto-suficiente
E) Igual aos animais, semelhante a um orangotango
8- Sobre a liberdade em Rousseau, é correto afirmar:
b) A liberdade adquire sentido para os homens na medida em que eles podem desobedecer às leis.
c) O homem livre obedece a princípios, independentemente de eles também valerem para a sociedade.
d) O homem afirma sua liberdade quando obedece a uma lei que prescreve para si mesmo.
e) É no estado de natureza que o homem pode atingir sua verdadeira liberdade.
9- Único livro que o pupilo Emílio de Rousseau leria na infância:
a) A utopia de Morus
b) Viagens de Gulliver de Swift
c) idas de Plutarco
d) Robinson Crusoé de Defoe
e) Relatos de Viagens de marinheiros.
b) Viagens de Gulliver de Swift
c) idas de Plutarco
d) Robinson Crusoé de Defoe
e) Relatos de Viagens de marinheiros.
10- Com base nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau, é correto afirmar:
b) A finalidade da instituição da sociedade e do governo é a preservação da individualidade e das diferenças sociais.
c) A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens.
d) Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes.
e) Rousseau valoriza a fundação da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.
11- "O homem nasce bom, a sociedade o corrompe". É uma frase de:
a) Voltaire
b) Diderot
c) Rousseau
d) Condillac
e) D´Alembert
12- Qual a principal obra de Rousseau?
a) Emílio
b) Diderot
c) Rousseau
d) Condillac
e) D´Alembert
12- Qual a principal obra de Rousseau?
a) Emílio
b) Nova Heloísa
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
13- Qual o primeiro escrito filosofico de Rousseau?
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
13- Qual o primeiro escrito filosofico de Rousseau?
a) Emílio
b) Nova Heloísa
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
14- "O home é a medida de todas as coisas" É uma frase de
a) Voltaire
b) Diderot
c) Protágoras de Abdera
d) Condillac
e) Rousseau
15-
b) Nova Heloísa
c )Contrato Social
d) Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdes entre os homens
e) Discurso sobre as ciências e as artes
14- "O home é a medida de todas as coisas" É uma frase de
a) Voltaire
b) Diderot
c) Protágoras de Abdera
d) Condillac
e) Rousseau
15-
venerdì 1 febbraio 2013
ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS
Aluno: Benedito M. Fagundes
ESTUDOS
AFRO-BRASILEIROS
O
estudo
do
negro
brasileiro
envolve
muitos
temas
a
serem
explorados.
Existe
a
necessidade
de
conceituação
de
colonialismo,
neocolonialismo
e
imperialismo;
precisa-se
destacar
as
Conferências
de
Berlim
e
de
Bandung,
em
1885 e
1955 respectivamente,
importantes
à
história
africana;
os
processos
de
emancipação;
as
diferentes
lutas
pela
independência
etc.
Todos
esses
assuntos
precisam
ser
relacionados
com
suas
reais
conseqüências
para
o
mundo
e
em
especial
para
o
Brasil.
A
principal
etnia
trazida
para
o
Brasil
foi
a
dos
Bantos,
povo
que
durante
o
período
colonial
brasileiro
ocupava
a
maior
parte
do
continente
africano
situado
ao
sul
do
equador,
na
região
onde
hoje
está
localizado
o
Congo,
a
República
Democrática
do
Congo,
Angola
e
Moçambique,
entre
outros.
Assim
que
chegavam
ao
Brasil,
os
africanos
escravizados
eram
logo
submetidos
à
aculturação
portuguesa,
traduzida
principalmente
na
catequese
católica:
eram
batizados
e
recebiam
um
nome
“cristão”,
pelo
qual
seriam
conhecidos
a
partir
daquele
momento.
A
cultura
Afro-brasileira
está
presente
em
toda
a
nossa
trajetória
de
formação
de
nação.
O
Brasil
foi
o
país
que
mais
recebeu
escravos
africanos
e,
após
a
abolição,
a
luta
pelo
reconhecimento
na
sociedade
tem
sido
incessante.
Falar
em
uma
cultura
Afro-brasileira
implica
abordar
as
lutas
sociais,
a
miscigenação,
a
discriminação,
o
sincretismo
e
a
contribuição
cultural
de
um
modo
geral.
O
cuidado
para
não
generalizar
superficialmente
a
cultura
Afro-brasileira
deve
ser
constante.
Os
objetos,
a
língua
e
o
ritmo
musical
são
definidos
como
africanos,
não
através
de
uma
pesquisa
cuidadosa,
que
ainda
é
rara,
e
sim,
muitas
vezes,
por
uma
associação
superficial,
por
semelhança
ou
por
observação.
“Parecer
africano”
ou
“soar
como
africano”
é,
na
verdade,
o
que
torna
algo
“africano”.
Traços
fortes
da
cultura
africana
podem
ser
encontrados
hoje
em
variados
aspectos
da
cultura
brasileira,
como
a
música
popular,
a
religião,
a
culinária,
o
folcloree
as
festividades
populares.
Os
estados
do
Maranhão,
Pernambuco,
Alagoas,
Bahia,
Minas
Gerais,
Espiírito
Santo,
Rio
de
Janeiro,
São
Paulo
e
Rio
Grande
do
Sul
foram
os
mais
influenciados
pela
cultura
de
origem
africana,
tanto
pela
quantidade
de
escravos
recebidos
durante
a
época
do
tráfico
como
pela
migração
interna
dos
escravos
após
o
fim
do
ciclo
da
cana-de-açúcar
na
região
Nordeste.
De
maneira
geral,
tanto
na
época
colonial
como
durante
o
século
XIX
a
matriz
cultural
de
origem
europeia
foi
a
mais
valorizada
no
Brasil,
enquanto
que
as
manifestações
culturais
afro-brasileiras
foram
muitas
vezes
desprezadas,
desestimuladas
e
até
proibidas.
Assim,
as
religiões
afro-brasileiras
e
a
arte
marcial
da
capoeira
foram
frequentemente
perseguidas
pelas
autoridades.
Por
outro
lado,
algumas
manifestações
de
origem
folclórico,
como
as
congadas,
assim
como
expressões
musicais
como
o
lundu,
foram
toleradas
e
até
estimuladas.
A
partir
de
meados
do
século
XX,
as
expressões
culturais
afro-brasileiras
começaram
a
ser
gradualmente
mais
aceitas
e
admiradas
pelas
elites
brasileiras
como
expressões
artísticas
genuinamente
nacionais.
Nem
todas
as
manifestações
culturais
foram
aceitas
ao
mesmo
tempo.
O
samba
foi
uma
das
primeiras
expressões
da
cultura
afro-brasileira
a
ser
admirada
quando
ocupou
posição
de
destaque
na
música
popular,
no
início
do
século
XX.
O
interesse
pela
cultura
afro-brasileira
manifesta-se
pelos
muitos
estudos
nos
campos
da
sociologia,
antropologia,
etnologia,
música
e
linguística,
entre
outros,
centrados
na
expressão
e
evolução
histórica
da
cultura
afro-brasileira.
Os
negros
trazidos
da
África
como
escravos
geralmente
eram
imediatamente
batizados
e
obrigados
a
seguir
o
Catolicismo.
A
conversão
era
apenas
superficial
e
as
religiões
de
origem
africana
conseguiram
permanecer
através
de
prática
secreta
ou
o
sincretismo
com
o
catolicismo.
Algumas
religiões
afro-brasileiras
ainda
mantém
quase
que
totalmente
suas
raízes
africanas,
como
é
o
caso
do
Candomblé
e
do
Xangô
do
Nordeste;
outras
formaram-se
através
do
sincretismo
religioso,
como
o
Batuque,
o
Xambá
e
a
Umbanda.
Em
maior
ou
menor
grau,
as
religiões
afro-brasileiras
mostram
influências
do
Catolicismo
e
da
encataria
europeia,
assim
como
da
pajelança
ameríndia.
O
sincretismo
manifesta-se
igualmente
na
tradição
do
batismo
dos
filhos
e
o
casamento
na
Igreja
Católica,
mesmo
quando
os
fiéis
seguem
abertamente
uma
religião
afro-brasileira.
No
Brasil
colonial
os
negros
e
mulatos,
escravos
ou
forros,
muitas
vezes
associavam-se
em
irmandades
religiosas
católicas.
A
Irmandade
da
Boa
Morte
e
a
Irmandade
de
Nossa
Senhora
do
Rosário
dos
Homens
Pretos
foram
das
mais
importantes,
servindo
também
como
ligação
entre
o
catolicismo
e
as
religiões
afro-brasileiras.
A
própria
prática
do
catolicismo
tradicional
sofreu
influência
africana
no
culto
de
santos
de
origem
africana
como
São
Benedito,
Santo
Elesbão,
Santa
Efigênia
e
Santo
Antônio
de
Noto
(Santo
Antônio
do
Categeró
ou
Santo
Antônio
Etíope);
no
culto
preferencial
de
santos
facilmente
associados
com
os
orixás
africanos
como
São
Cosme
e
Damião,
São
Jorge
(Ogum
no
Rio
de
Janeiro),
Santa
Bárbara
(Iansã);
na
criação
de
novos
santos
populares
como
a
Escrava
Anastácia;
e
em
ladainhas,
rezas
e
festas
religiosas
(como
a
Lavagem
do
Bonfim
onde
as
escadarias
da
Igreja
de
Nosso
Senhor
do
Bonfim
em
Salvador,
Bahia
são
lavadas
com
água
de
cheiro
pelas
filhas-de-santo
do
candomblé).
As
igrejas
pentencostais
do
Brasil,
que
combatem
as
religiões
de
origem
africana,
na
realidade
têm
várias
influências
destas
como
se
nota
em
práticas
como
o
batismo
do
Espírito
Santo
e
crenças
como
a
de
incorporação
de
entidades
espirituais
(vistas
como
maléficas).
Enquanto
o
Catolicismo
nega
a
existência
de
orixás
e
guias,
as
igrejas
pentencostais
acreditam
na
sua
existência,
mas
como
demônios.
O
sincretismo
religioso
existente
na
umbanda
dá-se
devido
a
fatores
histórico-culturais
presentes
na
história
do
Brasil.
Durante
o
período
de
Brasil
Colônia,
os
índios
e
negros
mantidos
com
o
trabalho
escravo
eram
proibidos
de
expressar,
cultuar
ou
fazer
ritos
de
acordo
com
suas
próprias
crenças
religiosas
por
conta
dos
preconceitos
(e
medos)
dos
seus
senhores,
e
tinham
que
fingir
e
“aceitar”
a
imposição
da
religião
Católica,
pois
a
missão
Jesuíta
era
impor
isso
a
eles,
para
que
todas
as
impurezas
de
espírito
fossem
retiradas
dos
“não-civilizados”.
Muitos
deles,
ao
demonstrarem
essa
não-aceitação
ao
catolicismo,
acabavam
sendo
severamente
castigados.
Em
fim,
as
primeiras
décadas
depois
da
abolição
da
escravatura,em
1888, e
a
proclamação
da
República,
em
1889, foram
decisivas
para
o
futuro
da
população
negra
no
Brasil.
Nesse
sentido,
a
medida
foi
o
reconhecimento
legal
de
algo
que
já
existia
de
fato.
O que
significava
ser
livre
para
a
população
afrodescendente
em
diáspora
no
Brasil?
Ter
autodeterminação;
ser
dona
de
seu
próprio
destino.
Para
a
população
negra,
nesse
contexto
deveras
adverso,
ser
cidadão
significava
ter
direitos
iguais
e
não
ser
vista
como
inferior.
Porém,
diante
da
inclusão
marginal
e
das
práticas
de
discriminação
racial
e
tratamento
diferenciado
em
relação
à
população
branca,
a
cidadania
plena
continuava
sendo
um
sonho.
Para
transformá-lo
em
realidade,
um
grupo
das
“pessoas
de
cor”
logo
percebeu
que
era
necessário
unir-se
e
lutar
coletivamente,
por
meio
de
reivindicações
e
projetos,
pela
conquista
de
respeito,
dignidade,
reconhecimento,
empoderamento,
participação
política,
emprego,
educação,
terra,
etc.
Se a
Abolição
não
resolveu
muitas
das
necessidades
sociais,
políticas,
econômicas
e
culturais
do
negro,
ela
lhe
abriu
a
possibilidade
de
organizar-se
em
condições
diferentes
daquelas
da
escravidão,
com
graus
significativamente
diferentes
de
liberdade.
Segundo
as
estatísticas,
a
existência
de
um
preconceito
racial
contra
negros
e
mulatos
foi
constatada.
As
opiniões
variam
grandemente
da
tolerância
relativa
a
intolerância
relativa;
a
liberdade
de
atividades
e,
num
grau
menor,
a
de
comportamento,
são
relativamente
grandes;
as
normas
sociais
são
antes
diretivas
que
compulsórias.
A
igualdade
de
oportunidades
é
largamente
tolerada,
entretanto,
as
ligações
íntimas
com
pessoas
de
cor
não
são
vistas
com
bons
olhos.
Os
mulatos
sofrem
geralmente
menor
discriminação
que
os
negros,
mas
também
são discriminado
O
sistema
de
cotas
raciais
foi
aprovado
no
STF
(Supremo
Tribunal
Federal),
como
sendo
constitucional
no
dia
26 de
abril
deste
ano
corrente,
e
já
em
seguida
a
mídia
se
pronunciou,
como
a
indagação
da
folha
on-line
(06/05/2012): “O
STF
acertou
ao
aprovar
as
cotas
raciais
em
Universidades
Públicas?”.
Trazendo
polêmica
e
mostrando
que
o
assunto
que
acabamos
de
abordar
ainda
é
objeto
de
grandes
trabalhos
acadêmicos.
O
que
na
verdade
concluímos
no
que
foi
discutido
e
com
este
exemplo
é
que
deveria
acontecer
era
uma
grande
comemoração
em
torno
desta
ação
histórica
de
inclusão
social,
e
não
uma
dúvida
preconceituosa.
O
preconceito
racial
impera
de
forma
absurda
no
nosso
país.
Tivemos
avanços
é
claro,
mas
ainda
há
muito
que
se
fazer
para
amenizar
os
efeitos
da
escravidão
em
nosso
país
Referências
Bibliográficas
SOUZA,
Ricardo
Luiz.
Pensamento
social
brasileiro.
Uberlândia:
EDUFU,
2011. Caps
IV
e
V.
RAMOS,
Arthur.
O
negro
brasileiro.
Rio:
Graphia,
2011 (1934). 5ª
ed.
Introdução
e
cap.
IV,
V,
IX,
AZEVEDO,
Thales.
Democracia
racial.Petropolis:
Vozes,
1975. Introdução,
caps
1,2 e
3.
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