giovedì 31 gennaio 2013

prova de filosofia geral 34

01- O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
A) moral.
B) político.
  C) cosmológico.
D) educacional.
E) religioso.

02- Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal.
Deu-se assim, entre eles, o:
A) naturalismo.
  B) relativismo.

C) ceticismo filosófico.
D) cientificismo.
E) racionalismo.

03- A Escola de Atenas, pintura renascentista de Rafael de Sanzio, retrata um dos maiores conflitos filosóficos de todas as épocas. No meio da tela estão Platão, apontando para cima, e Aristóteles, com a mão espalmada para baixo.Aobra indica o conflito entre:
A) o céu e o inferno.
B) o divino e o mundano.
C) o intangível e o tangível.
D) a virtude (no alto) e o vício (no chão).
  E) o conhecimento inteligível e o sensível.

04- Assim como os primeiros padres da Igreja, Santo Agostinho é herdeiro da filosofia de Platão, a qual buscou adaptar à fé cristã. É correto afirmar que para o bispo de Hipona:
A) a razão (logos) inspiradora dos filósofos pagãos não fora a mesma que se revelouemCristo.
  B) a sabedoria perfeita e acabada só se daria através da revelação divina.

C) a fé não deve preceder a razão, embora essa seja inútil sem aquela.
D) a verdade é extrínseca ao homem, que possui uma natureza corrompida.
E) as ideias existem num mundo à parte da mente divina.

05- É o conhecimento confirmado pela prova dos sentidos. Vendo, ouvindo, cheirando, sentindo e provando, formamos nossa concepção do mundo que nos cerca. Portanto, o conhecimento compõe-se de idéias formadas de acordo com os fatos observados ou captados pelos sentidos. (George Kneller)
A concepção acima é do conhecimento:
A. Revelado.
B. Intuitivo.
C. Racional.
   D. Empírico.
E. Autoritário.

06. "Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do arché ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas."
Relacione o filósofo a sua explicação para o "arché", ou seja, a origem e enumere os parênteses.
1. Tales
2. Anaxímenes
3. Anaximandro
4. Heráclito
5. Parmênides
( ) A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido).
( ) Tudo muda, tudo flui. A origem reside num constante "devir".
( ) A origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.
( )A origem é a água.
( )A origem é o ar.
A sequência CORRETA é:
  A. 3, 4, 5, 1, 2.
B. 4, 3, 5, 2, 1.
C. 3, 2, 1, 5, 4.
D. 4, 1, 3, 5, 2.
E. 1, 3, 4, 5, 2.


07-  No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein trata, dentre outros assuntos, da relação entre o mundo e a linguagem.
Assinale a alternativa que reflete essa relação.
a. ( ) Posso afirmar o que o mundo é.
b. ( ) O mundo é a totalidade das coisas, não dos fatos.
c. ( ) Dizer algo do mundo é mostrar algo no mundo.
   d. ( X ) Posso descrever o mundo dentro dos limites da minha linguagem, e esta por sua vez é limitada pelo mundo.
e. ( ) Na linguagem, a significação de uma expressão qualquer sobre o mundo deve repousar na verdade.

08- . Com o _______________ cultural e científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo.
Assinale a opção que preenche a lacuna do texto acima CORRETAMENTE.
A. Iluminismo.
B. Positivismo.
C. Determinismo.
D. Helenismo.
   E. Renascimento. 

09- Para lidar com o tratamento dos valores no pensamento de Nietzsche, o conceito da "morte de Deus" é essencial.
Assinale a alternativa que reflete esse conceito.
a. ( ) A morte de Deus desvaloriza o mundo.
b. ( ) A morte de Deus gera necessariamente o super-homem.
    c. ( X ) A morte de Deus implica a perda das sanções sobrenaturais dos valores.
d. ( ) A morte de Deus exige o retorno a Apolo e a Dionísio.
e. ( ) A morte de Deus impossibilita a superação dos valores hoje aceitos.

10- Sobre o racionalismo cartesiano, é incorreto afirmar:
a. ( ) A verdade deve ser afirmada pela razão.
   b. ( X ) A razão não pode provar a existência de Deus.
c. ( ) É possível duvidar da existência de tudo, menos do sujeito que pensa.
d. ( ) A razão é capaz de fornecer a natureza e as origens do conhecimento.
e. ( ) O costume não é uma fonte adequada para fundamentar o conhecimento.  

11- A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que

A) a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
  B) os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
C) o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo
participativo, cabe a todos na cidade.
D) a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
E) n.d.a.

12 - Pitágoras, filósofo antigo, pertenceu ao período da Filosofia grega denominado período 
(A) pré-socrático ou antropológico. 
(B) helenístico ou greco-romano. 
(C) socrático ou antropológico. 
(D) sistemático. 
   (E) pré-socrático ou cosmológico. 

13-  Leia o texto a seguir. 
O filósofo X afirmava que somente o devir ou a mudança é real. O dia se torna noite, o inverno se torna primavera, esta se torna verão, o úmido seca, o seco umedece, o frio esquenta, o quente esfria, o grande diminui, o pequeno cresce, o doente ganha saúde, a treva se faz luz, esta se transforma naquela, a vida cede lugar à morte, esta dá origem àquela. 
O mundo, dizia o filósofo X, é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo. Nossa experiência sensorial percebe o mundo como se tudo fosse estável e permanente, mas o pensamento sabe que nada permanece, tudo se torna contrário de si mesmo. O logos é a mudança e a contradição. 
(Chauí, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2001) 
O pensador X de que trata o texto é 
(A) Platão. 
(B) Aristóteles. 
(C) Parmênides. 
   (D) Heráclito. 
(E) Sócrates. 

14- O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada 
(A) Empirismo. 
(B) Liberalismo. 
   (C) Racionalismo. 
(D) Existencialismo. 
(E) Estruturalismo. 

15- Uma situação de aprendizagem do Ensino Médio pretende desenvolver no aluno as competências e habilidades relacionadas à reflexão e à práxis da alteridade. Entende-se que, ao compreender o aspecto simbólico do homem, o aluno terá a oportunidade de reforçar seu compromisso de cidadania e respeito à diferença. 
Assinale a alternativa que corresponde ao pensador, autor do livro A filosofia das formas simbólicas, cuja abordagem é adequada ao desenvolvimento dessas competências e habilidades, em conformidade com a Proposta Curricular. 
(A) Aristóteles. 
(B) David Hume. 
(C) Platão. 
(D) Descartes. 
  (E) Ernest Cassirer. 

16- É preciso assumir uma postura de distanciamento ou afastamento diante de seu modo de pensar, agir e sentir. Ela está ligada ao estranhamento. É tentar se colocar no lugar do outro e compreender como ele pensa. Ter essa atitude não significa deixar de ser quem é, mas aceitar o outro na sua diferença. 
O texto apresenta a caracterização de 
   (A) Relativismo Cultural. 
(B) Etnocentrismo. 
(C) Massificação. 
(D) Determinismo. 
(E) Dominação. 

17- Leia as afirmações a seguir. 
I. Tudo tem uma causa. Tudo que foi causado pode causar outras coisas. Deve haver algo que causa as coisas, mas não foi causado por ninguém. Deus é a causa não causada. 
II. Cada ser precisa de algum outro pra existir; este ser é chamado de possível. Mas há um ser que não precisa de ninguém para existir; a ele damos o nome de ser necessário. Esse ser necessário é Deus. 
III. Deus é o ser que nós não conseguimos pensar nada maior; por isso ele não pode ser apenas uma ideia; ele é uma realidade. 
As afirmações, na tentativa de provar racionalmente a existência de Deus, pertencem, respectivamente, aos filósofos 
(A) Platão, Aristóteles e Plotino. 
(B) Aristóteles, Sócrates e São Tomás de Aquino. 
(C) Plotino, Aristóteles e Sócrates. 
   (D) Aristóteles, São Tomás de Aquino e Santo Anselmo. 
(E) Santo Anselmo, Aristóteles e São Tomás de Aquino. 

18 - Assinale a alternativa correta. 
(A) O retorno da Filosofia ao Ensino Médio está relacionado ao significado e aos objetivos sociais e culturais da educação, que percebem a formação como transmissão e aquisição de conteúdos de modo mecânico e inconsciente. 
   (B) A Filosofia no Ensino Médio, quando ultrapassa o nível de transmissão e aquisição de conteúdos, busca entender a educação tendo em vista suas características políticas e existenciais. 
(C) A Filosofia no Ensino Médio reflete, inconscientemente, sobre as representações simbólicas, viabilizando as relações histórico-sociais. 
(D) O Ensino de Filosofia tem como preocupação privilegiada preparar os alunos para o vestibular, já que a disciplina começa a ter mais espaço ao ser uma disciplina exigida nas provas de vestibular. 
(E) O Ensino de Filosofia tem como intenção privilegiada aumentar a autoestima dos alunos, resolvendo conflitos pessoais em sala de aula. 

19- A partir de seus conhecimentos  é correto afirmar que 
   (A) conhecer é ter acesso aos diversos conhecimentos de forma significativa. 
(B) o conhecimento útil corresponde a um saber prático e restrito, à habilidade para desenvolver certas tarefas. 
(C) filosofia é um conjunto sem sentido de opiniões, um sem-número de sistemas desconexos a serem guardados na cabeça do aluno que acabe por desencorajá-lo de ter ideias próprias. 
(D) o objetivo da disciplina Filosofia é o de apenas propiciar ao aluno um enriquecimento intelectual. 
(E) a formação corresponde à oferta e assimilação de certos conhecimentos. 

20- De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, no que tange à caracterização das competências e habilidades da Filosofia, a pergunta que se faz, portanto, é: de que capacidades se está falando quando se trata de ensinar Filosofia no Ensino Médio? 
(A) Capacidade de resolução dos problemas práticos. 
(B) Capacidade que envolva a compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos. 
(C) Capacidade de desenvolver a espiritualidade e o trabalho individual. 
  (D) Criatividade, curiosidade e capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema. 
(E) Disposição para fazer e não aceitar críticas. 


domenica 27 gennaio 2013

Prova de filosofia e cnhecimentos pedagógicos 33


01- Relacione as novas imagens do antopos na segunda coluna, com os pensadores da primeira coluna que a desenvolveram.
1 - Karl Marx.
2 - Soren Kierkegaard.
3 - Singmund Freud.
4 – Paul Ricoeur.
5 - Martin Heidegger.

(  )Homem falível.
(  ) Homem ex-istente.
(  )Homem econômico.
(   )Homem instintivo.
(  ) Homem angustiado.
A sequência correta é
  a) 4, 5,1, 3, 2
b) 5, 2, 3, 1, 4
c) 3, 4, 1, 2, 5
d) 2, 5, 3, 1, 4
e) 1, 2, 3, 4, 5

02- Quais auxílios divinos sem, os quais, a vida ética - na Idade Média - seria impossível?
1. Aos humanos, cabe ignorar a vontade e a lei de Deus, cumprindo somente as leis humanas
2. Considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever
3. Por meio da revelação, somente aos reis e governantes Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo
4. Deve-se obedecer, obrigatoriamente e sem exceção, à lei divina revelada. Segundo Celso Favaretto, o ensino de filosofia deve
I. focar em processos reflexivos que busquem eliminar o acaso, articulando teorias e conceitos filosóficos na busca de alguma inteligibilidade ou significação para a existência.
II. focar unicamente os constructos históricos da filosofia na busca da inteligibilidade.
III. focar em leituras apenas de textos filosóficos como caminho único para o pensamento reflexivo.
IV. fixar-se em discussões e críticas a partir de posições dos alunos durante as aulas.
V. focar no estabelecimento de uma vasta coleção de conceitos, textos e/ou doutrinas.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) IV.
(B) II.
(C) III.
   (D) I.
(E) V.

03- Celso Favaretto afirma: para que os alunos atinjam a inteligibilidade o professor deve propor exercícios
(A) operatórios, no sentido da teoria de Piaget.
(B) cartesianos, no sentido da teoria de Descartes.
(C) tecnicistas, no sentido da teoria de Skinner.
    (D) lúdicos, no sentido da teoria de Vygotsky.

(E) sensoriais, no sentido da teoria de Rousseau.
São corretas apenas os auxílios
A) 1, 3 e 4
B) 1, 2 e 3
C) 2, 3 e 4
D) 3 e 4
   E) 2 e 4 

04-   Escolha a alternativa que represente a indicação das Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais acerca da origem da noção de cidadania, sendo ela resultado de
  (A) Processos de construções filosóficas.
(B) Construções éticas.
(C) Construções democráticas.
(D) Construções morais.
(E) Construções éticas e morais.

05-  ... Com efeito, é somente quando o homem individual real recupera em si o cidadão abstrato e se converte, como homem individual, em ser genérico, em seu trabalho individual e em suas relações individuais; somente quando o homem tenha reconhecido e organizado suas "forças próprias" como forças sociais e quando, portanto, já não separa de si a força social sob a forma de força política, somente então se processa a: ......
(Marx in: Saviani, D. Ética, educação e cidadania. Philos: Revista Brasileira de Filosofia no 1o Grau, Florianópolis, v. 8, n. 15, 2001)
A alternativa que completa de maneira correta a lacuna do texto é
(A) Moral.
(B) Cidadania.
(C) Ética.
   (D) Emancipação humana.

(E) Socialização.

06- A Filosofia Contemporânea, formada a partir do século XIX, apresenta novos objetos a serem discutidos. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde ao período da Filosofia Contemporânea?
   a) Patrística e Escolástica.
b) História e progresso.
c) A cultura.
d) Ciências e técnicas.
e) Ideais políticos revolucionários.

07-  Aristóteles afirma, na Metafísica, que a sabedoria não deve ser apenas a ciência ou o conhecimento das causas, mas o conhecimento das causas primeiras e mais universais. Nesse contexto, a filosofia surge como um retorno à sabedoria devido ao
A) desejo de expressar verdades científicas que expressem o formalismo da razão.
  B) espanto (pathòs) primitivo acerca do qual se especula sobre a natureza (physis).
C) impulso racionalista que obedece às exigências da vida na pólis.
D) conflito entre a perspectiva mítica e a explicação dos fenômenos a partir da própria natureza.
E) N.d.a.

08-  A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que
A) a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
   B) os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
C) o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo participativo, cabe a todos na cidade.
D) a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
E) N.d.a.


09- Em suas obras sobre a questão da técnica, Heidegger
A) propõe uma ecologia humanista, que foque no humano em detrimento ao meramente natural.
B) antecipa a ideia de um desenvolvimento sustentável, propondo que o crescimento econômico da economia de mercado possa se harmonizar com a preservação do meio ambiente.
   C) antecipa aspectos de uma crítica à sociedade tecnológica que deram sustentação à chamada deep ecology (ecologia profunda) nos anos sessenta e setenta.
D) postula que não há como falar filosoficamente sobre a técnica, tendo em vista ser esta um tópico da ciência, que não faz parte do humanismo filosófico defendido pelo próprio Heidegger.
 E) N.d.a.

10- De acordo com o Art. 39 da LDB, a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de
A) educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
B) educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
C) educação profissional técnica de nível médio; educação profissional tecnológica de graduação; formação básica para o trabalho.
    D) educação profissional técnica de nível médio; educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação; formação inicial e continuada ou qualificação profissional. 
 E) N.d.a. 

11-  Resultante da tentativa de superar a Escola Tradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização de conteúdos, surgiu um movimento que teve, de certo modo, como precursores os pedagogos Feltre, Basedow e Pestalozzi, um movimento que defendia a educação ativista, com base na renovação da pesquisa pedagógica, na busca teórica dos fundamentos filosóficos e científicos de uma prática educativa mais eficaz. Havia também o empenho em desenvolver a individualidade, a autonomia, que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo. O movimento descrito diz respeito à:
A) Escola Montessoriana.
  B) Escola Nova.
C) Escola de Frankfurt.
D) Educação Religiosa.
E) Pedagogia da Contrarreforma.

12- Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido.
"Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes". O conceito diz respeito ao período:
A) sensório-motor.
B) pré-operatório.
   C) das operações concretas.
D) das operações formais.
E) da juventude.

13-  As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno.
A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:
A) seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.
B) seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.
  C) não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.
D) seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.
E) seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.

14- O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período - a cosmologia - é definido como um tipo de saber:
A) empírico.
B) dogmático.
   C) especulativo.
D) cosmogônico.
E) metafísico.

15- Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:
A) humanismo e relativismo.
    B) natureza (physis) e justiça (díke).
C) cultura (paidéia) e excelência (areté).
D) opinião (dóxa) e retórica (peithó).
E) convenção (nomos) e cidade política (polis).


16- A tradição agostiniana foi marcada pelo platonismo; e a tradição tomista, pelo aristotelismo. Embora partam de matrizes intelectuais distintas, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino possuem em comum a compreensão de que:
A) o conhecimento não pode ser derivado da apreensão sensível ou da experiência concreta.
B) o homem, depois da queda (Pecado Original), não perdeu a faculdade de fazer o bem, já que é um ser racional e dotado de livre arbítrio.
C) o corpo é o maior obstáculo à atividade da alma, o pensamento.
D) a cidade terrena ou dos homens pode ser perfeita, sem, contudo, chegar ao estado de perfeição da ordem divina.
   E) a razão humana é a expressão imperfeita da razão divina. 

17-  Considerado durante muito tempo uma heresia cristã, possivelmente por sua influência sobre algumas delas, o _____________ foi uma religião que, pela coerência da doutrina e a rigidez das instituições, manteve firme unidade e identidade ao longo de sua história. Sua principal característica é a concepção dualista do mundo como fusão de espírito e matéria, que representam respectivamente o bem e o mal.
A) Utilitarismo
  B) Maniqueísmo
C) Hedonismo
D) Atomismo
E) Epicurismo

18-  _____________ rompeu com o aparato conceitual da escolástica medieval para edificar seu próprio sistema, e por isso é considerado um dos fundadores da filosofia moderna.
   A) René Descartes
B) Platão
C) Aristóteles
D) Demóstenes
E) Kant

19- "Só sei que nada sei." Com essas palavras _____________ reagiu ao pronunciamento do oráculo de Delfos, que o apontara como o mais sábio de todos os homens. O pensador foi o primeiro do grande trio de antigos filósofos gregos, a estabelecer, na Grécia antiga, os fundamentos filosóficos da cultura ocidental.
A) Platão
  B) Sócrates
C) Aristóteles
D) Sêneca
E) Marco Aurelio


20- Assinale abaixo a alternativa referente ao filosofo considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.
A) Karl Marx
   B) Aristóteles
C) Arthur Schopenhauer
D) Friedrich Nietzsche
E) Plotino


21- Com base nos conhecimentos da obra Meditações Metafísicas de René Descartes, é incorreto afirmar:
a) No exercício metódico da dúvida deve-se duvidar até dos princípios científicos.
b) É possível duvidar de estar sonhando.
  c) O fato de pensarmos permite afirmarmos somente como seres pensantes e indivíduos dotados de corpo.
d) A existência do corpo é colocada em dúvida assim como a percepção.
e)  N.d.a.

22- Com base  nos conhecimentos da obra Leviatã de Thomas Hobbes, é correto afirmar:
a) O homem é um animal naturalmente social.
b) A agressividade humana depende de condições materiais.
c) Somente a sociedade humana conhece a guerra e distingue interesse público de interesse privado.
d) O pacto em que se baseia a sociedade humana é natural.
e) O homem é bom.

23- - Sobre os primeiros filósofos Gregos, denominados pré-socráticos, assinale a alternativa correta:
a) O campo de investigação filosófica dos pré-socráticos era o da ética.
b) Os pré-socráticos eram denominados também filósofos químicos ou espaciais.
  c) Os dois principais conceitos fundamentais da filosofia pré-socrática eram a physis e arché.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

24- Genericamente, pode-se dividir a filosofia medieval em dois grandes momentos. Assinale a alternativa que contenha estes momentos:
   a) Patrística e a escolástica.
b) Ceticismo e Estoicismo.
c) Epicurismo e escolástica.
d) Helenística e pitagórica.
e) Iluminismo e estoicismo

25- Assinale qual obra de Aristóteles tem como conceitos centrais a katharsis e a mimesis
a) Ética a Nicômano 
   b) Poética 
c) Metafísica
d) A Constituição de Atenas
e) A Política

 26- ales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber:
a) Aletheia
   b) Physis
c) Cosmos
d) Uno
e) Sóphos


27- Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga?a )
a) Pitágoras
  b) Tales de  Mileto
c)Anaxímedes 
d)Sócrates
e) Xenofonte

28- Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a)

   a) Mito para a Filosofia.
b) Caos ao Cosmos.
c) Teogonia para a Epistéme.
d) Filosofia ao Mito.
e) Physis à Aletheia.  

29- Para Thomas Hobbes e John Locke, a comunidade política era 
A) artifício criado pelos homens através de um contrato.
B) direito natural.

C) mandamento divino.
D) imposição de poder de um único homem sobre os outros.
E) n.d.a.

30- Platão, em A República, sugere que, para o bom governo da cidade, o seu líder deve ser:
a) O magistrado
  b) O filósofo rei
c) O sábio sofista
d) O rei sábio
e) O sacerdote

31-  O homem no estado de natureza em Rousseau é: 
a) Agressivo e anti-social, causando a guerra de todos contra todos
b) Sociável e piedoso, é o bom selvagem
c) Indefeso contra os animais, mas usa as mãos para sobreviver 
   d) Solitário e auto-suficiente 
e) Igual aos animais, semelhante a um orangotango

32- A tradição define a arte como a imitação da natureza. A noção de imitação pode receber um sentido mais depreciativo ou mais valorizado. Platão define uma noção de imitação de maneira mais depreciativa. Essa noção se dá pelo conceito de
a) Aisthesis.
b) Physis.
c) Paideia.
  d) Mimesis.
e) Dike.  

33- (UFU - 2001) - Para Santo Tomás de Aquino, um dos princípios do conhecimento humano era o princípio da causa eficiente. Esse princípio da causa eficiente exigia que o ser contingente 
A) não exigisse causa alguma.
B) fosse causado pelo intelecto humano.
    C) fosse causado pelo ser necessário.
D) fosse causado por acidentes casuais.
E) fosse causado pelo nada.
 

34- O objeto da atividade estética é o belo, assim como o da ética é o bom, o da religião é o sagrado,... O artista, quando faz uma obra de arte, propõe-se, antes de tudo, a dar uma expressão sensível à beleza. Sobre o Telos artístico, compreende-se que ele encerra, na visão cristã, sentidos:
a) Naturalista, moral e mimético
b) Litúrgico, metafísico e naturalista
  c) Pedagógico, litúrgico e catártico
d) Pedagógico, catártico e físico
e) Litúrgico, pedagógico e naturalista  

35- Qual destes filósofos viveu em São Paulo durante um período? 
a) Sartre
b)Frege
c)Foucault
   d)Quine
e)Kripke 

36- "Ele não era imoral (embora seu livro tenha sido proibido pela Igreja), mas colocava a ação política (construída pela soma da virtú e da fortuna) em primeiro plano, como uma área de ação autônoma levando a um rompimento com a moral social. A conduta moral e a ideia de virtude como valor para bem viver na sociedade não poderiam ser limitadores da prática política. O que se deve pensar é que o objetivo maior da política seria manter a estabilidade social e do governo a todo custo, uma vez que o contexto europeu era de guerras e disputas."
O texto acima refere-se a qual filósofo:
A) Jean Bodin;
B) René Descartes;
C) Thomas Hobbes;
   D) Nicolau Maquiavel;
E) James Diderot.


37- Principal obra de Sartre: 
a) Sursis
b)  Náusea
c) A Idade da Razão
   d) O ser e o nada 
e) O existencialismo é um humanismo

38- Colocando o período central da escolástica a figura soberana de Tomás de Aquino, podemos dividir a escolástica em três períodos. Teremos, assim, um período pré-tomista em que persiste a tendência teológica-agostiniana.
Este primeiro período da escolástica vai do começo do século IX (Carlos Magno) até à metade do século XIII (Tomás de Aquino), e pode ser assim dividido:
A. Séculos IX e X.
B. Séculos XI e XII.
C. Século XIII.
1. Scoto Erígena e a questão dos universais.
2. O triunfo do aristotelismo.
3. Místicos e dialéticos.
A relação entre as letras (duração do período da escolástica) e os números (denominações correspondentes) respectivamente CORRETA é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/A - 3/C - 1/B;
  E) 2/C - 3/B - 1/A.  

39- Quem fundou, junto com Sartre, a revista Les Temps Modernes? 
   a)Merleau-Ponty 
b) Karl Jaspers
c) Heidegger
d) Husserl
e)Godard 

40- Leia atentamente os trechos abaixo e associe aos seus autores:
1. "Distinção entre Razão (Verdade) e Observação (opinião)."
2. "O número é a essência do Universo."
3. "A realidade está em movimento, transformandose. As mudanças baseiam-se na harmonia dos contrários: guerra e paz; dia e noite; chuva e seca, etc..."
A. Pitágoras.
B. Eráclito.
C. Parmênides.
A sequência CORRETA da filosofia e de seus respectivos filósofos é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
  C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/B - 3/A - 1/C;
E) 3/C - 2/A - 1/B.  

 


 

giovedì 24 gennaio 2013

Prova de Filosofia Geral 24/01/2013

01- Coloque V para verdadeira e F para falsa nas afirmativas abaixo referentes ao Senso comum, à Ciência e à Filosofia.
( ) A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de sua história, com o intuito de entender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
( ) A palavra "filosofia" na sua estrutura verbal é formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria.
( ) O senso comum é o guia do homem na solução de suas dificuldades diárias. É o discurso com o qual está habituado, orientando-o em seu dia a dia.
( ) O conhecimento filosófico substituiu os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A filosofia se apresenta como uma das formas possíveis de entendimento da realidade desconhecida e enigmática.
( ) A filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas, juízos de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) V, V, V, V, F.
   B) V, V, V, V, V.
C) F, V, F, V, V.
D) F, V, F, F, V.
E) V, V, V, F, F.

02- Qual dos filósofos abaixo, reconhecidamente na tradição, complicou com tantos elementos lendários? A doutrina de sua escola tinha essencialmente um caráter religioso; foi uma associação política além de filosófica. A doutrina fundamental da escola é que a substância das coisas é o número. Estamos falando de
A) Heráclito de Éfeso.
B) Anaxímenes de Mileto.
  D) Pitágoras de Samos. C) Anaximandro de Mileto.
E) Tales de Mileto.
03. Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo?
   A) Zenão de Citium.
B) Epicuro de Samos.
D) Cleanto de Assos.
C) Diógenes de Selêucia.
E) Crisipo de Soli.

04-  Foi o pensador que denunciou o caráter normativo e normalizador das instituições disciplinares que surgiram com a modernidade. Talvez seja mais conhecido por escrever estudos filosóficos históricos, abordando, principalmente, o modo como as noções de verdade têm suas origens em conflitos e em lutas históricas e como essas noções exercem poder sobre instituições. Dos filósofos abaixo relacionados, assinale o único a quem corresponde esse enunciado,
A) Karl Marx.
   B) Michel Foucault.
C) Jacques Derrida.
D) Theodor Adorno.
E) Herbert Marcuse.


05-  A que pensador contemporâneo são atribuídas as teses a seguir:
1ª) O poder é uma estratégia. É compreendido como um exercício que alia saberes e práticas e privilegia as resistências em face de uma tomada revolucionária do poder do Estado. A ideia de um poder maciço global, do qual tudo parte ou ao qual todo retorna, não se sustenta.
2ª). O poder está em toda parte. O poder vem de toda parte - o que não significa que ele englobe tudo.
A) Gilles Deleuze
B) Felix Guattari
C) Jean-François Lyotard
D) Jacques Rancière
   E) Michel Foucault 

06- Segundo o Relatório Belmont de 1978, os princípios éticos básicos que devem ser levados em conta na bioética são: o respeito pelas pessoas, a beneficência e a justiça. Este relatório foi reformulado por Tom Beauchamp e James Childress e, ao publicarem o livro Princípios da ética biomédica, acrescentaram, entre outras coisas, o princípio da não maleficência, desmembrando-o do princípio da beneficência.
Assinale a alternativa que melhor define o princípio da não maleficência aplicado à ética dos profissionais da saúde:
A) Não fazer juízos sobre os pacientes.
B) Curar o paciente.
  C) Se não se pode fazer o bem a um paciente, curando-o, por exemplo, deve-se, ao menos, evitar causar-lhe mal.
D) Fazer o menor mal possível.
E) Se um profissional da saúde não pode fazer o bem ao paciente, deve, ao menos, causar-lhe pequenos danos.


07- "Aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra e pode ser comparado a uma peça fora do jogo. Daí a evidência de que o homem é um animal político mais ainda que as abelhas ou que qualquer outro animal gregário. Como dizemos frequentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter ___________. (...) Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, ___________, bem como de outras noções deste tipo. É a associação dos que têm em comum essas noções que constitui __________ e o Estado".

  A) Linguagem - do justo e do injusto - a família;
B) Família - do bom e do ruim - a comunidade;
C) Sociedade - do útil e do inútil - a sociedade;
D) Simbologia - do certo e do errado - a nação;
E) Cultura - da virtude e do malefício - o território;


08- Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade?
A( ) Pela experiência empírica.
B( ) Pelo diálogo ecumênico.
    C(x) Pela iluminação interior.
D( ) Pela ação do Demiurgo.
E( ) Pela dedução transcendental das categorias. 


09- Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE, as lacunas abaixo:
Segundo ______________, o contrato social que possibilitou a saída do homem do estado de natureza não é legítimo, mas uma burla na qual os homens jamais deveriam ter consentido, pois os pobres, que teriam a perder apenas a liberdade, concederam o único bem que possuíam, sem ganhar nada em troca. Ele rejeita a tese de __________, segundo a qual o contrato põe fim ao estado de guerra e garante a segurança, e também a tese de ____________, segundo a qual o contrato social garantiria o usufruto da propriedade privada.
a) Hobbes - Rousseau - Locke
b) Locke - Hobbes - Rousseau
c) Rousseau - Locke - Hegel
   d) Rousseau - Hobbes - Locke
e) Marx - Hobbes - Locke

10. Filósofo contemporâneo de Tales de Mileto, para o qual o princípio da Physis é o apeíron, cujo constante movimento origina uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor - os quais constituem o mundo. Essa descrição refere-se a:
a) Anaxímenes.
b) Pitágoras.
c) Parmênides.
   d) Anaximandro.
e) Anaxágoras.

11- Qual o cárater da obra de arte segundo a ideologia da indústria cultural?
     (A) Mercadoria
(B) Capital
(C) Objeto sensível
(D) Instrumento de conhecimento
(E) Objeto de contemplação


12- Qual é a função da prova acerca da existência de Deus na terceira meditação de Descartes?
(A) Fundamentar a fé cristã na razão.
(B) Fundamentar a moral humana na perfeição divina.
(C) Garantir a possibilidade da dúvida hiperbólica.
    (D) Garantir a correspondência entre as ideias claras e distintas e a coisa extensa.
(E) Garantir a possibilidade extrema da dúvida.


13- A oposição que se faz entre "Bom e Ruim" corresponde a qual noção da genealogia de Nietzsche?
(A) "Moral escrava"
   (B) "Moral nobre"
(C) "Má consciência"
(D) "Ideal ascético"
(E) "Valoração reativa"


14- Da mesma forma que a rede das relações de poder acaba formando um tecido espesso que atravessa os aparelhos e as instituições, sem se localizar exatamente neles, também a pulverização dos pontos de resistência atravessa as estratificações sociais e as unidades individuais. E é certamente a codificação estratégica desses pontos de resistência que torna possível uma revolução, um pouco à maneira do Estado que repousa sobre a integração institucional das relações de poder. É nesse campo das correlações de força que se deve tentar analisar os mecanismos de poder.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, v.1, 1988, p.107.
Foucault analisa o poder, considerando-o como uma rede de relações e correlações de força, de tal modo que, ao considerar o Estado e a Lei, irá deixar de lado noções importantes ao pensamento político moderno, como
   (A) Soberania e Contrato
(B) Soberania e Modernidade
(C) Liberdade e Moralidade
(D) Biopoder e Moralidade
(E) Liberdade e Destinação

15- Como é denominada a corrente de pensamento que marcou o início da Filosofia Cristã?
(A) Parrésia
(B) Escolástica
(C) Idade das Trevas
(D) Ecumenismo
   (E) Patrística  

16- Qual é o domínio da filosofia que investiga prioritariamente o ser tal como ele é nele mesmo?
(A) Gnosiologia
   (B) Ontologia

(C) Criticismo
(D) Lógica
(E) Ética

17- O que está sendo representado pelo "Sol" na Alegoria da Caverna de Platão?
(A) A realidade sempre em fluxo
(B) A razão humana
(C) A existência do mundo sublunar
(D) A luz natural
   (E) A Ideia de Bem 

18-  Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga?
a) Pitágoras
    b) Tales de Mileto 
c) Anaxímedes
d) Sócrates
e) Xenofonte

19- O homem é a medida de todas as coisas é uma frase de :
a)  Melisso
b)  Górgias
c) Sócrates
d) Protágoras
e) Xenofonte
 
20-  Qual é o problema fundamental da razão pura, no entender de Kant?
a)  A fundamentação metafísica dos costumes
b) A validação da metafísica como uma ciência
c)A validação universal do juízo moral
       d) Se é possível ou não o juízo sintético a priori
e) Buscar uma alternativa para as antinomias da razão

21- Que dispusta é associada com os pensadores Leibniz e Newton?

   a) A disputa pelo reconhecimento da precedência do desenvolvimento do cálculo infinitesimal.
b) O sistema físico de Newton que entrava em conflito com a Teodicéia de Leibniz, de 1710, o que movimentou a comunidade científica da época
c) O fato de Leibniz ter sido um agente do governo alemão que obrigou Newton a se exilar no início do século XVIII
d) A negociação da mão de Charlotte Felicitas. filha de Johann Friedrich.
 e) N.d.a.

22-  Principal obra de Sartre:

a) Sursis
b) A Náusea
c) A Idade da Razão
    d) O ser e o nada
e) O existencialismo é um humanismo

23-  (UFU - 1998) - A luta de classes para Marx, até hoje, tem sido a história dos homens. Podemos afirmar que o materialismo histórico, para ele, é dialético, porque


A) é a consciência dos homens que determina o mundo material.
B) a base do conhecimento histórico é a arte do diálogo que permite a compreensão da História.
C) o processo histórico é linear e contínuo.
  D) o processo histórico é movido por contradições sociais.
E) a base do mundo material é a superestrutura jurídica e política.


24- Qual é o primeiro escrito filosófico de Nietzsche?


a) A Gaia Ciência
   b) O nascimento da tragédia no espírito da música
c) A filosofia na época trágica dos gregos
d) Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral
e) Para além de bem e mal

25- Quem foi Protágoras?


a) Um discípulo de Sócrates
b) Um discípulo de Platão
    c) Um sofista
d) Um membro da Academia
e) Um filósofo Pré-Socrático


26-  Em Platão, a reflexão sobre a arte insere-se no contexto do conhecimento e da realidade. Tal fato significa que a arte: (UFMA 2003)


A) afeta o comportamento dos homens através da imaginação.
B) permite contemplar, pela fruição, o belo-em-si
C) reflete a perfeição das idéias.
D) é, como poíesis, criação do mundo sensível
    E) é inferior, porque é imitação dos objetos sensíveis.


27- (UFU - 2000) - Sobre a alegoria da caverna de Platão pode-se afirmar que


A) o filósofo deve ter uma vida exclusivamente contemplativa.
   B) a educação do filósofo visa também à atividade política.
C) os sentidos são fundamentais para o conhecimento.
D) qualquer um pode encontrar em si mesmo, pela intuição, a luz para o conhecimento.

E) N.d.a.

28- De que morreu Leibniz?


a) Tuberculose
   b) Gota
c) Peste Negra
d ) Assassinado
e) Acidentado


29-  Aonde morreu Erasmo?


a) Cambrai
b) Guda
   c) Basiléia
d )Paris
e) Rotterdã


30-  Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: (UFU 2002)


A) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando leis e normas necessárias para os indivíduos.
B) circunstâncias que nos determinam e nos impedem de fazer escolhas de outro modo.
C) conformação às situações que encontramos no mundo e que nos determinam.
    D) escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. “Estamos condenados à liberdade”, segundo o autor.

E) N.d.a.

31- A arte imita a natureza. 
(Aristóteles) 
A citação acima refere-se ao princípio da 
(A) Sturm und Drang. 
  (B) mímesis. 
(C) formatividade. 
(D) arte como objeto imaginário. 
(E) arte como analogon da razão. 

32- (A) a instituição parlamentar. 
(B) a vontade geral da aristocracia. 
(C) o poder executivo. 
   (D) o povo, entendido como vontade geral. 
(E) o rei, por direito divino. 

33- O dever, longe de ser uma imposição externa feita à nossa vontade e nossa consciência, é a expressão de nossa liberdade, isto é, da presença da lei moral em nós (...). Obedecer ao dever é obedecer a si mesmo como ser racional que dá a si mesmo a lei moral. 
A concepção de liberdade e dever descrita acima refere-se à filosofia moral de 
(A) Sade. 
(B) Foucault. 
   (C) Kant. 
(D) Nietzsche. 
(E) Sartre. 

34- O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente: 
A) moral. 
B) político. 
  C) cosmológico. 
D) educacional. 
E) religioso. 

35- Em relação às Escolas Helenísticas e Imperiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 – Cinismo.
2 – Epicurismo.
3 – Estoicismo.
4 – Ceticismo.

( ) Fundada por Zenão de Citium, ensinava em Atenas na Stoa Poikilê. Entre seus representantes na Roma Imperial, destacaram-se Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio.
( ) Desenvolveu uma argumentação para mostrar que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar, assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
( ) Devedora da cosmologia desenvolvida por Demócrito de Abdera, construiu uma física materialista e explicou que o Universo é formado por átomos e pelo vazio. Em Atenas, tinha sua Escola no local chamado Jardim. Lucrécio foi seu grande representante em Roma.
( ) Seus membros menosprezaram as regras sociais, não se preocupando com normas de condutas. Destacaram-se como alguns de seus maiores representantes, Diógenes de Sínope e Hipárquia
A sequência correta é
a) 1, 2, 3, 4.
b) 3, 1, 4, 2.
  c) 3, 4, 2, 1.
d) 3, 2, 1, 4.
e) 2,1,3,4

36- A Escola Jônica de Mileto construiu uma razão, impulsionando o
pensamento grego. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, entre outros,
contribuíram para o nascimento da filosofia. Sobre Anaximandro, é
correto afirmar que
a) sua obra forneceu os registros necessários para se compreender a amplitude da revolução intelectual realizada pela Escola de Mileto.
   b) procurou conhecer a realidade do Cosmos e, apesar de intuir o apeíron, concordou com Tales, seu mestre, que a água é o fundamento de todas as coisas.
c) refutou o conhecimento geométrico e astronômico dos mesopotâmicos, utilizando para a formulação de suas ideias, a especulação racional.
d) ajudou a reformular o espaço da polis, ao redefinir o sentido político da mesma, a partir do culto às divindades urbanas e não às agrárias.
e) N.d.a.

37- Os Sofistas foram acusados por Platão e por Aristóteles de serem
comerciantes do saber, mas hoje se reconhece suas contribuições
em diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, para a
retórica. É correto afirmar que os Sofistas
   a) eram em grande parte estrangeiros e desenvolveram a educação em ambiente artificial, tendo em vista o êxito do educando na política.
b) advindos em grande parte das colônias chegam a Atenas, ajudando Sócrates a reformar o regime democrático da polis.
c) fundamentaram o conhecimento pela razão, aprimorando pelo discurso, o pensamento pitagórico.
d) após enriquecerem passaram a ministrar aulas gratuitas, modificando todo o sistema de ensino da Grécia Antiga.
e) N.d.a.

38- São considerados Sofistas:
a) Parmênides, Górgias, Crátes e Cícero.
b) Xenofonte, Péricles, Heródoto e Crátes.
  c) Antifonte, Górgias, Protágoras e Pródico.
d) Empédocles, Protágoras, Antifonte e Pitágoras.
e) N.d.a.

39- Assinale a alternativa que apresenta somente pensadores da filosofia
contemporânea, considerados estudiosos da linguagem.
a) Chomsky, Apel, Agostinho, Russell e Hegel.
b) Rorty, Wittgenstein, Frege, Carnap e Plartão.
c) Schelling, Foucault, Derrida, Heidegger e Maquiavel.
d) Carnap, Herder, Condillac, Habermas e Roger bacon.
  e)  Habermas, Sartre, Foucault e Popper.

40- Abaixo tem-se uma relação entre pensadores considerados
fenomenólogos e algumas de suas obras. Marque a alternativa cuja
relação entre pensador e obra está INCORRETA.

a) Maurice Merleau-Ponty – O Olho e o Espírito.
b) Max Scheler – Da reviravolta dos valores.
c) Jean Paul Sartre – O ser e o nada.
d) Martin Heidegger – Carta sobre o humanismo.
   e) Roger Bacon - O Principe.