martedì 10 gennaio 2012

FILOSOFIA

FILOSOFIA Fonte Rousseau: Democlacia; Educação; Propriedade

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Filósofo é aquele que pratica filosofia.
Ética Aplicada: Bioética, Ética ambiental e ética dos negócios.

OBS: Os conteúdos deste blog é público (pode usar).

Pré-socráticos

  • Tales de Mileto (625 a.C. - 545 a.C.): Foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. É apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas.

  • Anaximandro de Mileto (609/610 a.C. - c. 546 a.C.)
  • Anaxímenes de Mileto (585-528 a.C.)
  • Pitágoras (571/570 a.C. - 497/496 a.C.)
  • Xenófanes de Cólofon (aprox. 570 a.C. - 460 a.C.)
  • Heráclito de Éfeso (aprox. 540 a.C. - 470 a.C.)
  • Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)
  • Anaxágoras de Clazômenas (c. 500 a.C. - 428 a.C.)
  • Leucipo de Mileto (cerca de 500 a.C.)
  • Diógenes de Apolônia (viveu século V a.C.)
  • Filolau de Crotona (século V a.C.)
  • Zenão de Eléia (cerca de 495 a.C. - 430 a.C.)
  • Empédocles (483 a.C. — 430 a.C.)

  • Protágoras de Abdera (480 a.C. - 410 a.C.): "O homem é a medida de todas as coisas." Por conta desta frase foi expulso de Atenas e seus livros foram queimados em praça publica.

  • Górgias de Leontini (480 a.C. - 375 a.C.)
  • Melisso de Samos (cerca de 470 a.C.)
  • Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.)
  • Arquitas de Tarento (428 a.C. - 347 a.C.)

Sócrates 470a.C.-399a.C.

Platão 428 a 347 a.C.: O sol é o supremo bem, a ideia de luz.

Aristóteles 384a.C-322 a.C.

Helênicos

  • Euclides 360a.C.-295a.C.
  • Pirro de Elis 360a.C-275a.C.
  • Epicuro 341a.C-270a.C
  • Aristarco de Samos 310a.C(c.)-230a.C
  • Arquimedes 287a.C-212 a.C.
  • Eratóstenes 276a.C-194a.C
  • Plotino 205-270
  • Epiteto 55-135
  • Ptolomeu 100(c.)-178(c.)

Romanos

  • Cícero 106a.C-43 a.C.
  • Sêneca 4a.C(c.)-65
  • Marco Aurélio 121-180
  • Boécio 480-524d.c

Medievais


  • Agostinho de Hipona 354-430
  • João Filopono 490-580

  • Santo Anselmo 1033-1109: Agostiniano. Filósofo realista (italiano). Ficou conhecido por sua prova da existência de “Deus”. Nascido Anselmo de Aosta. Foi Arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109.

  • Pedro Abelardo 1033-1109: (Eloiza) Teólogo, (filósofo francês). Com o nominalismo se tornou o maior antagonita a Igreja católica.

  • Avicena (980 – 1037). Discípulo de “Aristóteles” e do neoplatonismo . Seus trabalhos despertaram interesse por Aristóteles na Europa do séc.XIII.

  • Averróis 1126-1198: Filósofo da Espanha islâmica. Principal comentador de Aristóteles. Considerava a religião uma alegoria para o homem. A filosofia era o caminho para a verdade.

  • Maimônides (1135 – 1204). Judeu, estudioso de Aristóteles. Tentou conciliar o ensinamento “aristotélico com o bíblico”.
  • Robert Grosseteste 1168-1253
  • Alberto Magno 1200(c.)-1280
  • Roger Bacon 1214-1294

  • Tomas de Aquino 1225-1274: Filósofo escolástico italiano. Estabeleceu um paralelo entre Aristóteles e a Escritura, tendo com base a fé e a razão como concordantes. O tomismo é sua doutrina filosófica.

  • Raimundo Lúlio 1232-1315
  • Duns Scot 1265-1308
  • William de Ockham 1285-1350

Renascentistas


  • Nicolau de Cusa 1401-1464
  • Erasmo 1469(c.)-1536
  • Maquiavel 1469-1527
  • Thomas More 1478-1535
  • François Rabelais 1483-1553*
  • Paracelso 1493-1541
  • Michel Eyguem de Montaigne 1533-1592
  • Giordano Bruno 1548-1600
  • Francis Bacon 1561-1626
  • Gallileu Gallilei 1564-1642
  • Tommaso Campanella 1568-1639
  • Isaac Newton 1643-1727
  • Giambattista Vico 1668-1744

Modernos


  • Hobbes, Thomas (1588-1679)
  • Descartes, René (1596-1650)
  • Pascal, Blaise (1623-1662)
  • Spinoza, Baruch de (1632-1677)
  • Locke, John (1632-1704)
  • Malebranche, Nicolas (1638-1715)
  • Leibniz, Gottfried (1646-1716)
  • Vico, Giambattista (1668-1744)
  • Berkeley, George (1685-1753)
  • Montesquieu (1689-1755)
  • Voltaire (1694-1778)
  • Reid, Thomas (1710-1796)
  • Hume, David (1711-1776)
  • Rousseau, Jean-Jacques (1712-1778)
  • Kant, Immanuel (1724-1804)
  • Beccaria, Cesare (1738-1794)
  • Stewart, Dugald (1753-1828)
  • Schiller, Friedrich (1759-1805)

Contemporâneos


  • Fichte, Johann Gottlieb (1762-1814)
  • Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (1770-1831)
  • Mill, James (1773-1836)
  • Schelling, Friedrich (1775-1854)
  • Schopenhauer, Arthur (1788-1860)
  • Comte, Auguste (1798-1857)
  • Feuerbach, Ludwig (1804-1872)
  • Mill, John Stuart (1806-1873)
  • Proudhon, Pierre-Joseph (1809-1865)
  • Kierkegaard, Søren (1813-1855)
  • Bakunin, Mikhail Aleksandrovitch (1814-1876)
  • Marx, Karl (1818-1883)
  • James, William (1842-1910)
  • Nietzsche, Friedrich (1844-1900)
  • Frege, Gottlob (1848-1925)
  • Husserl, Edmund (1859-1938)
  • Bergson, Henri (1859-1941)
  • Dewey, John (1859-1952)
  • Whitehead, Alfred North (1861-1947)
  • Russell, Bertrand (1872-1970)
  • Moore, George Edward (1873-1958)
  • Scheler, Max (1874-1928)
  • Schweitzer, Albert (1875-1965)
  • Korzybski, Alfred (1879-1950)
  • Maritain, Jacques (1882-1973)
  • Hartmann, Nicolai (1882-1950)
  • Jaspers, Karl (1883-1969)
  • Gasset, José (1883-1955)
  • LouisLavelle, Louis(1883-1951)
  • Bachelard, Gaston (1884-1962)
  • Lukács, Georg (1885-1971)
  • Korsch, Karl (1886-1961)
  • Ubaldi, Pietro (1886-1972)
  • Rosenstock-Huessy, Eugen (1888-1973)
  • Wittgenstein, Ludwig (1889-1951)
  • Heidegger, Martin (1889-1976)
  • Marcuse, Herbert (1889-1979)
  • Carnap, Rudolf (1891-1970)
  • Zubiri, Xavier (1898-1983)
  • Ryle, Gilbert (1900-1976)
  • Voegelin, Eric (1901-1985)
  • Dionísio, Sant'Anna (1902-1991)
  • Popper, Karl (1902-1994)
  • Adler, Mortimer (1902-2001)
  • Lonergan, Bernard (1904-1984)
  • Marinho, José (1904-1975)
  • Ribeiro, Álvaro (1905-1980)
  • Sartre, Jean-Paul (1905-1980)
  • Rand, Ayn (1905-1982)
  • Silva, Agostinho (1906-1994)
  • Santos, Delfim (1907-1966)
  • Ferreira dos Santos, Mário (1907-1968)
  • Quine, Willard Van Orman (1908-2000)
  • Bobbio, Norberto (1909-2004)
  • Reale, Miguel (1910-2006)
  • Austin, John (1911-1960)
  • Camus, Albert (1913-1960)
  • Ricoeur, Paul (1913-2005)
  • Silva, Vicente Ferreira da (1916-1963)
  • Wright, Georg Henrik von (1916-2003)
  • Goodman, Nelson (1918-1998)
  • Bunge, Mário (1919)
  • Strawson, Peter Frederick (1919-2006)
  • Kuhn, Thomas (1922-1996)
  • Castoriadis, Cornelius (1922-1997)
  • Fougeyrollas, Pierre (1923-2008)
  • Feyerabend, Paul (1924-1994)
  • Deleuze, Gilles (1925-1995)
  • Gellner, Ernest (1925-1995)
  • Foucault, Michel (1926-1984)
  • Cavell, Stanley (1926)
  • Putnam, Hilary (1926)
  • Soveral, Eduardo Abranches de (1927-2003)
  • Baudrillard, Jean (1929-2007)
  • Habermas, Jürgen (1929)
  • Guattari, Félix (1930-1992)
  • Serres, Michel (1930)
  • Rorty, Richard (1931-2007)
  • Dussel, Enrique (1934)
  • Dennett, Daniel (1942)
  • Agamben, Giorgio (1942)
  • Burge, Tyler (1946)
  • Carvalho, Olavo de (1947)
  • Wilber, Ken (1949)
  • Zizek, Slavoj (1949)
  • Lévy, Pierre (1956)
  • Tye, Michael (1960)
  • Quadros, António (1923-1993)


30. Na obra Ética a Nicômaco, Aristóteles apresenta
seus argumentos a respeito da conquista do sumo
bem associado à ideia de felicidade. Partindo dessa
tese aristotélica, avalie as assertivas abaixo:

I.A felicidade é um bem sempre procurado de
forma secundária, em relação aos bens
fundamentais da vida: a saúde, a honra e os
prazeres.
II. A felicidade é algo absoluto e autossuficiente, podendo ser considerada a finalidade de todas as ações humanas.
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas a assertiva II.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva III.

31. Em Vigiar e Punir, o filósofo Michel Foucault
apresenta a sua tese a respeito do panopticismo.
Dado esse conceito, afirma-se:

I.Trata-se de um mecanismo de poder que faz
funcionar dispositivos disciplinares distribuídos de
forma relacional.
II. Esse mecanismo pretende induzir no detento um
estado consciente e permanente de visibilidade
que assegura o funcionamento automático do
poder.
III. Trata-se de uma máquina de dissociar o par ver
ser visto: no anel periférico, se é totalmente visto,
sem nunca ver; na torre central, vê-se tudo, sem
nunca ser visto.
IV. Trata-se de um sistema centrado numa única pessoa, que detém o poder. Este, por sua vez, é mantido sob uma aparelhagem cujos mecanismos internos são produzidos no íntimo de quem vigia.

Está(ão) CORRETA(S):
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas a assertiva IV.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva III.

32. Jean-Jacques Rousseau é autor de uma das obras
mais relevantes do pensamento moderno: Discurso
sobre a origem e os fundamentos da
desigualdade entre os homens.
Considere as assertivas a seguir, que dizem respeito
aos objetivos dessa obra:

I. Nela o autor apresenta a sua tese de que a
desigualdade social tem legitimidade natural.
II. Nela o autor pretende assinalar que, no
progresso das coisas, o momento em que,
sucedendo o direito à violência, submeteu-se a
natureza à lei.

III. Nela o autor examina os fundamentos da
sociedade mostrando que o Estado é uma força
moral que melhora o ser humano, que por
natureza é mau.
IV. Nela o autor mostra como o homem troca a
insegurança do estado natural pela felicidade e a
tranquilidade do estado social.
Está(ão) CORRETA(S):
A)
B)
C)
D)
E)
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva II.
Apenas a assertiva III.

34. A partir da leitura do excerto “Também os chineses,
os indus e os árabes construíram suas histórias
mundiais, por sinal com o mesmo caráter parcial (de
certa forma todas as histórias são parciais)”, é
possível concluir:

A) Os relatos históricos são imparciais.
B) Todo o relato histórico é baseado em fatos
verídicos.
C) Os chineses, os indus e os árabes construíram
suas histórias de forma imparcial.
D) A Europa ocidental construiu sua história de
forma neutra.
E) As histórias tendem a ser parciais.

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