giovedì 30 agosto 2012

O ensino de filosofia no ensino médio. Linkes de filosofia

Linkes de filosofia

Outros
 

 

O  ensino de filosofia no ensino médio

“Um  professor de filosofia é aquele que, acima de tudo, consegue construir um espaço de problematização compartilhado com seus alunos.” (Cerletti, 2003, p. 62)
Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, a Filosofia  foi aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio.
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina da educação básica. Portanto, é necessário ter em mente, a importância, de fazer com que os alunos não fiquem presos  aos livros didáticos. Reconhecemos, sim, a importância do material didático. Mas filosofia não é ocupação, é ócio, é tempo livre para pensar, questionar, refletir, criticar, etc. Com isso estaremos formando cidadãos críticos e  capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir futuramente.
O ensino de filosofia  na escola deve ser produção filosófica como o fazem os filósofos, ou seja, não existe filosofia sem filosofo. Portanto  o professor de filosofia deve ser filósofo. E por quê? Pois a resposta vem com exemplos: O professor de biologia deve ser biólogo; O de matemática deve ser matemático; etc. Existem muitos profissionais fazendo bico na educação, o que desqualifica a disciplina. Especificando melhor, na educação publica o professor dá aula de qualquer coisa. E  depois querem colocar a culpa na filosofia. Muitos alunos terminam a educação básica sem saber escrever, o que deveria aprender nos primeiros dias de aula. É o descaso, falta de interesse com a educação. Os burocratas só querem achar um culpado, ou culpada, o professor, a filosofia...
A filosofia, essa mesma que queremos ensinar na escola hoje, sempre esteve presente na nossa história. No entanto, não a praticamos  no nosso  cotidiano. “Ensinar filosofia é antes de mais nada ensinar uma atitude em face da realidade, diante das coisas, e o professor de filosofia tem que ser, a todo momento, conseqüente com esta maneira de orientar o pensamento.” (Cerletti, 2003, p. 62)

Referências bibliográficas
GALLO, S.; KOHAN, W. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes,
2000.

mercoledì 15 agosto 2012

Concurso Professor 2012 - Paraná - Questionário

 Questionário

Consulta Pública sobre Editais de Concurso

Concurso, professor, 2012



Prova de Conhecimentos, aferidos por meio de aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) , de caráter eliminatório e sacrificatório;

Prova de títulos, de caráter exclusivamente sacrificatório;

Exames Médicos Admissionais

Estas são as etapas aceitáveis. Lembrando que os professores já estão em sala de aula trabalhando através de contrato precário, aguardando esta valorização.

Certificado de curso de Especialização tem que valer pelo menos 05 (cinco) pontos cada, sendo aceito pelo menos três, totalizando quinze (15) ponto  ;

Experiência profissional, devidamente comprovada, em magistério nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e/ou Superior, particular ou público: Tem que valer pelo menos 02 (dois) pontos por ano e contado pelo menos os 10 (dez) últimos anos.

O profissional pós graduado e com uma vasta experiência tem que ser valorizado. Isto é muito melhor que qualquer prova didática.


"Sendo 40 questões objetivas (cada questão 0,50 pontos) e 05 (cinco) questões dissertativas (cada questão 02 pontos)".
Isto é desproporcional. 40 questões objetivas é o suficiente para avaliar o conhecimento do professor. Temos que pensar na valorização. O professor já está em sala de aula trabalhando como pss. Francamente, isto é um massacre.
A prova de títulos é mais importante e deve valer maior nota:
- Tempo de serviço;
- Pós-graduação e
- outro cursos de aperfeiçoamento.

"Para a obtenção do resultado do concurso, serão considerados aprovados os candidatos que tiverem obtido no mínimo 50% de acertos do total das questões da prova objetiva". O correto é isto.

Mínimo 50% de acertos do total das questões da prova objetiva" é o correto



Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento
devem ser valorizado no concurso, ou seja, é importante que tenha o
maior peso.

Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento
devem ser valorizado no concurso, ou seja, é importante que tenha o
maior peso.

Prova didática e psicológica em carater eliminatório, para quem já está no exercício da função não é interessante.


O professor deve ser valorizado em sua experiencia e aperfeiçoamento
profissional, não é apenas uma aula pratica que vai dizer se o
professor é bom ou ruim.

O professor deve ser valorizado em sua experiencia e aperfeiçoamento
profissional.
O concurso não pode ser visto como um castigo.



 Não é apenas uma aula pratica que vai dizer se o professor é bom ou ruim.
É a prática diaria que prova alguma coisa.

 Não é apenas uma aula pratica que vai dizer se o professor é bom ou ruim.
É a prática diaria que prova alguma coisa.
Os professores já estão na rede trabalhando com contrato precário.

Os professores já estão na rede trabalhando com contrato precário. Esperamos uma valorização e não um castigo por este tempo de dedicação.



60% da nota deve atribuída a prova de títulos:
Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento.

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=251

japonesa25


O professor deve ser valorizado em sua experiencia e aperfeiçoamento
profissional, ou seja,  60% da nota deve atribuída a prova de títulos:
Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento.

Na parte eliminatória. Cinquenta (50%) por cento é o suficiente para
que o professor seja aprovado. A prova deve ser de  Múltipla escolha
(marcar X).

O salário do professor deve ser melhorado. Profissionais bem
remunerado desempenham melhor suas funções.

Uma aula prática é muito tendenciosa. Não prova nada.Mesmo porque, o
professor estará dando uma aula para outros professores.
A prova de títulos é mais importante:
- Tempo de serviço;
- Pós-graduação e
- outro cursos de aperfeiçoamento.

A prova deve ser de  Múltipla escolha
(marcar X).

Não concordo com a aula pratica. É só uma maneira de expor o professor.

A prova de títulos é a mais importante:
Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento.


A prova de títulos é a mais importante:
Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento,
devem ser muito valorizado.
-Professor bem remunerado
-33% de hora tividade
Temos que pensar grande.Aula prática é como uma avaliação subjetiva, o
professor não gostou dá zero, pode ser discriminatoria. Vais reprovar
negros, homossexuais, cabeludos, barbudos, pessoas feias, com mais
idade,etc

O professor deve ser avaliado:
-Em sua experiencia
-aperfeiçoamento profissional.
A prova deve ser de  Múltipla escolha
(marcar X).
Se o professor é:
- Graduado;
- Pós graduado;
- Já está trabalhando como professor vários anos; etc.
O que mais tem que provar? Se trata de um bom profissional.

60% da nota deve atribuída a prova de títulos:
Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento.
Na parte eliminatória:
- 40% por cento é o suficiente para
que o professor seja aprovado.
- A prova deve ser de  Múltipla escolha
(marcar X).
Não é necessário:
- Prova discursiva;
- Prova prática;
- testes psicotécnicos, etc.
Os professores são formados,  tem curso superior e experiencia, já
estão em sala de aula como pss ou já tem um padrão.

Não é necessário:
- Prova discursiva;
- Prova prática;
- testes psicotécnicos, etc.
O que importa é a experiência profissional e a formação academica.
Além disso, o professor tem que ser melhor remunerado.

Os professores são formados,  tem curso superior e experiencia, já
estão em sala de aula como pss ou já tem um padrão.
O que mais que o professor tem que provar?

Os professores já estão em sala de aula como pss ou já tem um padrão.
Ou seja, não presisam provar mais nada.

Os professores já estão contratados como PSS.Já provaram que são
capazes. Está faltando apenas o reconhecimento. Ou seja, a efetivação
por meio do concurso e melhorias slariais.

O professor deve ser valorizado em sua experiencia e aperfeiçoamento
profissional.
Para que prova prática,  discursiva e testes psicotécnicos  se já
estão atuado. Ou seja já são professores e estão ministrando aulas faz
anos. Que tal valorizar a experiencia e aperfeiçoamento
profissional: Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento.

Que tal valorizar a experiencia e aperfeiçoamento
profissional: Tempo de serviço; Pós-graduação e outro cursos de aperfeiçoamento.